Os erros de administração mais comuns entre os empresários

Escrito por humanos

Existem algumas falhas bem comuns na administração de um negócio que empresários acabam cometendo, principalmente nos primeiros anos da empresa. Quando esses erros não são reconhecidos e evitados, existe um grande risco de que, depois de algum tempo, a empresa acabe encerrando suas atividades. O texto irá listar alguns dos maiores erros que empresários cometem e como evitá-los.

Falta de planejamento

Deixar de fazer um planejamento estratégico da empresa é o primeiro grande erro de gestão. Porque não saber o futuro do seu empreendimento afeta todas as áreas da empresa. Sem planejamento, o negócio fica sem direcionamento e dificilmente conseguirá crescer no mercado.

Falta de comunicação com a equipe

Não se comunicar direito e manter distância da equipe é criar um clima de incerteza e até mesmo de medo na empresa. Se tudo está indo muito bem, faça uma reunião com o pessoal e comunique essa conquista! Se os negócios estiverem exigindo ajustes e mais empenho da equipe, também comunique. Reflita: havendo diálogo, você chamará cada um a assumir uma parcela de responsabilidade sobre os resultados da empresa.

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Deixar de acompanhar a rotina da empresa

Pode ser que algumas vezes, você acabe absorvendo em excesso as atividades operacionais ou deixando a empresa nas mãos dos seus funcionários. Em ambos os casos o erro se dá devido ao fato de você não acompanhar a rotina de todas as áreas da empresa bem de perto. É necessário tirar um momento para verificar todas as áreas e analisar possíveis pontos que necessitam de maior atenção. Nesse caso, é possível identificar as falhas mais rapidamente e conseguir encontrar ações que serão mais efetivas.

Falta de divulgação

Mesmo que seus serviços sejam eficazes e o seu atendimento seja ótimo, é necessário investir em divulgação. É preciso manter sempre uma boa comunicação com os clientes, com o público que você deseja conquistar e fazer com que sua empresa, produtos ou serviços sejam conhecidos. Para isso, você pode investir em distribuição de panfleto, interação em redes sociais (vale criar página no Facebook, perfil no Instagram e Twitter, entre outras), banners e até mesmo outdoors.

Assumir tarefas e metas impraticáveis

Fazer de tudo para agradar os clientes e buscar atendê-los sempre bem é ótimo e perfeitamente compreensível. No entanto, assumir tarefas para as quais seus funcionários não estão preparados ou prazos impossíveis pode ser a ruína de uma empresa, pois, além de sobrecarregar a equipe, as promessas não serão cumpridas e o cliente sairá frustrado. Evite fazer isso, por maior que seja a vontade ou a necessidade.

Qualquer empresa, principalmente no seu início de vida, é suscetível a erros que podem prejudicar seriamente a sua continuação no mercado. Nesse artigo, citamos apenas cinco deles, mas, obviamente, cada empresário enfrenta diferentes problemas e cada empresa, com seu modelo de negócio, tem seus desafios e particularidades.

E você, quais são os obstáculos que o seu negócio enfrenta e como será possível superá-los? Compartilhe conosco nos comentários!

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