A cultura organizacional refere-se ao conjunto de características que constituem a existência e atuação de uma empresa. Tal qual o DNA para a vida humana, que designa cada elemento básico que compõe o modo de vida do ser, a cultura abriga todas as ideias, visões, costumes, tradições, crenças, valores, objetivos, missões e técnicas que integram uma organização ao longo da história.
Quanto mais a cultura for sólida e bem trabalhada, mais será possível obter o sucesso de um negócio. Médias e grandes empresas possuem várias ramificações em sua forma de organização. Cabe à cultura ser a principal forma de integração de juízos, metas e pessoas, no sentido de atingir uma consonância de motivações entre cada elemento constituinte da cadeia produtiva.
Quanto mais compartilhamento de uma cultura institucional vigente e compartilhada, mais um negócio tende a se fortalecer, por meio de uma imagem organizacional sólida e transparente frente a todos os seus públicos.
A maturação de uma cultura dentro das empresas não se dá instantaneamente. É um processo desenvolvido ao longo do tempo e representa um universo simbólico de padrões e desempenhos. No entanto, técnicas corretas de gestão podem facilitar o desenvolvimento de características saudáveis e propícias ao desenvolvimento.
Veja oito pilares para se obter uma excelente cultura corporativa:
História
Em todos os aspectos da vida, é importante saber o início de tudo para definir com clareza aonde se quer chegar. Toda grande corporação possui uma história valorosa de superação constante para atingir o destaque frente ao mercado. Cultivar as raízes que cercam um negócio é uma tarefa constante para a construção da identidade.
Algumas das maiores organizações do mundo investem consideravelmente em ações de exaltação da sua própria trajetória. Todos os envolvidos com aquele empreendimento precisam se sentir parte viva de um enredo vitorioso. É preciso dar continuidade ao que foi bravamente conquistado por cada profissional que contribuiu para que se atingisse o atual estágio de desenvolvimento. As primeiras logomarcas, os produtos inaugurais, as instalações iniciais, os fundadores e todo este arsenal histórico devem ser constantemente trabalhados.
Visão
A cultura organizacional precisa ser motivada por um grande objetivo conjunto no longo prazo. É neste aspecto que se faz tão importante o papel da visão institucional, pois ela é capaz de unir esforços em prol de objetivos semelhantes. Uma vez traçadas metas atingíveis, fica muito mais simples criar diretrizes e planejamentos estratégicos em busca destas realizações.
A visão cria filosofias coletivas e faz com que cada um perceba um sentido em sua atuação. Ela desperta a busca constante da inovação e do desenvolvimento, capazes de trazer claras vantagens à empresa e, consequentemente, à carreira de cada um. Trabalhar bem conceitos cria modelos a ser seguidos por todos os colaboradores, o que aprimora consideravelmente seu desempenho e resulta beneficamente em toda a cadeia produtiva do negócio.
Missão
No atual cenário de mercado, as empresas não são reconhecidas apenas por seus produtos ou serviços, mas também pela sua razão básica de existir. Por isso, a missão é um dos componentes intrínsecos à cultura organizacional, pois apresenta o propósito fundamental daquela corporação. São ideologias que se perpetuam e que se relacionam diretamente a todos os públicos do empreendimento.
Ao deixar clara a missão, os chamados stakeholders possuem meios de conhecer as propostas básicas da organização e saber o que delas esperar. Internamente, também apresentam substancial importância, pois é a partir destes conceitos que os funcionários se orientam, ganham foco e abstraem significado diante de suas próprias realizações.
Práticas
De nada adianta uma empresa apresentar uma bela narrativa teórica de valorização de pessoas e do meio em que está inserida se, na realidade, tais ações caminham em sentido reverso. Uma boa cultura organizacional exige que as práticas sejam alinhadas ao discurso. Caso contrário, todos os públicos veem artificialidade nos valores pregados, o que gera um descrédito capaz de produzir danos imensuráveis a uma marca.
Sustentabilidade, responsabilidade social, respeito aos mais diversos tipos de leis, valorização de seus colaboradores e transparência no modo de fazer negócios são fatores a ser considerados de forma concreta por meio da atuação diária de uma organização em todos os seus níveis.
Pessoas
Uma empresa é formada, em todos os seus aspectos, por pessoas. Uma cultura coerente, saudável e harmônica exige que todos os seres humanos que interagem de alguma forma com a marca sejam vistos e considerados importantes para a existência da corporação. Tão importante quanto depositar esforços em agradar clientes, está a premissa de valorização do público interno. Esta prática mantém motivado cada membro da equipe, no sentido de dar o seu melhor em nome do sucesso individual e conjunto.
A cultura organizacional também dá subsídios para reconhecer qual o perfil correto de funcionários. As características primordiais da empresa devem ser levadas em conta já no processo de recrutamento, com escolhas coerentes de pessoas cujas ideologias são compatíveis às propagadas pelo empreendimento. Isto garante uma equipe naturalmente mais pró-ativa e comprometida com o trabalho.
Tradições
O perfil dos líderes associado à relação dos colaboradores com o universo organizacional permite o surgimento de tradições exclusivas a cada organização. É um conjunto de características, marcantes ou sutis, que transforma aquele posto de trabalho em único. Regras internas, rituais, gestos, relações interpessoais e tudo mais que alimenta o dia a dia daquele ambiente deve ser não só conhecido por gestores que prezem uma saudável cultura organizacional, mas valorizado de forma estratégica.
Ao saber que os colaboradores estão se reunindo semanalmente para a prática informal de esportes, por exemplo, uma empresa pode se utilizar desta ideia e organizar um campeonato entre departamentos. Ações desta natureza geram uma natural interação entre pessoas, que reforça o sentimento de pertencimento de cada membro da equipe ao seu local de trabalho. Dar voz às tradições é reconhecer e valorizar tudo aquilo que torna única uma empresa.
Valores
Os valores organizacionais estão nas raízes da cultura de cada empresa. Afinal, refletem os princípios éticos e morais que regem toda a atuação de um negócio. São ideologias inegociáveis, que servem como parâmetro para todos os comportamentos e atitudes de uma organização em seus diferentes níveis. Reúnem crenças compartilhadas, capazes de definir padrões de filosofias e comportamentos.
Muitas vezes, os valores são imutáveis, em respeito às concepções iniciais dos fundadores da organização. Eles despertam sentido para a atuação de cada um. Desta forma, ter bons valores e fomentá-los internamente faz com que cada membro, independentemente do nível hierárquico, compartilhe das mesmas metas, interesses e formas de atuar em nome da empresa.
Ambiente
O ambiente no qual se dá a produção é um aspecto de grande relevância para uma cultura organizacional saudável. Ambiente, no caso, engloba tanto a visão de espaço físico adequado quanto a harmonia entre pessoas. O termo abriga, inclusive, a relação com o público externo, pois uma loja agradável e receptiva gera naturais sentimentos positivos ao cliente.
Do ponto de vista interno, uma boa estrutura de trabalho, que preze questões como bem-estar e ergonomia, gera uma equipe mais disposta e produtiva. Um ambiente ventilado, com boa organização, bonito, higienizado e descontraído é capaz de explorar ao máximo o engajamento de cada um. Esta estrutura relacionada a uma boa gestão gera um clima organizacional de cada vez mais afinidade entre profissionais, com ideias e atuações integradas.
Todas as empresas precisam trabalhar diariamente o conceito de cultura organizacional. Você se orgulha da cultura corporativa desenvolvida no seu negócio ao longo dos anos? Relate a realidade da sua corporação!