Dificilmente encontramos uma pessoa que não ouve o seu celular tocar, olha o número, rejeita a chamada e reclama: “odeio esses números desconhecidos e aleatórios, não param de me ligar!”. O fato é que essas ligações tradicionais do telemarketing saturaram e, por isso, algumas empresas acabam não apostando nesse modelo de marketing porque pensam que não é mais eficaz.
Se você também pensa assim, saiba que o telemarketing não morreu! No entanto, é preciso evoluir e apostar em algumas técnicas diferenciadas. Vamos aprender algumas delas? Venha conosco!
Invista em horários oportunos para fazer as ligações
Convenhamos: ninguém quer receber uma ligação de venda às 7 horas da manhã em um dia cheio de trabalho, você concorda? Por isso, ter bom senso é fundamental.
O ideal é que você invista em ligações de segunda a sexta das 10 às 21 horas e no sábado das 10 às 13 horas — inclusive, há um projeto de lei que determina esses horários.
No entanto, essas são regras gerais. O mais importante é você contar com um bom sistema em telefonia que gere relatórios inteligentes. Dessa forma, você terá dados reais que apontam qual é o melhor horário que tem mais conversão para a sua empresa, de acordo com as informações coletadas do seu público.
Tenha uma base de contatos atualizada
É sempre muito importante ter uma base de contatos atualizada. Isso significa que, se o cliente não quer mais receber as suas ligações, você precisa respeitar.
Contatos inativos (inválidos ou inexistentes) também prejudicam o fluxo de trabalho. Além disso, jamais insista nos contatos que já recusaram a sua oferta.
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Invista na tecnologia para conquistar ótimos resultados
A tecnologia é a sua aliada na hora de promover boas práticas de telemarketing. Ela auxilia com diversos recursos. Por exemplo, é possível acompanhar o cliente durante a jornada de compra e fazer uma ligação no momento em que ele está decidindo se vai (ou não) investir no seu produto.
Sistemas como Customer Relationship Management (CRM) ajudam a gerenciar as suas campanhas de telemarketing e ainda evitam que a sua empresa receba algum processo judicial.
Promova uma comunicação personalizada, investindo em multicanais
Diversificar os canais utilizados também é uma ótima alternativa para captar clientes. Afinal, existem pessoas que realmente não gostam de falar ao telefone (preferem uma mensagem no WhatsApp, um contato por e-mail ou um SMS). Então, diversifique os canais utilizados, personalizando a jornada de acordo com as preferências do seu cliente.
Faça a análise de desempenho do telemarketing da sua empresa
É muito importante ter uma boa gestão de desempenho, contando com a ajuda de indicadores inteligentes que promovam insights valiosos sobre onde a sua empresa está acertando e onde precisa melhorar.
Assim, avaliando os relatórios e realizando uma análise mais completa, fica mais fácil criar um planejamento de telemarketing.
Invista em bons scripts de atendimento
Os scripts de venda são interessantes para nortear as ligações. No entanto, é importante que o vendedor não se atenha somente a esse recurso. Afinal, é preciso criar conexões sinceras com o seu cliente para que ele se sinta confortável em expor o seu problema — sendo que, estrategicamente, você tem a solução ideal.
Se você pensou que o telemarketing morreu, saiba que está enganado! Com o advento das novas tecnologias, ele está mais vivo do que nunca. Contudo, é importante que a sua empresa fique de olho nessas boas práticas, para conquistar mais clientes e ter sucesso nas ligações.
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