Administrar um negócio é um trabalho árduo, que requer muita determinação e competência por parte do empreendedor. Gostar de um produto ou serviço e até mesmo ser consumidor fiel de uma determinada marca pode ser um bom começo, mas o franqueado precisa saber diferenciar o prazer de consumir daquele que envolve a rotina de todas as atividades de retaguarda para que o produto ou serviço seja oferecido aos clientes.
Para aumentar suas chances de sucesso, além de analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, é recomendável que o candidato tenha afinidade com o produto ou serviço que será comercializado. Algumas franquias chegam a permitir que o franqueado experimente um ou mais dias da operação para ter certeza de que ele deseja atuar naquele segmento.
Leia também: FRANQUIA X LICENCIAMENTO | QUAL MODELO ESCOLHER?
É importante lembrar também que ao adquirir uma franquia, recairá sobre o franqueado todas as responsabilidades sobre a condução de sua empresa. Será preciso gerir pessoas, manter sua contabilidade em dia, calcular e correr riscos, lidar com o pessoal, tomar decisões gerenciais, participar do dia a dia das operações e ter que, muitas vezes, abrir mão de finais de semana e enfrentar longas jornadas de trabalho.
É preciso fazer, portanto, uma autoanálise que envolva todos os itens acima citados, desde a afinidade com o negócio até a capacidade de liderança. Também deverá ser considerada a capacidade financeira do franqueado, devendo ser calculado o valor disponível e o tempo de retorno indicado pelo franqueador, considerando como deverá se manter financeiramente até que possa fazer retiradas da empresa.
A autoanálise deverá incluir uma avaliação de competências e o reconhecimento dos pontos que precisam ser melhorados, além da compreensão de que, no sistema de franquias, a marca pertence ao franqueador e caberá a ele determinar regras sobre seu uso e ao franqueado o cumprimento dessas exigências.
Iniciar o processo de compra pela autoanálise auxiliará para que o ato de empreender seja uma experiência bem-sucedida. E você, pretende abrir ou já possui uma franquia? Compartilhe conosco as suas experiências!