Toda empresa, em algum momento, acaba esbarrando na necessidade de automação de processos. Ao implantar um sistema de gestão, a empresa ganha em inúmeros aspectos, como:
- Contribui para o diferencial competitivo da empresa no mercado;
- Automatiza processos e regras do negócio;
- Permite a obtenção de dados para tomadas de decisões mais conscientes;
- Possibilita a implementação de melhorias operacionais e financeiras;
- Proporciona o uso mais eficiente de recursos naturais, estabelecendo métricas de consumo de água e de energia;
- Reduz riscos e melhora a segurança para trabalhadores, facilitando o cumprimento de padrões;
- Melhora a qualidade, medindo perdas e desperdícios no processo de produção;
- Otimiza o tempo que antes era gasto com o gerenciamento do negócio sem a ajuda da ferramenta.
Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela adoção de um sistema de gestão, que busca um aperfeiçoamento contínuo para o negócio, tendo como base todos os indicadores que a ferramenta fornece.
A partir dessas informações, é possível perceber o quanto um sistema de gestão é eficiente para a empresa. Por outro lado, surge a dúvida de qual opção escolher diante de tantas disponíveis no mercado.
Como escolher o melhor sistema de gestão para a sua empresa
Para decidir pelo sistema de gestão ideal para a sua empresa, é preciso entender que há três diferentes tipos: ERP, CRM e sistemas de gestão vertical. Conheça a seguir como funciona e quais são os principais benefícios de cada um desses sistemas.
ERP: foco na gestão financeira, fiscal e contábil
O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa) é um software dedicado a integrar o gerenciamento de dados – especialmente os financeiros, fiscais e contábeis – e os processos da empresa. Ele fornece informações sobre recebimento de receitas, informa sobre os pagamentos de despesas e identifica os tributos incidentes em cada operação. A empresa passa a ter melhor controle para a gestão do estoque e para a compra e venda de mercadorias.
CRM: foco na gestão de clientes
O CRM (Costumer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um sistema cujo propósito é o gerenciamento de clientes. Ou seja, é responsável por armazenar e proteger as informações referentes aos consumidores, além de identificar oportunidades de vendas, apontar melhorias necessárias em relação aos vendedores e ainda gerenciar metas. Isso quer dizer que, com o CRM, a empresa acaba tendo mais tempo para se dedicar aos clientes e às vendas do que organizando informações.
Sistemas de gestão vertical: foco na gestão de atividades específicas
Os sistemas de gestão vertical são ferramentas que auxiliam na gestão de atividades específicas. São aqueles sistemas construídos sob medida para determinada empresa ou setor, como lojas, salões de beleza, hotéis e restaurantes, por exemplo. Como esses negócios possuem processos próprios, precisam de uma ferramenta que entregue determinados dados que um sistema de gestão comum não é capaz de fornecer.
Podemos ver que a principal vantagem do sistema de gestão é possibilitar que as diversas áreas da empresa tenham acesso a informações umas das outras, por meio de uma base de dados única. Assim, a comunicação melhora, facilitando a análise e o controle de todos os processos.
Para determinar qual é o sistema de gestão mais indicado para a sua empresa, é importante observar quais são os sinais que ela está demonstrando. Se a sua empresa tem problemas para organizar as finanças, o melhor é um ERP. Se o problema está no controle de clientes e no acompanhamento das vendas, aposte em um CRM. Agora, se a empresa tem processos próprios e que exigem uma ferramenta personalizada, sua opção é o sistema de gestão vertical.
Então, agora ficou mais fácil escolher um sistema de gestão para a sua empresa? Já enfrentou a implementação de algum sistema que não deu certo? Conte sua experiência para nós nos comentários.