O que é e-SIM? Descubra como funciona e suas vantagens

Escrito por humanos

O e-sim é o futuro da conectividade em celulares. Ele elimina a necessidade de utilizar chips físicos, também conhecidos como “SIM”, sendo um chip digital que já pode vir diretamente no aparelho celular.

Com o avanço da tecnologia, os antigos “tijolões”, comercializados em 1999, foram rapidamente substituídos pelos smartphones, em 2008, que necessitavam do chip físico para a sua utilização. Com o passar dos anos, os chips adquiriram menores formatos, diminuindo significativamente de tamanho ao longo de sua evolução.

Em meio a essa evolução, o e-sim veio para substituir os cartões físicos. Com isso, oferece maior flexibilidade, praticidade e sustentabilidade, tornando-se um passo significativo para a tecnologia.

O que é um e-SIM?

O termo e-sim é proveniente da abreviação das palavras “Embedded SIM”, que significa “chip embutido”. Isso quer dizer que não é necessário a inserção ou remoção do chip, uma vez que o e-SIM é incorporado aos hardwares dos eletrônicos. Assim, ele economiza espaços e permite designs de dispositivos mais compactos.

Para entender como funciona o chip virtual, veja que o e-sim é um chip eletrônico integrado diretamente no dispositivo. Logo, ao contrário dos chips físicos tradicionais, o e-SIM já está programado remotamente com os dados da operadora.

A maior diferença entre o chip anteriormente conhecido e o e-sim é a maleabilidade de trocar de operadora, sem precisar comparecer a uma loja física (o processo pode ser feito pelo site da Algar Telecom, sem sair de casa).

Mas vale lembrar que é necessário verificar se o mesmo possui compatibilidade com o chip virtual — uma vez que modelos antigos não disponibilizam esta opção.

Como o e-SIM funciona e como ativá-lo?

Como o e-SIM é programado remotamente no seu dispositivo, todas as informações de autenticação necessárias para conectar a uma rede de operadora são programadas via software. Isso permite a ativação e modificação de operadora sem precisar ejetar ou inserir um novo cartão físico.

Quais são as vantagens do e-SIM?

O chip virtual oferece diversas vantagens aos usuários, sendo a maior delas a possibilidade de trocar de operadora sem sair da própria casa. Caso o dispositivo sofra algum dano físico, o portador também não perderá seu número, dados e outras informações que agrupa no chip, pois estão armazenadas em um dispositivo embutido.

Ele também é vantajoso ao viajar para o exterior, já que a ativação do chip e-sim ser realizada em menos de cinco minutos remotamente. Assim você chega ao seu destino com tudo funcionando!

Conheça as diversas tecnologias de celular Algar!

Desvantagens e desafios do e-SIM: quais são?

O chip virtual possui algumas limitações, como a adaptação no mercado tecnológico e para as próprias operadoras e fabricantes de dispositivos. A transição para a inclusão do e-sim requer investimentos e infraestrutura, dessa forma, com a rápida instalação no mercado, para as operadoras e fabricantes isso pode se tornar um obstáculo.

Além disso, alguns aparelhos e diferentes modelos e marcas podem não oferecer o suporte ao e-sim, o que gera ao usuário a necessidade de trocar de dispositivo ou operadora para conseguir a utilização do chip virtual.

A segurança de um e-sim em si é alta, mas existe a possibilidade de o usuário sofrer remotamente um ataque cibernético, caso o chip não esteja protegido adequadamente, sendo necessária a implementação de medidas das operadoras para a proteção dos chips virtuais. 

Como o e-SIM pode ser utilizado?

O e-sim pode ser utilizado de diversas maneiras, e isso faz com que seja atraente para muitos usuários devido à troca de operadoras facilmente. Além disso, ele pode também ser utilizado para:

  • Viagens internacionais: para os viajantes o chip virtual é uma ferramenta extremamente útil, uma vez que você pode chegar ao destino e usufruir da internet tranquilamente, já que os planos de dados podem ser ajeitados ainda no Brasil;

  • Empresas e gestão de dispositivos: para as empresas que possuem múltiplos dispositivos, o e-sim simplifica a gestão e logística dos aparelhos remotamente, além de gerenciar a conectividade de todos os dispositivos sem a necessidade de uma troca física de chip;

  • Usuários com mais de uma linha telefônica: aos usuários que utilizam mais de uma operadora telefônica, o e-sim oferece a possibilidade de realizar a troca de uma para outra de forma facilitada.

O e-sim oferece uma tecnologia flexível e prática, que revoluciona o uso de dispositivos conectados, facilitando a vida de empresários, viajantes e amantes da tecnologia.

Aprenda a configurar o sinal 4G Algar em 4 passos.

Como ativar o e-SIM no meu celular?

Ativar um e-sim não é tão difícil como parece. Com o dispositivo em mãos, a primeira etapa é verificar a compatibilidade do dispositivo, pois alguns modelos não possuem o chip virtual e impossibilitam a usabilidade, sendo a única opção o chip físico.

Com isso, contate sua operadora, que deve oferecer um QR code ou instruir para continuar o processo no aplicativo da operadora de celular. Feito isso, você deve escanear o código e seguir as instruções via “dados móveis”, no próprio celular.

Qual o futuro do e-SIM?

Agora que você entendeu como o e-sim funciona, saiba que o futuro para esse chip virtual é promissor. Com a adoção do e-sim no mercado, os dispositivos e operadoras podem oferecer um suporte rápido a essa tecnologia.

À medida que os consumidores se interessam pelas vantagens do e-sim, é esperado que a demanda aumente significativamente, o que ocasionará a sua expansão no mercado tecnológico.

Com o futuro promissor que o chip virtual possui, as inovações são esperadas em breve, o que inclui ainda uma maior proteção de dados. Há também uma grande chance de a compatibilidade e integração em novos dispositivos acontecerem.

No cenário atual, o e-sim influencia positivamente o mercado e a maneira como os usuários se conectam frente às tecnologias, ao oferecer uma maior conveniência, flexibilidade e benefícios. Aproveite essas vantagens com a Algar Telecom e descubra como essa tecnologia transforma a sua experiência digital.

Avalie este post

Deixe um comentário