Entenda o que é a gestão 4.0 e quais são suas tecnologias

Escrito por humanos

Entender o que é gestão 4.0 significa compreender a revolução nos métodos de fazer negócios e gerenciar empresas, processos, projetos e todo o empreendimento. Esta metodologia está ligada a outro conceito: o da Indústria 4.0, onde, mais uma vez, a tecnologia é o foco, e as empresas passam a produzir e realizar processos com ênfase em alta tecnologia.

Optar pela gestão 4.0 traz vantagens impressionantes para a rotina de produção. Essa metodologia utiliza várias funcionalidades que são novidades no mercado, mas que já proporcionam muito mais eficiência. Utilizar esse modelo traz mais performance, desempenho e novos recursos, que podem tornar o seu negócio ainda mais rentável. 

O que é gestão 4.0?

O conceito de gestão 4.0 refere-se a uma forma de gerenciar a empresa utilizando recursos tecnológicos que ampliam as funções, oferecem suporte e tornam a rotina de produção muito mais eficiente. O objetivo desse tipo de gestão é otimizar a performance da empresa e garantir mais comodidade e eficiência para os consumidores.

Esse tipo de gestão pode se apoiar em diversos recursos, serviços e tecnologias. Alguns são universais e podem ser integrados em empresas de diferentes segmentos; outros são mais específicos, desenvolvidos sob medida para categorias específicas de negócios. 

Principais características da gestão 4.0

A gestão 4.0 deve atender a certas características que definem essa metodologia. Alguns elementos e práticas fazem parte do modelo e devem ser adotados pela empresa para que esta se alinhe ao novo paradigma de gerenciamento. Entre as principais características, conhecidas como os pilares da gestão 4.0, estão:

  • Foco no cliente;

  • Diversificação de canais;

  • Automação;

  • Big Data e análise de dados;

  • Equipes de alta performance.

Essas são as características fundamentais para compreender o que é gestão 4.0. Todas estão relacionadas às inovações tecnológicas e à aplicação de uma série de funcionalidades que tornam o processo de produção de bens e serviços mais rápido, seguro e eficiente, além de permitir que a empresa ofereça o melhor para seus consumidores. 

Quais são os benefícios da gestão 4.0?

Compreender os benefícios da gestão 4.0 é essencial. Eles resultam em maior eficiência e melhor performance da equipe. Todos esses benefícios possibilitam que as empresas se destaquem diante da concorrência e garantam que seus consumidores recebam o melhor produto ou serviço. Os principais benefícios incluem:

  • Mais eficiência; 

  • Melhor produtividade;

  • Maior segurança; 

  • Tomada de decisões mais inteligentes; 

  • Maior controle do processo produtivo;

  • Entrega de produtos ou serviços de maior qualidade.

Esses são os benefícios que tornam a gestão 4.0 tão especial e desejada. Quanto mais tecnologias e recursos uma empresa tiver para atuar no mercado, melhor e mais eficiente será sua rotina de produção. Vale a pena aproveitar todas essas vantagens e aplicá-las em sua empresa. 

Quais são as principais tecnologias da gestão 4.0?

Entender o que é gestão 4.0 implica em conhecer suas principais tecnologias. Esses recursos são parte integrante do conceito e extremamente relevantes para seu entendimento. Vejamos abaixo algumas das principais tecnologias envolvidas nessa metodologia: 

1. Cloud Computing

O Cloud Computing permite o acesso remoto a arquivos, softwares e até mesmo computadores. Além de possibilitar esse acesso, ele integra os elementos, permitindo que equipes geograficamente separadas trabalhem juntas.

Essa tecnologia de armazenamento e operação em nuvem oferece muito mais acessibilidade e praticidade às empresas e suas equipes. Para aproveitá-la, você pode contar com a Algar Telecom. Nosso serviço Cloud Plus é ideal para proporcionar um ambiente seguro à sua empresa e contribuir para a implementação da gestão 4.0. Conte com nossa tecnologia para tornar sua gestão mais eficiente. 

2. SaaS

Ainda no contexto da nuvem, o SaaS (Software como Serviço) é uma tecnologia importante para entender o que é gestão 4.0. Trata-se de softwares oferecidos remotamente, acessíveis e administrados localmente. Um exemplo claro são os e-mails, pacotes de softwares e pagamentos online.

3. IaaS

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) oferece uma estrutura de TI capaz de suportar servidores, armazenamento em rede e aluguel de hardware. Isso permite o acesso remoto a computadores e sua integração e controle via internet. 

4. PaaS

PaaS (Plataforma como Serviço) oferece plataformas para que empresas desenvolvam e testem seus próprios aplicativos e projetos. Entre os serviços citados, esse é um dos mais distintos, mas extremamente importante para consolidar a gestão 4.0.

IaaS, PaaS, SaaS: entenda ainda melhor os significados e as diferenças.

5. Big Data

Big Data é a análise sistemática de dados brutos, que por si só podem parecer irrelevantes, mas, quando processados, revelam informações valiosas. Dados demográficos, tendências de mercado e informações sobre sua própria empresa podem ser descobertos através do Big Data. 

6. Redes 4G e 5G

A internet acessível remotamente é um dos pontos fortes da gestão 4.0, como no caso das redes 4G e 5G. Esses serviços permitem que profissionais acessem a internet de qualquer lugar, facilitando a comunicação ágil e de longo alcance entre os colaboradores da empresa. 

7. Internet das Coisas (IoT)

Por fim, uma tecnologia amplamente associada à gestão 4.0 é a Internet das Coisas (IoT). Esse conceito permite acessar itens, produtos e ferramentas via internet, que antes não seriam conectados. Transportes, peças, produtos e até mesmo maquinários podem se conectar à rede, transmitindo informações valiosas e até mesmo sendo automatizados pela empresa. 

Como fazer a implementação da gestão 4.0?

A tecnologia presente na gestão 4.0, por si só, não basta para implementá-la em sua empresa. Antes, é necessário ponderar sobre suas necessidades e escolher cuidadosamente as ferramentas mais adequadas. Abaixo está um guia com os passos mais importantes para aplicar a gestão 4.0 no seu negócio:

Avaliação de necessidades

O primeiro passo é avaliar as necessidades da empresa e identificar suas prioridades. Verifique os pontos fracos e fortes e veja quais tecnologias podem reduzir os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes, além de quais recursos fazem sentido para o seu processo produtivo. 

Escolha de ferramentas e tecnologias

Após avaliar as necessidades, busque as ferramentas e tecnologias mais indicadas para o seu tipo de atividade. Pesquise as melhores opções e compare o custo-benefício de cada uma. 

Treinamento e capacitação

Com as ferramentas e recursos em mãos, é hora de capacitar sua equipe. Realize treinamentos para garantir que cada colaborador esteja apto a utilizar as novas ferramentas. Também é essencial criar uma rotina de capacitação contínua, visando manter a equipe atualizada. 

Gestão de mudanças

As tecnologias evoluem com o tempo, e a gestão 4.0 deve incluir uma abordagem de gestão de mudanças, permitindo que a empresa se adapte de forma ágil e eficiente. Treinamentos e processos flexíveis são essenciais para esta etapa, que conclui a implementação da gestão 4.0.

Entender e aplicar a gestão 4.0 é uma oportunidade estratégica, mas o processo pode ser complexo. Para apoiar sua empresa nessa missão, a Algar Telecom oferece diversos serviços e ferramentas, como cloudcomputing e internet de alta qualidade. Conte com nossos serviços para tornar sua empresa mais tecnológica e preparada para as inovações do mercado.

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