Entender o que é gestão 4.0 significa compreender a revolução nos métodos de fazer negócios e gerenciar empresas, processos, projetos e todo o empreendimento. Esta metodologia está ligada a outro conceito: o da Indústria 4.0, onde, mais uma vez, a tecnologia é o foco, e as empresas passam a produzir e realizar processos com ênfase em alta tecnologia.
Optar pela gestão 4.0 traz vantagens impressionantes para a rotina de produção. Essa metodologia utiliza várias funcionalidades que são novidades no mercado, mas que já proporcionam muito mais eficiência. Utilizar esse modelo traz mais performance, desempenho e novos recursos, que podem tornar o seu negócio ainda mais rentável.
O que é gestão 4.0?
O conceito de gestão 4.0 refere-se a uma forma de gerenciar a empresa utilizando recursos tecnológicos que ampliam as funções, oferecem suporte e tornam a rotina de produção muito mais eficiente. O objetivo desse tipo de gestão é otimizar a performance da empresa e garantir mais comodidade e eficiência para os consumidores.
Esse tipo de gestão pode se apoiar em diversos recursos, serviços e tecnologias. Alguns são universais e podem ser integrados em empresas de diferentes segmentos; outros são mais específicos, desenvolvidos sob medida para categorias específicas de negócios.
Principais características da gestão 4.0
A gestão 4.0 deve atender a certas características que definem essa metodologia. Alguns elementos e práticas fazem parte do modelo e devem ser adotados pela empresa para que esta se alinhe ao novo paradigma de gerenciamento. Entre as principais características, conhecidas como os pilares da gestão 4.0, estão:
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Foco no cliente;
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Diversificação de canais;
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Automação;
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Big Data e análise de dados;
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Equipes de alta performance.
Essas são as características fundamentais para compreender o que é gestão 4.0. Todas estão relacionadas às inovações tecnológicas e à aplicação de uma série de funcionalidades que tornam o processo de produção de bens e serviços mais rápido, seguro e eficiente, além de permitir que a empresa ofereça o melhor para seus consumidores.
Quais são os benefícios da gestão 4.0?
Compreender os benefícios da gestão 4.0 é essencial. Eles resultam em maior eficiência e melhor performance da equipe. Todos esses benefícios possibilitam que as empresas se destaquem diante da concorrência e garantam que seus consumidores recebam o melhor produto ou serviço. Os principais benefícios incluem:
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Mais eficiência;
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Melhor produtividade;
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Maior segurança;
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Tomada de decisões mais inteligentes;
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Maior controle do processo produtivo;
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Entrega de produtos ou serviços de maior qualidade.
Esses são os benefícios que tornam a gestão 4.0 tão especial e desejada. Quanto mais tecnologias e recursos uma empresa tiver para atuar no mercado, melhor e mais eficiente será sua rotina de produção. Vale a pena aproveitar todas essas vantagens e aplicá-las em sua empresa.
Quais são as principais tecnologias da gestão 4.0?
Entender o que é gestão 4.0 implica em conhecer suas principais tecnologias. Esses recursos são parte integrante do conceito e extremamente relevantes para seu entendimento. Vejamos abaixo algumas das principais tecnologias envolvidas nessa metodologia:
1. Cloud Computing
O Cloud Computing permite o acesso remoto a arquivos, softwares e até mesmo computadores. Além de possibilitar esse acesso, ele integra os elementos, permitindo que equipes geograficamente separadas trabalhem juntas.
Essa tecnologia de armazenamento e operação em nuvem oferece muito mais acessibilidade e praticidade às empresas e suas equipes. Para aproveitá-la, você pode contar com a Algar Telecom. Nosso serviço Cloud Plus é ideal para proporcionar um ambiente seguro à sua empresa e contribuir para a implementação da gestão 4.0. Conte com nossa tecnologia para tornar sua gestão mais eficiente.
2. SaaS
Ainda no contexto da nuvem, o SaaS (Software como Serviço) é uma tecnologia importante para entender o que é gestão 4.0. Trata-se de softwares oferecidos remotamente, acessíveis e administrados localmente. Um exemplo claro são os e-mails, pacotes de softwares e pagamentos online.
3. IaaS
A Infraestrutura como Serviço (IaaS) oferece uma estrutura de TI capaz de suportar servidores, armazenamento em rede e aluguel de hardware. Isso permite o acesso remoto a computadores e sua integração e controle via internet.
4. PaaS
PaaS (Plataforma como Serviço) oferece plataformas para que empresas desenvolvam e testem seus próprios aplicativos e projetos. Entre os serviços citados, esse é um dos mais distintos, mas extremamente importante para consolidar a gestão 4.0.
IaaS, PaaS, SaaS: entenda ainda melhor os significados e as diferenças.
5. Big Data
Big Data é a análise sistemática de dados brutos, que por si só podem parecer irrelevantes, mas, quando processados, revelam informações valiosas. Dados demográficos, tendências de mercado e informações sobre sua própria empresa podem ser descobertos através do Big Data.
6. Redes 4G e 5G
A internet acessível remotamente é um dos pontos fortes da gestão 4.0, como no caso das redes 4G e 5G. Esses serviços permitem que profissionais acessem a internet de qualquer lugar, facilitando a comunicação ágil e de longo alcance entre os colaboradores da empresa.
7. Internet das Coisas (IoT)
Por fim, uma tecnologia amplamente associada à gestão 4.0 é a Internet das Coisas (IoT). Esse conceito permite acessar itens, produtos e ferramentas via internet, que antes não seriam conectados. Transportes, peças, produtos e até mesmo maquinários podem se conectar à rede, transmitindo informações valiosas e até mesmo sendo automatizados pela empresa.
Como fazer a implementação da gestão 4.0?
A tecnologia presente na gestão 4.0, por si só, não basta para implementá-la em sua empresa. Antes, é necessário ponderar sobre suas necessidades e escolher cuidadosamente as ferramentas mais adequadas. Abaixo está um guia com os passos mais importantes para aplicar a gestão 4.0 no seu negócio:
Avaliação de necessidades
O primeiro passo é avaliar as necessidades da empresa e identificar suas prioridades. Verifique os pontos fracos e fortes e veja quais tecnologias podem reduzir os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes, além de quais recursos fazem sentido para o seu processo produtivo.
Escolha de ferramentas e tecnologias
Após avaliar as necessidades, busque as ferramentas e tecnologias mais indicadas para o seu tipo de atividade. Pesquise as melhores opções e compare o custo-benefício de cada uma.
Treinamento e capacitação
Com as ferramentas e recursos em mãos, é hora de capacitar sua equipe. Realize treinamentos para garantir que cada colaborador esteja apto a utilizar as novas ferramentas. Também é essencial criar uma rotina de capacitação contínua, visando manter a equipe atualizada.
Gestão de mudanças
As tecnologias evoluem com o tempo, e a gestão 4.0 deve incluir uma abordagem de gestão de mudanças, permitindo que a empresa se adapte de forma ágil e eficiente. Treinamentos e processos flexíveis são essenciais para esta etapa, que conclui a implementação da gestão 4.0.
Entender e aplicar a gestão 4.0 é uma oportunidade estratégica, mas o processo pode ser complexo. Para apoiar sua empresa nessa missão, a Algar Telecom oferece diversos serviços e ferramentas, como cloudcomputing e internet de alta qualidade. Conte com nossos serviços para tornar sua empresa mais tecnológica e preparada para as inovações do mercado.