Dentro do Tripé Estratégico da Algar Telecom, encontramos a evolução do portfólio, a entrega do jeito Algar de servir e o crescimento geográfico. Dentro deste último, nasceu a necessidade de um projeto de expansão para atender o segmento corporativo, com foco no atendimento próximo, na construção de novas regionais. Assim, surgiu o Projeto Novas Fronteiras.
De acordo com Luiz Felippe Abreu, Diretor da Assessoria de Expansão de Redes da Algar Telecom, a missão do projeto era definir um processo que permitisse determinar para onde crescer, com segurança e garantia de retorno, olhando um horizonte mais longo e relacionando as diversas propostas de expansão dentro de um único caminho. “ Projeto Novas Fronteiras é uma fábrica de cidades, começa desde o momento de identificação de uma cidade nova que interessa, até o dia em que entregamos a rede pronta para ativação no cliente”, completa.
A ideia do projeto é levar a Algar Telecom para cidades com alto potencial de crescimento e moderada competição em todo o país, características que são avaliadas por estudos feitos a partir de uma ferramenta que levanta e cruza várias informações geográficas, perspectivas econômicas e competição. “O projeto partiu do estudo de mais de 5 mil municípios e selecionamos as cidades com melhor potencial para atingir nosso cliente alvo”, diz.
Leia também: A nova fronteira da produtividade no cenário corporativo
A implantação da rede possui diversas fases e o projeto foi criado para nortear investimentos em expansão por quatro anos, ou seja, de 2014 a 2018, com uma perspectiva de atingir 50 cidades. Só no primeiro ano, o desafio era expandir a capilaridade de rede nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Campinas e Brasília, que já estão dentro da área de atuação. Para 2015, o objetivo é a implantação em 17 novas cidades, que já estão sendo estruturadas. Luiz Felippe reforça que as expectativas com o Novas Fronteiras são as melhores, já que o retorno tem sido muito positivo para a Algar Telecom. “No ano passado fomos reconhecidos como o melhor projeto da empresa pelo PMO (em português, Escritório de Gerenciamento de Portfólio), pelo nível dos resultados e superação das metas”, explica Luiz.
O Diretor ressalta que este é um projeto conjunto, que integra a área comercial e operacional, em uma liderança compartilhada para trazer o melhor das duas áreas e se mantem em um processo organizado de construção e implantação. “Conseguimos entregar mais que o previsto com o projeto, acima das perspectivas planejadas. Acredito que a expansão será algo continuo dentro da estratégia da empresa”.