O modo como nos relacionamos com os meios de comunicação sofreu profundas transformações nos últimos anos. E o principal motivo dessa mudança deve-se ao fato de a internet ter se tornado um dos principais e mais fortes canais de informação e entretenimento. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada em 2015 pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, os brasileiros já passam mais tempo na internet do que consumindo qualquer outra mídia. O levantamento, divulgado no início do último ano, apontou que 76% das pessoas acessam a internet todos os dias, com média de exposição diária de cinco horas de segunda a sexta e quatro horas e meia aos fins de semana. E de acordo com 67% dos entrevistados, o que motiva esses acessos é a busca por informações e diversão.
Essa tendência, naturalmente, também afetou a forma como as empresas passaram a se relacionar com o público, visto que hoje não basta apenas falar na TV ou jornal que um determinado produto ou serviço é bom. É preciso ir além do jeito tradicional de fazer marketing para que os resultados esperados sejam, de fato, alcançados pelas companhias.
Aplicativos, mídias sociais, blogs para negócios, sites institucionais bem construídos, landing pages, email marketing: todas essas ferramentas fazem parte de uma estratégia de marketing digital eficiente. Mas uma tendência tem despertado a atenção quando o assunto é a adaptação na forma de consumo de mídia na internet além dessas já conhecidas e praticadas pelo marketing na web. Conhecido como marketing de influência, essa nova linha de atuação no ambiente virtual tem como principal marca o trabalho realizado pelos influenciadores digitais. Caracterizados como produtores de conteúdo com alto poder de engajamento, eles geram materiais e participam de ações em prol da divulgação de marcas na internet, influenciando, assim, as pessoas que estão conectadas. Conheça a seguir como funciona esse tipo de marketing e o que ele é capaz de proporcionar aos negócios.
O marketing de influência
O marketing de influência tem ganhado espaço por representar uma nova abordagem de divulgação e relacionamento com o público na internet. O fato de a propaganda convencional, veiculada em TVs e rádios, já não ter a mesma força que tinha há alguns anos atrás e a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, faz com que essa tendência de comunicação desperte a atenção das empresas que desejam aumentar o seu poder de alcance na web.
Normalmente realizado através das mídias sociais, o marketing de influência tem como expoente os blogueiros e personalidades que possuem números expressivos de seguidores em plataformas, como facebook, instagram e youtube, e que acabam ditando as regras quando o assunto é a formação de opinião de marcas no meio digital. Reforçando esse fato, uma recente pesquisa, realizada pelo eMarketer, mostrou que 45% dos consumidores em todo o mundo já dependem das redes sociais para conduzir suas decisões de compra. Portanto, não se trata apenas de um modismo: essa vertente do marketing consegue gerar um grande número consumidores em potencial dos produtos e serviços divulgados pelos influenciadores.
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Como começar a trabalhar com os influenciadores digitais
Existem alguns critérios que as empresas precisam analisar antes de começar um trabalho de parceria na divulgação de marcas com os influenciadores digitais. O primeiro deles é reconhecer se o indivíduo é, de fato, um influenciador na internet. Normalmente, o influenciador tem força em uma mídia social específica. Sendo assim, comece analisado a quantidade de seguidores que ele possui, o seu comprometimento nessa rede, se o conteúdo divulgado tem qualidade, se há frequência nas postagens e qual impacto elas causam quando são publicadas. Uma boa maneira de analisar esse impacto é observando o engajamento que as publicações geram, ou seja, a quantidade de curtidas, compartilhamentos, marcações, views, comentários, entre outras formas de expressão que são comuns nas mídias sociais.
Outro ponto que merece atenção está relacionado ao público-alvo. Porque os influenciadores atendem audiências distintas, que são construídas por meio de afinidade, ou seja, com base em gostos e hábitos. Assim, existe uma linguagem que precisa ser adotada para cada tipo de público. Por isso, observar como o influenciador lida com os seus seguidores nas redes é essencial para entender se ele realmente consegue se relacionar e transmitir suas ideias de forma clara e eficiente.
Outra característica que também está atrelada a essa questão do público-alvo e precisa ser avaliada é se a pessoa pretendida para se tornar o divulgador de uma marca na web tem o perfil do negócio. Isso quer dizer que pouco adianta escolher uma pessoa que em nada tem a ver com o produto ou serviço a ser divulgado, uma vez que essa ação gera baixa credibilidade e engajamento nas pessoas que recebem a mensagem.
Os benefícios de usar os influenciadores
O marketing de influência tem como um de seus principais benefícios a capacidade de gerar clientes mais engajados por meio do compartilhamento de experiências propiciado pelas plataformas sociais. Além disso, o retorno em relação ao investimento realizado nesse tipo de trabalho consegue alcançar margens mais satisfatórias do que uma divulgação em mídia tradicional é capaz de atingir. Conheça a seguir outras vantagens de investir na parceria com influenciadores digitais.
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Potencial de crescimento
Em se tratando de canais para aquisição de novos clientes, o marketing de influência é um dos mais promissores. O aumento da popularidade dessa nova abordagem do marketing, o engajamento que ela consegue produzir, aliado ao surgimento de novas plataformas sociais, faz com que o uso dos influenciadores na estratégia de comunicação se torne quase um dever para as empresas que desejam alcançar um número maior de pessoas e aumentar sua base de clientes.
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Sem bloqueios
Ao contrário do que acontece com os pop-ups e mala direta de emails, a chance de que um influenciador seja bloqueado ou ignorado nas redes sociais é mínima. Como a confiança da audiência já foi conquistada e a empatia gerada, o caminho para conversão é direto, não dando margem para possíveis ruídos na mensagem transmitida aos seguidores.
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Aumento da eficácia do conteúdo
Boa parte das empresas que desejam fazer com que suas marcas sejam encontradas pelas pessoas já vêm apostando há algum tempo na estratégia de marketing de conteúdo. Ao unir a produção de conteúdo a uma forma de divulgação eficiente, que leve em conta o marketing de influência, as chances de gerar um aumento no número de leads é muito grande. Como se sabe, conquistar leads é o primeiro passo para a aquisição de novos clientes, por isso não ignore o potencial que a junção dessas duas abordagens de comunicação pode gerar em um negócio.
E você, já conhecia essa nova maneira de fazer marketing? O que achou dos benefícios que um trabalho realizado em parceria com influenciadores digitais pode gerar aos negócios? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!