Nos últimos tempos, muito se tem falado de Customer Relationship Management (CRM), sigla que pode ser traduzida como Gestão do Relacionamento com o Cliente. Mas você sabe o que esse termo realmente quer dizer?
O que é CRM
Trata-se de uma estratégia de negócio adotada pelas empresas que têm foco nas necessidades dos clientes, com forte apoio tecnológico na gestão de dados e que envolve o marketing, a área de vendas e os serviços de atendimento.
CRM também é o nome do tipo de software que permite implementar esta estratégia, que armazena os dados dos clientes com segurança e processando-os com rapidez, de forma a tornar possível conceber e realizar ações de relacionamento eficientes e personalizadas.
Os melhores sistemas CRM disponíveis guardam os dados em uma nuvem, trabalham com certificações para garantir a segurança e oferecem inovação constante, o que permite às empresas customizar suas demandas em função do que os clientes desejam.
E que tipo de negócio precisa de um CRM?
No mundo atual, interconectado, com mercados cada vez mais competitivos e globais, com clientes que exigem respostas rápidas e eficientes, praticamente toda empresa necessita de um sistema CRM desde o início de suas atividades. Isso porque ele permite o planejamento e realização de ações personalizadas com rapidez, além de fazer registro de feedbacks, produzir análises diversificadas e tornar possível o aperfeiçoamento constante dos planos e metas.
E quanto custa implementar um sistema deste tipo?
Há softwares para todos os tamanhos de empresas. Para os pequenos negócios, existem até mesmo opções simplificadas e gratuitas. Em geral, o preço de um CRM varia de acordo com a abrangência do negócio em questão, a quantidade de dados a ser armazenada e gerenciada, assim como com a complexidade das ações que serão realizadas e monitoradas.
Para você que está pensando em usar um sistema CRM na sua empresa ou que precisa atualizar o software já implementado para dar conta de demandas mais complexas, confira a seguir algumas vantagens deste tipo de investimento e como ele pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Torna possível uma gestão mais eficiente
A carteira de clientes é o maior patrimônio da empresa, portanto, vale a pena investir na gestão dela. O CRM permite ter mais informações registradas sobre a sua clientela, assim como um gerenciamento rápido e eficiente delas. Ao centralizar os dados de forma estratégica, a ferramenta também torna possível a mensuração e análise de resultados constantes. As principais consequências podem ser a otimização dos gastos com publicidade e a ampliação das oportunidades de negócios.
Permite se livrar das planilhas
Embora sejam usadas como solução temporária em muitas empresas, quando estamos falando de vendas e de atingir pessoas, as planilhas não permitem a uma equipe de vendas ter a velocidade necessária hoje em dia para se relacionar com os clientes, aprimorar estratégias, executá-las e monitorá-las. Desta forma, elas podem causar mais confusão e demora no processo do que qualquer negócio pode suportar.
Otimiza as vendas, reduzindo gastos
Estudos de mercado apontam que o uso de sistemas CRM permite melhorar o planejamento e a integração das equipes, resultando em aumento das vendas por pessoa e redução dos ciclos de vendas, além da ampliação da taxa de conversão, o que permite diminuir os custos de marketing. A organização e o compartilhamento das informações permite vender o produto certo, para o cliente certo, da forma certa, na hora certa. Tudo isso gera aumento das margens de lucro do negócio.
Gera maior alinhamento da equipe
O processo de planejamento do sistema e sua implementação implicam necessariamente o envolvimento de todas as áreas da empresa, pois é preciso que todos entendam quais dados devem ser inseridos. Desta forma, todos se tornam mais informados sobre as estratégias da empresa e suas metas. Isso gera maior alinhamento da equipe com o negócio, fazendo com que trabalhem melhor.
Aperfeiçoa a comunicação entre as pessoas
Ao melhorar a forma com a qual os clientes são ouvidos na estratégia da empresa, por meio dosinputs recebidos e registrados no sistema, a equipe pode oferecer mais informações e produtos interessantes. O acesso de diferente àreas da empresa ao sistema também faz com que os funcionários de diferentes setores falem a mesma língua.
Aumenta a produtividade de todos
O CRM transforma praticamente todo integrante da organização em um vendedor, pois cada funcionário passa a contribuir no processo de venda ao simplesmente registrar informações no sistema. Todos os dados podem ser usados para apoiar a equipe de vendas na busca por melhores oportunidades. Ao permitir automatizar tarefas e realizar agendamentos, esse tipo de sistema aumenta a produtividade.
Melhora a satisfação dos clientes
O foco de adotar a estratégia e implementar o sistema CRM deve ser sempre aprimorar seu relacionamento com os clientes, aumentando a satisfação deles. Isso acontece quando o atendimento sabe qual o melhor horário para dar um retorno ao cliente, dispondo de todas as informações que ele precisa.
Ajuda a fidelizar a sua carteira
Com um sistema CRM, você não só vai evitar que os dados dos clientes se percam, como vai evitar que os investimentos feitos para conquistá-los sejam desperdiçados pela falta de uma ação assertiva, por exemplo. O monitoramento permite alertas e o armazenamento de oções de campanhas relacionadas a diferentes perfis. O resultado é a melhora da taxa de retenção.
Tem baixo investimento comparado ao retorno
De acordo com estudos do IDC a respeito do Retorno sobre o Investimento (ROI) em CRM, mais da metade das empresas que investiram nestes sistemas registraram taxas entre 50% e 500%. A maior parte deste sucesso se deve ao aumento da produtividade e a melhoras nos processos.
Agora que você já sabe o que é o CRM, como funciona e porque ele é necessário, mãos à obra: crie a sua estratégia, pesquise um sistema adequado para as suas necessidades e o implemente na sua empresa. Tenha um plano para usufruir dos benefícios do seu investimento e conseguir um retorno rápido do seu investimento, ampliando suas vendas e a satisfação dos seus clientes.
Você está pesquisando um sistema CRM para a sua empresa? Compartilhe conosco quais são os seus objetivos e o que espera. Deixe um comentário abaixo!
Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom
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