Segurança de rede: o que é, tipos e como proteger a sua?

Escrito por humanos

Muitos empreendedores se questionam sobre o que é segurança de rede, que consiste na proteção de sistemas computacionais feita para evitar o acesso de agentes maliciosos. O firewall é um dos principais tipos e um dos mais usados, por ser seguro, eficiente e proteger tanto a equipe da empresa quanto os seus clientes.

No entanto, esta solução não deve ser usada sozinha, pois os cibercriminosos podem descobrir outras brechas no sistema e entrar, aumentando a necessidade de várias camadas de segurança. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto e como se proteger!

O que é segurança de rede?

A segurança de rede consiste na proteção de sistemas de computadores contra possíveis ataques internos e prevenir ameaças cibernéticas que tentam roubar dados sigilosos.

Segundo o relatório de Cost of a Data Breach, de 2023, 82% das violações de segurança aconteceram porque hackers acessaram dados sigilosos desprotegidos na nuvem. Se uma empresa deixar que essa situação aconteça, pode lidar com custos acima de US$4,45 milhões, e em países como Estados Unidos. A quantia é de US$9,48 milhões, e isso pode ter acontecido pelas empresas desconhecerem o que é segurança de rede.

Como funciona a segurança de rede?

Essa proteção funciona por meio do bloqueio ao acesso de terceiros aos recursos presentes em rede, faz a detecção e interrupção imediata de ataques cibernéticos e fornece um ambiente seguro para a equipe e para os clientes. Os dados são protegidos por meio de sistemas robustos e tecnológicos que eliminam ameaças constantemente e enviam avisos para a equipe.

No entanto, pense que uma empresa não sabe o que é segurança de rede e não utiliza nenhum dos tipos disponíveis. O sistema se encontra vulnerável, as informações podem ser acessadas por qualquer pessoa mal-intencionada e ainda podem ocorrer ataques de vírus ou espionagem de câmeras e microfones. Esta companhia está suscetível a ter as informações vazadas e precisar lidar com possíveis multas no futuro.

Para que serve a segurança de rede?

Além de saber o que é segurança de rede, ela serve para detectar, controlar e mitigar possíveis ameaças cibernéticas no sistema da sua companhia. Os ataques de hackers em busca de dados são um fator que deixa de acontecer quando se usa uma solução eficiente, prática e que mantém as redes seguras diariamente. As principais funções da segurança de rede envolvem:

1. Controlar o acesso à rede

A segurança de rede controla o acesso e evita que qualquer pessoa verifique informações das quais não tem permissão. Até mesmo alguns colaboradores podem ser impedidos de analisar os dados, caso não tenham a chave de acesso ou liberação superior para isto.

2. Proteger dados corporativos

Dados corporativos de clientes, de negociações e dos colaboradores, por exemplo, são informações que precisam estar sempre protegidas. A segurança de rede protege os arquivos por meio da criptografia, que assegura a privacidade e faz com que ameaças sejam prevenidas.

3. Proteger o hardware

As soluções de segurança impedem que pessoas desconhecidas acessem o hardware e verifiquem informações importantes. Com uma camada extra de proteção, a máquina detecta e neutraliza as ameaças, mantendo a integridade dos dados e da conexão. 

4. Proteger a computação em nuvem

O provedor em nuvem protege a rede física, patches, configurações do sistema, armazenamento e os computadores. Em cloud, ameaças de segurança, acessos não autorizados e furtos são evitados por conta da criptografia e soluções aplicadas.

Quais são os benefícios de garantir a segurança de rede?

Saber o que é segurança de rede permite que você consiga implementar uma solução eficiente em sua empresa, a fim de manter o sistema protegido. Dessa forma, são proporcionados benefícios que tornam a rotina empresarial mais segura, como:

  • Mitigação de erros;

  • Mais segurança interna;

  • Confiança e credibilidade proporcionadas aos clientes;

  • Redução de gastos;

  • Impede a invasão de terceiros não autorizados;

  • Evita a violação de dados;

  • Ameaças perigosas são neutralizadas;

  • Protege a infraestrutura da rede;

  • Impede a espionagem por microfones e câmeras;

  • Dados mais seguros.

Ameaças perigosas incluem worms, cavalos de troia, spyware, adware, ransomware e malware. Em todos os casos, a intenção dos criminosos é obter informações sigilosas, danificar o sistema computacional e divulgar na internet ou usar os dados adquiridos para benefício próprio. Portanto, após entender o que é segurança de rede, é indispensável proteger as máquinas com soluções assertivas de proteção, como as da Algar Telecom.

Tipos e ferramentas de segurança de rede

Os tipos de segurança de rede deixam os computadores protegidos, desde que medidas de proteção e prevenção sejam trabalhadas regularmente. Deste modo, a sua empresa pode evitar a divulgação de informações importantes para terceiros ao implementar os seguintes tipos:

  • Firewall: o hardware ou software evita que tráfego suspeito tente entrar ou sair da rede;

  • Controle de acesso à rede (NAC): os gatekeepers autenticam e liberam os usuários, caso tenham permissão;

  • Sistemas de detecção e prevenção de intrusões: verificam o tráfego de entrada e fazem busca por possíveis ameaças;

  • Redes privadas virtuais: mantêm a identidade dos usuários protegida por meio da criptografia de dados.

Os firewalls atuais previnem a entrada de intrusos no sistema e fazem reconhecimento de quem acessa as informações. O NAC é uma proteção de rede que fornece regras de uso e controla quem vai fazer determinado procedimento na empresa, como a programação de um software que só deve ser continuada por um profissional de TI e a revisão e publicação feitas exclusivamente por um sênior.

Segurança de rede e a LGPD

A segurança de rede deve seguir as exigências da LGPD, como realizar investimentos para cibersegurança e manter o sistema da empresa protegido contra ameaças. Caso contrário, a lei pode adotar práticas de penalização para todas as companhias que deixem os dados vazar por falta de prevenção adequada.

É necessário definir um encarregado de proteger os dados, aquele profissional cuja obrigação é monitorar as informações e espalhar as boas práticas internamente. Por isso, saber o que é segurança de rede tem importância, porque evita problemas de multas em sua empresa e a equipe realiza um trabalho eficiente e seguro.

Como a Algar pode ajudar o seu negócio a se proteger?

Com a Algar Telecom, você encontra soluções de cibersegurança, como cloud backup, SD-Wan Super Seguro e Anti-DDo, que são ferramentas recomendadas para armazenar informações, realizar operações com praticidade e sem perder a segurança.

O SOC, por exemplo, auxilia no monitoramento de dados, enquanto o SIEM cria alertas e o WAF filtra e bloqueia acesso malicioso na rede, prevenindo o vazamento de dados.

Agora que você já compreende o que é segurança de rede e qual é a sua importância, é hora de proteger o seu negócio. Entre em contato com o time da Algar, veja qual é a melhor solução para manter seus dados protegidos.

Avalie este post