O aumento exponencial do número de dados, gerados a partir de diversas fontes no ambiente digital, pode tornar difícil a vida das grandes empresas quando o assunto é a coleta, o armazenamento e o tratamento desses dados, que são produzidos diariamente. Além de ser capaz de coletar e armazenar, os departamentos de TI das grandes organizações também têm sido cobrados quanto ao poder de processamento e análise eficiente desse conjunto de informações, uma vez que elas podem ser fundamentais para a tomada de decisões e criação da estratégia de atuação do negócio.
Para que esses dados sejam processados e analisados de forma correta, é preciso que a organização tenha, em sua estrutura, servidores, ferramentas e profissionais que sejam capazes de lidar com as características de Big Data. Porém, como o valor para implantação e manutenção dessa base analítica é alto, muitas companhias optam por contratar esse tipo de serviço de empresas especializadas. Até pouco tempo atrás, não era possível encontrar no mercado um pacote completo, que envolvesse coleta, armazenamento e análise de dados, mas com a chegada do conceito de Analytics as a Service (AaaS) essa realidade mudou.
O AaaS é uma combinação dos aspectos on demand, característico da Cloud Computing, e de ferramentas de Analytics. Logo, ela refere-se ao fornecimento de softwares e operações analíticas através de tecnologias disponibilizadas através da web. Esses tipos de soluções oferecem às organizações uma alternativa em relação a criação de configurações internas de hardware para análises de informações que dizem respeito ao negócio.
Parte de uma gama maior de serviços com funcionamento semelhante, que incluem o Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e a Infrastructure as a Service (IaaS), o Analytics as a Service funciona da seguinte forma: um provedor do serviço oferece acesso a uma plataforma de análise remota por meio do pagamento de uma taxa mensal, permitindo que o cliente use esse software analítico durante o tempo que for necessário e pare de usar (e pagar) quando achar conveniente.
Leia também: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: 4 FORMAS DE UTILIZÁ-LA A FAVOR DO SEU NEGÓCIO
Vantagens do Analytics as a Service (AaaS)
Cada dia mais as organizações necessitam colher e processar o maior número possível de dados, a fim de permitir correlações e análises que gerem informações úteis para o melhoramento de processos, a criação de novos produtos e serviços, o aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente, entre outros aspectos característicos de cada negócio. Além disso, é necessário que todas essas etapas sejam cumpridas da maneira mais rápida e eficiente possível, uma vez que muitas decisões consideradas estratégicas ou emergenciais precisam ser tomadas apressadamente. Nesse sentido, o AaaS é considerado como uma das melhores opções de acesso a ferramentas e softwares confiáveis.
Além disso, a análise estratégica das informações vai de encontro a uma outra questão muito importante em tempos de redução de investimentos em recursos, sejam eles financeiros ou físicos. Empresas mais enxutas e menos hierárquicas ganham agilidade na realização de suas tarefas, na resolução de problemas e no planejamento de ações que podem definir o rumo da atuação do negócio no mercado. Por isso, em uma era corporativa em que as informações e o real time se tornaram fundamentais, o poder analítico e sob demanda do Analytics as a Service é um grande passo rumo à eficiência e à inovação das organizações.
Outro ponto importante em relação ao AaaS é a eliminação de tarefas da área de TI, como implementação e manutenção de programas relacionados a Big Data e que acabam resultando em desperdício de tempo e recursos. A adoção desse tipo de serviço também permite o acesso a tecnologias que garantem segurança, privacidade das informações geradas e compliance dos dados, aspectos esses que são imprescindíveis para qualquer empresa.
Junto com o apelo de terceirização completa que o Analytics as a Service proporciona, há a opção de adotar um sistema híbrido, onde as empresas utilizam o que têm disponível para análise e terceiriza outros tipos de ferramentas que podem ser utilizadas através da web. Esse conjunto de fatores prepara os negócios modernos, oferecendo um maior número de opções e soluções mais precisas e que são necessárias aos negócios em mercados que funcionam, em grande parte, com a disponibilidade de dados.