Quando falamos sobre o uso da nuvem, a maioria das pessoas já identifica que essa é uma ferramenta poderosa e essencial adotada por várias empresas. Mas você sabia que existe uma série de mitos sobre a computação em nuvem?
Esse modelo de solução é popular, pois facilita o acesso a vários serviços, incluindo bancos de dados, ferramentas de análise e softwares essenciais para o funcionamento das operações — todos fornecidos pelo acesso à web.
Mesmo assim, ainda existem muitos mitos em torno dos serviços de computação em nuvem. Alguns deles podem levar os empreendedores a desistirem dessa solução antes mesmo de entender todos os seus benefícios.
Neste conteúdo, vamos elencar os 4 principais mitos e questionamentos sobre o uso da computação em nuvem e falar dos benefícios em escolher essa opção nas empresas.
4 mitos sobre a computação em nuvem
Mito 1: A nuvem é menos segura, se comparada à infraestrutura no local
Esse primeiro mito sobre a nuvem tem a ver com uma questão de percepção. Parece que algo que está longe do alcance físico é mais inseguro. Mas, na prática, a grande maioria das violações em redes continua a envolver ambientes locais.
Qualquer infraestrutura de TI pode ser segura, mas isso depende das medidas tomadas para protegê-la. Provedores de serviços em nuvem podem investir mais facilmente em segurança, porque conseguem criar uma infraestrutura mais sólida.
Leia também: POR QUE SUA EMPRESA DEVE ADOTAR COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Mito 2: Investir em computação em nuvem custa uma fortuna
Esse, sim, é um dos grandes mitos sobre a computação em nuvem! Na verdade, a utilização de soluções em nuvem é definitivamente mais barata em comparação à instalação e manutenção de sua própria infraestrutura de rede interna.
O que a nuvem faz muito bem é dimensionar as soluções de acordo com as suas necessidades, o que significa que você paga apenas pelo poder de computação de que precisa.
Não há necessidade de instalar todos os servidores nem de fazer a manutenção em seus serviços, por isso você não precisa da equipe para lidar exclusivamente com essas tarefas. Assim, é possível reduzir ainda mais os custos.
Mito 3: É muito complicado fazer a mudança da rede local para a nuvem
Para alguns empresários, um dos mitos sobre a computação em nuvem é sobre a dificuldade em fazer a transição para a nuvem, já que a migração envolve a realocação e a reinstalação de aplicativos, um processo demorado que prejudica a produtividade imediata de seus negócios.
Mas essa não é a verdade! Pode ter sido assim há alguns anos, quando ainda havia um período de transição de tecnologias. Mas a migração para a nuvem mudou muito e, hoje, os provedores desenvolveram novas ferramentas de replicação de tecnologia para acelerar e simplificar esse momento de transição.
Mito 4: A nuvem tira o seu controle
Talvez você esteja em dúvida sobre mudar para uma solução virtual porque está preocupado com a perda do controle sobre dados. Embora não esteja mais no comando de seus próprios servidores, a computação em nuvem oferece uma alternativa diferenciada que pode beneficiar — e muito — o seu negócio.
Com a nuvem, você pode acessar seus arquivos e aplicativos importantes de qualquer lugar. E o melhor: você precisa apenas da conexão com a internet. É possível também fazer backup de dados remotamente.
Sim, você estará confiando em um ambiente externo para processar análises e cálculos, mas geralmente esses processos são realizados em uma fração do tempo. Ou seja, você concluirá seus projetos mais rapidamente e estará pronto para aproveitar as oportunidades adicionais.
Para quem utiliza ainda os servidores físicos, quando acontece um problema, o acesso aos dados e informações armazenados é interrompido. Isso sempre gera prejuízos de ordem financeira, já que toda a operação pode ficar parada, dependendo de um conserto técnico rápido.