É notório que empreender nunca foi considerada uma tarefa fácil. No entanto, essa atividade se torna cada vez mais complexa e difícil de ser realizada com êxito, em razão da profunda digitalização do mercado. Com o cenário digital, as micro e pequenas empresas, além de disputarem espaço com seus concorrentes locais, têm que enfrentar um gigantesco mercado global online e ter um olhar estratégico profundo para os hábitos de consumo de seus clientes.
Se antes uma loja de calçados concorria com outras lojas do mesmo porte, instaladas na mesma cidade, por exemplo, hoje a disputa é universal, já que o e-commerce revolucionou o varejo no mundo todo. A sociedade está passando por uma profunda transformação digital que, atualmente, permite que um negócio possa disputar o mercado com inúmeros outros na web e que o consumidor possua, cada vez mais, voz e poder de escolha. Pensando nisso, é inegável que a concorrência para micro e pequenas empresas se apresenta com uma dinâmica muito mais complexa do que em outros tempos.
É compreensível que esse difícil cenário gere dúvidas e receios ao empresário, tendo em vista que fazer a gestão de qualquer negócio é uma missão que impõe muito sacrifício pessoal, financeiro e de tempo. Além disso, esse contexto de forte concorrência, que faz com que os empreendedores precisem estar atentos a todo tempo nas necessidades do cliente e no funcionamento do mercado, pode causar grandes crises aos negócios que não se atualizam.
Diante desse desenho do mercado, é fundamental que o empreendedor tenha visão de futuro e se antecipe às demandas de seus consumidores. Para que isso se efetive na prática, é necessário estar antenado às novidades digitais voltadas para o meio empresarial. Tendo isso em vista, apresenta-se, a seguir, uma lista de 6 tecnologias digitais, adaptáveis a micro e pequenos negócios, que são tendências para 2018 e próximos anos.
1 – Chatbots ou assistentes virtuais
Se um dos pontos fortes para se destacar frente à concorrência é oferecer um atendimento especializado ao cliente, os chatbots e assistentes virtuais são tecnologias capazes de suprir essa demanda. Com comandos simples, os robôs virtuais podem oferecer ajuda personalizada aos consumidores.
Esses assistentes digitais são capazes de dar suporte rápido e simples aos usuários, colaborando para que as empresas automatizem e aprimorem parte do atendimento do seu público. Além disso, os bots podem atender inúmeros consumidores ao mesmo tempo, agilizando esse processo e proporcionando mais comodidade ao cliente.
2 – Capacitação e trabalho remoto
É inegável que capacitar a equipe é um grande investimento que toda empresa deve fazer. No entanto, hoje em dia existem formas mais atrativas, práticas e rápidas para treinar os colaboradores. Já é uma realidade nas grandes empresas que os funcionários aprimorem seus conhecimentos através do dispositivo que ele mais usa em seu dia a dia, o smartphone. Essa tendência também está em alta no contexto das pequenas empresas, pois garante que o processo de capacitação seja mais flexível. Segundo estudiosos de gestão, com um simples treinamento para os colaboradores, a empresa pode aumentar exponencialmente a motivação e a produtividade de uma equipe inteira.
Nesse mesmo viés, não é só a capacitação remota que está em alta, a flexibilização do trabalho diário por meio de dispositivos móveis também já é uma realidade. A ferramenta Office 365, por exemplo, pode facilitar nessa otimização de tempo, já que oferece a possibilidade de alguns processos do empreendimento serem realizadas de qualquer lugar. Por meio dessa ferramenta, toda a equipe pode acessar e trabalhar, de qualquer dispositivo, com os arquivos compartilhados simultaneamente e com as ferramentas necessárias para a realização de cada tarefa.
3 – Computação em Nuvem
Esta é uma tecnologia que está em alta há algum tempo, mas sua relevância se intensifica a cada ano. Adotar a tecnologia em nuvem é uma das formas mais certeiras de trazer melhores resultados a qualquer empresa. Os benefícios das ferramentas de computação em nuvem são variados: economia de tempo, aumento na produtividade, mais segurança dos dados etc.
Essa inovação tecnológica permite que a empresa armazene seus mais diversos dados disponíveis em uma plataforma online, sem que haja o perigo de perda por acidentes ou furtos. Além disso, é a melhor solução para guardar uma grande quantidade de informações, questão fundamental nos dias atuais.
4 – Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é uma tecnologia que possibilita diversos objetos, como veículos, eletrodomésticos, peças de vestuário, dentre outros, a se conectarem à internet e, a partir de sensores, serem capazes de coletar e gerar dados sobre o usuário. Essa multiplicidade de dados colhidos oferecerá às empresas informações precisas de seus clientes e, por consequência, irá transformar profundamente os negócios atuais. Inúmeras empresas do varejo, por exemplo, já utilizam essa tecnologia para otimizar a jornada de compra do cliente e prover um atendimento mais personalizado.
5 – Atendimento em múltiplas plataformas
Tendo em vista que o consumidor é a razão pela qual as tecnologias digitais surgem nas empresas, uma de suas maiores demandas é o atendimento em diferentes plataformas. Ser atendido através de diferentes canais, seja numa loja física, num aplicativo do negócio, nas mídias sociais da marca, em seu site, por meio de um aplicativo de mensagens, dentre outras formas, é um desejo do consumidor hoje em dia. Nesse sentido, os negócios precisam estar preparados para atender a um público que transita por dois mundos em sua jornada de compra, o offline e o online, e a multiplicidade de canais é uma comodidade esperada por esse mercado.
6 – Novas formas de pagamento
O modo pelo qual os consumidores utilizam o dinheiro e realizam suas transferências e pagamentos sofreu grandes alterações, principalmente porque, por meio de dispositivos móveis, os clientes já conseguem realizar transações e compra de bens com poucos cliques. Por isso, os negócios precisam pensar em maneiras de automatizar e integrar formas de pagamentos. Nesse novo contexto, essas inovações devem permitir que o cliente realize pagamentos em qualquer hora e lugar, de forma imediata e por meio de diferentes canais.
Agora que você já sabe quais são as principais tendências digitais para micro e pequenas empresas neste ano e nos próximos, pretende implementar alguma dessas inovações em sua empresa? Já conta com alguma dessas tecnologias? Compartilhe sua visão na seção de comentários e conheça os produtos da Algar Telecom para sua micro e pequena empresa.