O Youtube é considerado o segundo maior buscador da internet, ficando atrás apenas do Google. Isso se dá ao franco crescimento da plataforma de publicação de conteúdo audiovisual, que hoje conta com mais de 1,3 bilhão de usuários ativos, o equivalente a um terço do número de usuários de internet em todo o mundo.
No Brasil, em outubro de 2016, o Youtube chegou ao número de 82 milhões de usuários, o que representa cerca de 80% das 102 milhões de pessoas com acesso à internet no país. Esse gigante do streaming transformou-se em uma das principais plataformas de marketing e publicidade da era digital, com presença crescente no orçamento de empresas de todos os tamanhos.
Além disso, até 2019, 80% do consumo global da Internet será o conteúdo de vídeo, fazendo com que as marcas que não investirem nesse meio de comunicação percam relevância no mercado. Para as micro e pequenas empresas isso não é diferente, a plataforma representa uma excelente oportunidade para que reforcem seu posicionamento de marca, sua presença no meio digital e, consequentemente, aumentem suas vendas.
Levando isso em conta, estar presente no Youtube é essencial se o objetivo for ser notado e aumentar os lucros. A seguir, confira algumas maneiras de usar essa plataforma em benefício da sua empresa:
Produção de vídeos
Se sua empresa tiver condições e estrutura para investir na produção regular de vídeos pode ser interessante criar um canal no Youtube para divulgar esse material. Para isso, é importante manter uma equipe responsável, que lide com a comunicação da empresa, para produzir os vídeos. Sobre a parte mais técnica da tarefa, caso a empresa não possua uma equipe técnica que possa realizar a captação de vídeos ou edição, por exemplo, poderá contratar alguma agência que execute o serviço.
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Além disso, também é interessante mensurar os efeitos dessas postagens. O YouTube valoriza canais com recorrência de vídeos, que possuam ao menos um post por semana, no mesmo dia e horário. Isso significa que a empresa deve se programar para produzir esses conteúdos, ver comentários, interagir com seguidores, analisar gráficos, etc. Por isso, o ideal é investir uma quantia no início, pelo menos até conseguir entrar em um bom ritmo.
Divulgação de conteúdo
Caso sua empresa revenda produtos de outras companhias, uma boa alternativa é utilizar os vídeos de divulgação do próprio fabricante. Assim, será possível manter um canal e não haverá a necessidade de arcar com os custos da estrutura de estúdio, áudio e vídeo para produção regular de seus próprios conteúdos.
Você também pode divulgar esses vídeos em suas redes sociais e inseri-los na página do produto em seu site. É uma boa estratégia para redes de varejo e e-commerces fortalecerem sua relevância nas buscas para determinados produtos.
Anúncios
Ao procurar conteúdo de entretenimento, seu público pode estar mais suscetível à mensagem que você deseja transmitir. Anunciar no Youtube pode ser uma ótima opção para complementar sua campanha publicitária e estratégia de links patrocinados.
Os benefícios de se fazer presente no Youtube
Ao todo, mais de 1 bilhão de pessoas acessam o YouTube mensalmente para ver pelo menos um vídeo e esse conteúdo vai além de entretenimento, pois as pessoas procuram vídeos que respondam às suas dúvidas. Desde tutoriais sobre como executar uma determinada tarefa, passando por demonstrações e comparações de produtos.
Se as pessoas acessam o Youtube pelos mais diversos motivos, produzir conteúdo para essa rede é uma oportunidade explícita para pequenas empresas que desejam aumentar as vendas. Afinal, estabelecer presença nessa plataforma torna mais fácil que seu conteúdo seja encontrado, tornando sua marca mais popular.
Outro bom motivo é que o Youtube é também uma rede social, ou seja, o local mais propício para interação. Ao postar um vídeo, você estará abrindo o canal para que seus clientes possam entrar em contato quando quiserem e a aproximação com o público é extremamente positiva para as MPEs, pois cria a oportunidade de saber mais sobre as pessoas que se interessam pela sua marca, criando laços e clientes fiéis.
Antes de mais nada, o YouTube é uma oportunidade para espalhar a sua mensagem e informar o seu cliente. Ao se tornar uma referência no mercado, a autoridade da sua empresa trabalha a favor de si mesma e seu conteúdo ganha ainda mais influência. Ou seja, quanto mais conteúdo produzido, mais pessoas confiam na mensagem transmitida pelo canal e mais recomendações serão feitas a seu favor.
A estratégia de marketing da sua MPE é um dos pontos mais importantes para se atingir o sucesso. Mesmo que sua empresa não conte com uma equipe dedicada, é fundamental que a sua marca possua táticas claras e seja conhecida pelo público. São as pessoas que mais confiam na empresa que farão recomendações para os amigos.
E você, tem direcionado suas estratégias de comunicação e marketing para o Youtube? Sua empresa já possui ou pensa em criar um canal para divulgação de vídeos? Compartilhe conosco suas experiências!