O Brasil já conta com mais de 5 milhões de microempresas, que hoje já respondem por grande parte da economia do país. O aumento da renda brasileira nos últimos anos favoreceu o surgimento de novos negócios de menor porte, principalmente nos setores de comércio e serviços.
Entre as vantagens de ter uma microempresa no Brasil estão o custo reduzido, menor burocracia e vantagens em licitações. Se você pretende ter um negócio desse porte, confira alguns benefícios:
1) Menos burocracia
Uma das grandes vantagens de abrir uma microempresa é que a burocracia é bem menor em relação às de maior porte, já que uma série de procedimentos são simplificados. Primeiramente, existe o Simples Nacional, regime que garante tratamento tributário diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte. Uma série de tributos federais, estaduais e municipais IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS) são pagos em uma única arrecadação, facilitando muito o recolhimento.
Também para facilitar os processos administrativos das microempresas, as obrigações previdenciárias e trabalhistas são simplificadas. Entre as vantagens da microempresa estão a dispensa da necessidade de comunicar férias coletivas ao Ministério do Trabalho e Emprego e a não necessidade de afixação de Quadro de Trabalho (não precisa da anotação do horário de entrada e saída).
A redução da burocracia, além de simplificar e agilizar os processos internos, também reduz muito o custo para manter a empresa. Menos burocracia significa menos funcionários tendo que trabalhar para cumprir exigências do Estado.
2) Vantagem em licitações
Apesar de possuírem menos recursos, muitas vezes, as empresas menores concorrem de forma desigual com as de maior porte. Para evitar que isso aconteça, o Poder Público garante uma série de vantagens para as micro e pequenas empresas nos processos licitatórios.
Ao contrário das grandes, as microempresas podem, por exemplo, participar de uma licitação mesmo que não estejam em dia com as obrigações fiscais, podendo regularizar sua situação em dois dias caso seja a vencedora do certame, ou seja, da disputa. A lei ainda cria um “empate virtual” no caso da proposta da microempresa ser, dependendo do tipo de licitação, de 5 a 10% mais cara do que a de uma empresa de grande porte.
O objetivo destas e outras medidas é criar um cenário mais favorável às pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo e a melhora da economia brasileira.
3) Agilidade nas decisões
Um dos benefícios das microempresas em relação às de maior porte é a agilidade. As decisões dentro de uma microempresa podem ser tomadas bem mais rapidamente, visto que elas que têm uma capacidade muito maior de mudar de rumo caso seja necessário. Isso pode ser especialmente útil em tempos mais complicados.
Da mesma forma, acaba sendo mais fácil identificar problemas e soluções, já que o número de processos internos é bem mais reduzido. Em uma projeção de fluxo de caixa, por exemplo, você pode ser capaz de identificar com facilidade quais gastos devem ser cortados e onde é melhor investir no momento, processo que pode ser lento e complexo em uma grande companhia.
O ambiente de uma microempresa permite, ainda, um maior envolvimento dos funcionários, que estão diretamente implicados em cada uma das decisões do negócio. Se você, como gestor, souber tirar o melhor de cada um, pode ter trabalhadores que se sentem muito mais motivados, já que suas decisões têm peso maior.
Se você tem uma boa ideia, coloque-a em prática abrindo seu próprio negócio. Por mais que precise se preocupar com planejamento, não se esqueça que considerando o cenário atual, é uma boa ideia abrir uma microempresa, proporcionando benefícios ao empreendedor. Depois, é só cuidar da gestão empresarial e se destacar no mercado!