O perfil do consumidor mudou, bem como as maneiras de chamar sua atenção. Hoje em dia, seus prospects estão em diversos locais e é preciso chegar até eles. Neste artigo, apresentaremos três dicas básicas para a captação de clientes. Depois, cabe a você levantar as particularidades do seu negócio para adaptar esses passos às características do seu nicho e dos seus clientes. Confira:
Conheça seu cliente e faça bom uso de suas informações
Para conquistar clientes é preciso oferecer produtos e serviços que correspondam ou que até superem às expectativas deles. Nada tem um potencial maior para fidelizar clientes do que isso. Mas para conseguir chegar lá é preciso muito estudo.
Se o seu negócio está no começo, é fundamental fazer pesquisas. Uma maneira simples, barata e eficaz de saber mais sobre o seu cliente é conversando com ele. Essa também é uma forma de fazer com que ideias surjam, além de poder avaliar seu produto ou serviço. Questione quais são as melhorias que eles desejam ver, avalie as possibilidades de inovar e faça as alterações necessárias.
Proporcione experiências positivas
A venda de um produto envolve uma série de momentos que devem resultar em uma experiência positiva para o cliente. De nada adianta encontrar o produto ou serviço que ele procura e se deparar com um atendimento ruim. A concorrência estará a postos para atender um cliente insatisfeito seu.
A regra, portanto, é investir em um bom relacionamento com o consumidor e promover as melhores experiências possíveis. Dê a ele a possibilidade de testar e conhecer melhor o produto, ou mesmo um serviço, antes de efetuar a compra, responda bem ao cliente que fez alguma crítica, se mostre disposto a colaborar, ou seja, deixe as portas abertas. Um relacionamento forte com o cliente é a melhor das impressões que você pode deixar.
Promova o seu negócio
É essencial estar onde o seu cliente está. Por isso, invista em campanhas de marketing e crie canais online para interagir e se mostrar presente. Vale lembrar, no entanto, que é imprescindível apresentar um bom conteúdo e saber se comportar nas redes.
Com a internet, o compartilhamento de boas e más experiências pode se mostrar tão veloz quanto efetivo. Por isso, é importante que a sua empresa tenha uma atuação online eficiente. Assim, você poderá aproveitar as indicações, atraindo novos clientes, ao mesmo tempo em que consegue administrar as críticas negativas, caso elas surjam.
O objetivo de ter um negócio lucrativo pode ser alcançado de diversas maneiras. Mas o bom relacionamento com os clientes pode ser chave para atingir o sucesso. Mais do que atrair um grande número de pessoas, é essencial focar na fidelização dos clientes, afinal, são os clientes fiéis que irão propagar seus produtos e serviços para novos clientes em potencial.