A transformação digital nas empresas já é uma realidade. A tecnologia e as inovações vêm se consolidando nos últimos anos e se tornaram a base das operações corporativas.
Se antes elas estavam restritas a alguns segmentos, hoje já conquistaram o setor empresarial. Afinal, as organizações entenderam que se tornar mais modernas e acompanhar os avanços tecnológicos é uma questão de sobrevivência.
No entanto, mais do que adotar novas tecnologias, como a inteligência artificial, o processo de transformação digital é uma mudança de mentalidade.
Pensando nisso, você sabe o que significa transformação digital? E seus pilares?
Vem com a gente conhecer mais sobre o assunto e buscar maneiras de realizar uma transição natural e positiva.
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O que é transformação digital?
Transformação digital é o processo pelo qual uma empresa transforma suas operações e interações com os clientes usando tecnologias digitais.
É uma mudança estrutural completa na organização, que visa melhoria do desempenho e aumento da produtividade, mas é também cultural.
Em outras palavras, o processo de transformação digital atinge todas as áreas de uma empresa, como marketing, vendas, produtos, serviços e tecnologia, mas também a cultura organizacional.
Vale destacar que esta transformação se aplica a governos (vide a plataforma do governo brasileiro), mercado de trabalho, economia e sociedade como um todo. Porém, nosso foco aqui é a transformação digital nas empresas.
Ela representa a automatização total dos processos e da gestão, desenvolvendo novas soluções com base na sua migração para o ambiente digital, e uma mudança de paradigma mental.
Por isso, este processo complexo exige uma abordagem estratégica e um compromisso de longo prazo. Para tanto, é fundamental conhecer os pilares desta transformação.
Quais são os pilares da transformação digital?
Empresas de todos os setores estão buscando transformações tecnológicas para aprimorar suas operações. Isso porque o processo, como apontamos, envolve a mudança de vários processos para um modelo totalmente digital.
Para que isso aconteça, o gestor deve ter um olhar atento para os pilares da transformação digital.
Na visão de David L. Rogers, em sua obra “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital” existem cinco domínios estratégicos deste processo: clientes, dados, competição, inovação e valor.
No entanto, é possível notar que existem dois focos principais nestes domínios: pessoas e processos de negócios.
Por isso, pode-se pensar nos pilares enquanto jornada de infraestrutura de TI, jornada de segurança, jornada do futuro do trabalho e jornada da conectividade.
Jornada de Infra de TI
A Jornada de Infraestrutura de TI está relacionada à migração de processos e aplicativos para a nuvem.
É fundamental que as empresas busquem parceiros para fazer a transição para a infraestrutura digital de forma escalonável, segura e resiliente a partir de um planejamento sólido.
Eles devem apresentar ferramentas que apoiem essa jornada, tais como hosting, nuvem pública e backup como serviço.
Dessa forma, garante a disponibilidade de software, hardware, abstração de recursos e tecnologias de processo inovadores.
Essa jornada, portanto, garante muitos ganhos à organização, pois o planejamento prévio é capaz de mitigar riscos a partir da visão holística das operações da empresa.
Confira como a Algar Telecom enxerga a transformação digital e sua jornada de Infra de TI:
Jornada da Segurança
A Jornada de Segurança é crucial para garantir que os dados estejam protegidos em todas as etapas da transformação.
Além disso, envolve também a garantia da gestão da estrutura de TI pelas empresas com confiança e em conformidade, assegurando a privacidade dos negócios.
Algumas ferramentas que apoiam essa jornada são SD-WAN (serviços gerenciados de rede e segurança), gerenciamento de segurança (SOC), endpoint gerenciado, recuperação de desastres e backup como serviço.
Jornada do Futuro do Trabalho
A Jornada do Futuro do Trabalho questiona como as empresas podem preparar seus colaboradores para o mundo digital.
Ou seja, é fundamental adotar ferramentas para melhorar os processos e a gestão, promovendo colaboração e agilidade na execução das tarefas.
A International Data Corporation (IDC), em seu relatório IDC’s Future of Work 2022, sinalizou para a adoção dos modelos de trabalho híbridos pela maioria das empresas do G2000.
Por isso, a adoção de tecnologias de automação e Inteligência Artificial/Machine Learning (IA/ML) que atendam ao trabalho dinâmico serão fundamentais para que os profissionais consigam trabalhar de qualquer hora e lugar.
Jornada da Conectividade
Por fim, a Jornada da Conectividade aborda a necessidade de uma conectividade confiável, onipresente e robusta.
Ela se relaciona não só à experiência digital dos clientes com a empresa, mas também dos funcionários, que precisam de acesso em qualquer lugar e a qualquer hora aos sistemas empresariais.
Quanto aos gestores, eles precisam alinhar política, tecnologia e operações para gerar agilidade e receita.
Então, podemos entender a Jornada da Conectividade como aquela que permite a movimentação de dados entre pessoas, aplicativos, coisas e processos para criar experiências digitais contínuas.
Para tanto, destaca-se também a necessidade da conexão contínua entre sistemas de TI, redes e a nuvem, o que possibilita que os dados se mantenham em movimento.
Entendeu o que significa transformação digital? As jornadas são a base dos diversos aspectos que as empresas devem considerar neste processo.
Vamos ver então como elas se aplicam nas organizações?
Como funciona a transformação digital nas empresas?
A transformação digital nas empresas, para ser realizada de maneira correta e efetiva, depende de algumas ações.
Essas práticas devem contribuir para o redesenho dos processos organizacionais, que precisam considerar a experiência dos clientes, os modelos de operação e de negócio.
Confira dicas para realizar essa aplicação no seu negócio:
Promova a mudança de mindset
As lideranças e a gestão empresarial precisam assumir a frente do processo. Se pensarmos nas empresas que passaram por transformação digital, este certamente é um ponto em comum. E por que?
Porque a mudança deve acontecer de dentro para fora. Mais do que o mercado apontar que o processo é importante, a empresa precisa entender seu momento e se capacitar para a transformação.
Com isso, consegue identificar os pontos de atuação nos processos internos de produção para, na sequência, envolver o cliente nas mudanças.
Não adianta assumir uma postura digital forçada sem entender o que este processo significa. É preciso compreender a importância, o valor e o propósito da transformação, e repassar essa consciência a todos da empresa.
Com a mudança de mindset, será possível concluir que a transformação não é apenas marcar uma boa presença no digital e ter boas ferramentas. É, na verdade, mudar o modo de agir e colocar a tecnologia no centro das operações para entregar maior valor às pessoas.
Faça um planejamento do processo
Adotar transformações tecnológicas não é suficiente para passar pelo processo. As inovações, sem dúvidas, suportam essa mudança estrutural e cultural, mas nada adianta se forem adotadas de maneira aleatória.
Por isso, antes de pensar em quais ferramentas adotar, o gestor empresarial deve fazer um planejamento estratégico de todo o processo, pensando também no investimento disponível para treinamentos e programas.
Qual o objetivo da transformação digital? Onde sua empresa quer chegar com o processo? Ele é somente um meio para um objetivo mais específico, como maior colaboração, otimização de processos, melhoria na produtividade dos profissionais ou entrega de valor ao cliente.
Invista em infraestrutura
Softwares, armazenamento em nuvem, backup. Existem muitas transformações no mundo da tecnologia que fazem parte da infraestrutura que dão base à transformação.
Para conhecer aquelas que são adequadas aos objetivos dos seus planejamentos, o gestor pode buscar um parceiro do setor para ajudá-lo nesta análise. Assim, poderá transformar seus processos offline em digitais com mais assertividade.
Um bom exemplo de ferramenta é o Cloud Plus, que tem como objetivo facilitar a utilização do serviço em nuvem em corporações que precisam de serviços sob medida.
Com ela, é possível fazer uma gestão completa do serviço, facilitando o trabalho operacional, e principalmente, tendo um serviço sob medida para as necessidades do negócio.
Implemente sistemas integrados
A transformação digital completa só irá acontecer no seu negócio se todos os setores estiverem devidamente integrados.
Por isso, é fundamental implementar sistemas e plataformas que possibilitem essa interação entre os departamentos e os colaboradores, de modo a otimizar o fluxo de trabalho por completo com a ajuda da tecnologia.
Digitalize seus documentos
A transformação digital traz, dentre outros aspectos, o conceito de digitalização de processos, ou seja, tornar eletrônico os procedimentos que ocorrem manualmente.
Para isso, o seu negócio pode começar digitalizando documentos, e adotando esses modelos virtuais no dia a dia.
Planilhas, contratos e relatórios podem se tornar eletrônicos, iniciando o processo de digitalização por meio de pequenas mudanças.
É uma mudança básica quando pensamos no aspecto da mudança nos modelos de operações.
Incentive a cultura de inovação
Por fim, outra dica importante para promover o processo de transformação digital nas empresas é incentivar a cultura da inovação dentro do seu negócio.
Os funcionários serão os principais afetados por essa transição e, para adotar com sucesso este novo conceito, é fundamental que ele também abracem essa nova cultura. É a mudança de mindset que acabamos de mencionar.
Assim, vale a pena divulgar e incentivar novos hábitos e mostrar os benefícios dessa adaptação internamente.
Porém, é trabalho das lideranças contribuir para o desenvolvimento das equipes de trabalho, pois precisarão de novas habilidades técnicas e comportamentais para atuar dentro desse novo modelo. Portanto, capacite seus times.
A importância da transformação digital
Embora este processo pareça um conceito futurista, temos muitas empresas que passaram por transformação digital e já estão adotando esse formato operacional.
Um estudo recente da IDC (Predictions 2022) aponta que as taxas de crescimento do investimento em transformação digital direta (DX) podem atingir 16,5% de CAGR para o período de 2022 a 2024.
Os níveis de investimento para este período devem ser de US$ 6,3 trilhões, um aumento de US$ 0,9 trilhão comparando ao investimento previsto para o período de 2020 a 2023.
E o que justifica esse aumento? A importância da transformação digital nas empresas.
Uma pesquisa da Deloitte aponta que a implementação de tecnologias digitais pode ajudar a acelerar o progresso em direção às metas corporativas, como retornos financeiros, diversidade de mão-de-obra e metas ambientais, em 22%.
Na mesma pesquisa, 29% dos executivos de empresas com alta maturidade digital relataram o impacto positivo da transformação no crescimento e na inovação, enquanto 41% enfatizaram o impacto positivo nas funções de vendas e marketing.
Desse modo, entender sobre transformação digital não apenas permite que a corporação se organize de forma mais prática, para acompanhar as inovações do mercado, como também é essencial para potencializar os rendimentos da sua produção.
Neste sentido, podemos apontar diversas vantagens para as empresas que buscam transformações tecnológicas e culturais para este novo modelo de negócio.
Principais benefícios da transformação digital
O processo de transformação digital nas empresas implica o uso da tecnologia voltada para pessoas, desde os clientes aos profissionais da organização.
Seu foco é otimizar processos e aumentar a competitividade da empresa no mercado. Mas se você ainda está em dúvida sobre passar ou não por este processo, conheça alguns dos principais benefícios que essa mudança traz para o ambiente corporativo.
Otimização dos processos internos
Utilizar a tecnologia como base estrutural permite que a empresa diminua o número de processos manuais necessários.
Em outras palavras, essa mudança ajuda a aprimorar os processos internos, tornando-os mais eficientes e motivando os profissionais, que não perdem tempo com atividades desnecessárias.
Isso não apenas reduz os recursos utilizados nesses procedimentos, como torna as rotinas de operação mais ágeis, produtivas e práticas.
Foco no cliente
As transformações no mundo da tecnologia trouxe para as empresas a possibilidade de adotar ferramentas para ter um entendimento maior sobre o cliente. A análise detalhada de dados e preferências do consumidor é essencial para o negócio, certo?
Isso permite a elaboração de estratégias e produtos mais eficientes, voltados para as verdadeiras demandas do público, além de ações de marketing com maior impacto e a manutenção de um relacionamento mais sólido com o cliente.
Em outras palavras, a transformação foca na experiência do cliente, pois a abordagem a ele se torna personalizada.
Melhor experiência de trabalho
É importante mencionar que a transformação digital oferece um ambiente mais engajado e produtivo para os colaboradores, melhorando, assim, a experiência de trabalho de toda a equipe.
Com a otimização dos processos internos, os profissionais se sentem mais motivados, o que por sua vez possibilita um maior comprometimento deles com a execução de tarefas.
Além desse aspecto operacional, é importante destacar também que o incentivo à inovação e à criatividade é um ponto positivo. Afinal, os colaboradores passam a adquirir novas habilidades neste sentido, o que contribui para seu desenvolvimento profissional.
Redução de custos
Ainda que haja a necessidade de investir em novas tecnologias para sustentar a transformação, é possível notar uma redução de custos e um aumento na margem de lucro devido à otimização da operação.
O aumento da produtividade das equipes, que passam a trabalhar de forma mais inteligente, significa “fazer mais com menos”.
Na prática, as transformações tecnológicas conseguem assumir a burocracia, enquanto os profissionais realizam atividades estratégicas e de maior valor à organização.
Quais são os desafios para a transformação digital?
Como qualquer novidade, essa mudança também enfrenta desafios no mercado. Apontamos a seguir algumas barreiras que devem ser superadas neste processo:
- As particularidades de cada empresa podem dificultar a divulgação da transformação digital como um todo;
- A mudança dos aspectos culturais da empresa pode ser mais difícil, especialmente em negócios muito tradicionais;
- Há incertezas em relação ao ROI (retorno sobre o investimento) da transformação, pois as vantagens deste processo aparecem a longo prazo;
- A falta de iniciativa de muitas empresas faz com que elas deixem a transformação para depois, o que ocasiona falta de competitividade no mercado;
- Há um temor em relação a possíveis brechas de segurança na adoção de estratégias digitais, além do receio em relação à reputação das empresas já consolidadas no mercado;
- Diversas companhias possuem sistemas ultrapassados que não acompanharam as transformações no mundo da tecnologia, o que também traz complicações para a adaptação;
- Dificuldades técnicas, como a falta de pessoas capacitadas para operar as soluções tecnológicas, e financeiras, como o orçamento limitado para investimento, podem atrapalhar o processo;
- Não existe uma “receita de bolo” para passar por este processo, pois cada negócio possui suas próprias demandas e necessidades e deve identificar os melhores sistemas para migrar para o ambiente digital.
Para solucionar alguns desses desafios, existem ferramentas tecnológicas com diversas finalidades.
O Cloud Backup, da Algar Telecom, é um bom exemplo. A solução intuitiva e segura de backup como serviço apresenta um painel de gerenciamento online simplificado e facilita a escalabilidade do negócio.
Com ela, o gestor conta com uma rotina de cópias de segurança facilitada, garantindo a proteção de informações e arquivos contra imprevistos.
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Perguntas frequentes sobre transformação digital
O que significa transformação digital? Essa é uma pergunta que, neste momento, você já é capaz de responder. Mas existem outras comuns que explicamos a seguir!
Quais são os objetivos da transformação digital?
A transformação digital tem como principal objetivo colocar a tecnologia a serviço da sociedade e, portanto, das empresas, resolvendo problemas tradicionais de forma eficaz, prática e rápida.
Na prática, ela pode aprimorar a comunicação entre pessoas, integrar departamentos e equipes de uma empresa, automatizar e desburocratizar processos, favorecer as tomadas de decisão, melhorar a interação com clientes e muito mais.
Quais são os impactos da transformação digital numa empresa?
A transformação digital traz impactos significativos para o universo corporativo, desde pequenas empresas, até grandes companhias. E isso acontece de diversas formas, como:
- Otimização de processos internos e externos, uma vez que a tecnologia se torna a base de toda a operação empresarial;
- Desenvolvimento de iniciativas cada vez mais sustentáveis, com base na redução de custos e na realocação de recursos manuais;
- Maior facilidade na comunicação entre empresas e consumidores, mudando, de modo definitivo, as interações corporativas no mercado;
- Manipulação e armazenamento de informações com maior segurança, oferecendo mais garantias para os clientes, e, dessa forma, aperfeiçoando seu relacionamento;
- Adoção do e-commerce como foco na sua continuidade de atuação no mercado, uma vez que ele se torna o principal canal de negociação entre empresas e clientes, aumentando, inclusive, o faturamento com vendas online.
Quais são as principais tecnologias da transformação digital?
Nuvem e IaaS (Infraestructure as a Service), produtos e serviços que combinam IoT, Edge Computing, 5G e Analytics, dispositivos wearables, blockchain, robótica, Device as a Service (DaaS), NaaS (Network as a Service), Inteligência Artificial e Machine Learning são as principais tecnologias da transformação digital.
Quais são as tendências da transformação digital?
De acordo com o Tech Trends 2021, da Gartner, temos algumas novidades tecnológicas que apontam para as tendências de transformação digital, como Internet of Behavior, experiência total (do usuário e do colaborador), criptografia homomórfica, distributed cloud, engenharia de IA e hiperautomação.
Big Data, internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, data-driven, Business Intelligence (BI), inteligência artificial e machine learning já fazem parte desta transformação.
A transformação digital, no ambiente corporativo, é a mudança de um processo ou modelo operacional de uma empresa, tendo como base o uso da tecnologia para automatizar tarefas e ganhar eficiência.
Ela surge a partir da necessidade das organizações se adaptarem às novas demandas do mercado, que são cada vez mais exigentes e ágeis.
Para o processo, é preciso se apoiar em tecnologias, como computação em nuvem, inteligência artificial e big data. Essas soluções desempenham um papel importante para transformar os processos da organização, oferecendo segurança, estabilidade e flexibilidade.
Dessa forma, conseguem simplificar e otimizar os processos das organizações, proporcionando maior agilidade e eficiência nos negócios.
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