Entender por que a omnicanalidade no varejo se tornou uma tendência é o primeiro passo para as empresas que desejam usar essa estratégia.
Basicamente, trata-se da integração entre os diferentes canais de venda e atendimento utilizados no negócio. Afinal, os consumidores de hoje se acostumaram a não encontrar barreiras entre eles.
Embora o universo virtual tenha ganhado espaço, as pessoas querem poder escolher por onde fazer suas compras e interagir com as marcas.
Além disso, a maioria se divide entre o consumo no varejo físico e on-line. E, apesar de 68% preferirem as lojas virtuais por conta das ofertas, 46% preferem as lojas físicas para ver os produtos de perto.
Esses dados nos ajudam a entender a importância da integração entre canais, que vamos explicar melhor a seguir.
O que é omnicanalidade no varejo?
A omnicanalidade no varejo acaba com a oposição entre lojas físicas e online. Ainda que grande parte das empresas já trabalhe com diversos canais de venda, manter a autonomia de cada um deles era uma prática comum.
Mas os varejistas vêm percebendo que esse modelo não traz vantagens.
Isso porque ele obriga o cliente a resolver qualquer tipo de problema apenas pelo canal usado para a compra e não pelo mais conveniente. E os consumidores já estão acostumados a trafegar entre os diferentes canais disponíveis.
Diante disso, o que a omnicanalidade no varejo faz é uma integração entre lojas físicas, virtuais e os meio de comunicação da empresa. Dessa forma, fica fácil entender o que o consumidor quer e acompanhar toda a jornada percorrida até a efetivação da compra.
Como funciona uma loja omnichannel?
Os varejistas atentos a essa tendência conseguem sair na frente da concorrência na hora de atrair os consumidores. Isso porque a omnicanalidade no varejo cria uma experiência positiva e também facilita o processo de compra.
Mais do que vender online, os canais digitais conectam os consumidores às lojas físicas. Afinal, muita gente tem o costume de pesquisar antes sobre um produto. Nesse processo, a empresa pode inspirar uma pessoa a visitar o estabelecimento.
Quando a integração entre canais existe, o potencial cliente pode consultar antes os preços, a disponibilidade dos produtos, o horário de funcionamento da loja e até encontrar outros produtos relacionados a sua busca.
Portanto, não pense que o digital prejudica os pontos de venda físicos. Na verdade, ele favorece a decisão de compra, sobretudo quando o consumidor sabe que vai encontrar em tal loja o que ele precisa.
Da mesma maneira, depois de conhecer um produto na loja física, o consumidor pode resolver adquiri-lo online.
3 motivos pelos quais a omnicanalidade no varejo ajuda a vender mais
Entenda por que a média de faturamento dos varejistas que adotam essa estratégia costuma ser mais alta do que aqueles que usam apenas um canal:
1. Melhora a experiência
Quem trabalha no varejo sabe que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isso, oferecer uma experiência agradável é fundamental para garantir a satisfação do seu público.
E a omnicanalidade aparece aqui como uma estratégia eficiente, já que ela elimina a necessidade de o cliente mudar de um canal para outro, seja para comprar ou resolver um problema.
Essa experiência pode ser ainda melhor a partir do investimento em soluções que centralizam os canais de atendimento em um único lugar.
2. Aumenta a visibilidade
Outra vantagem da integração é a geração de um marketing orgânico para a sua marca. Isso porque ela aumenta a visibilidade do negócio no mercado.
Quando um cliente é bem atendido e tem uma experiência satisfatória, as chances dele fazer recomendações para os seus conhecidos e se tornar um promotor da empresa é grande, .
3. Fideliza os clientes
Fique sabendo que a estratégia também colabora com a fidelização. Um estudo da Harvard Business Review mostrou que, 6 meses depois de uma experiência de compra omnichannel, os clientes aumentaram suas compras em 23%.
É a confiança que faz com que eles fiquem mais satisfeitos, recomendem a loja e queiram comprar de novo com a empresa.
Como você deve ter notado, a omnicanalidade no varejo é uma estratégia alinhada às demandas e comportamentos dos consumidores de hoje. Sendo assim, se você quiser ganhar espaço no mercado, fugir dela não é uma opção.
E quando o assunto é atendimento? Descubra como atender o consumidor muticanal do jeito certo!