A mobilidade das relações de trabalho, somada à necessidade de cada vez mais produtividade nas tarefas, tem exigido que os gestores invistam em novas soluções. Nesse sentido, o SD-WAN se torna uma ferramenta extremamente necessária. Mas o que é SD-WAN?
Uma pesquisa recente feita pelo IDC revelou que um em cada três tomadores de decisão de grandes empresas de TI e telecomunicações no Brasil não sabe o que é Software Defined WAN (SD-WAN).
Pensando nisso, preparamos este artigo com o objetivo de explicar o que é SD-WAN e por que essa tecnologia é importante para as empresas. Confira!
O que é SD-WAN?
A rede de uma empresa é formada por diversos circuitos, que fazem parte de uma arquitetura que controla ou programa a rede de forma centralizada, a SDN (Rede Definida por Software).
Por meio da SDN a operadora é capaz de gerenciar a rede. Porém, esse processo se complica quando existem redes externas ou outros tipos envolvidos. É nesse momento que entra o SD-WAN.
Por intermédio do SD-WAN, a SDN se torna uma aplicação com a qual as empresas podem usar uma WAN com VPN IP para internet de banda larga, wireless 3G, 4G e outras conexões. O SD-WAN torna o tráfego automático, dinâmico, seguro, garantindo a qualidade do serviço e a redução de custos.
Além disso, o SD-WAN facilita o gerenciamento de outras redes que não estão dentro da empresa, como a de filiais ou de colaboradores remotos.
Quais são as dificuldades das empresas em relação à conectividade?
O gerenciamento de redes, principalmente as externas, é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas. Outros problemas estão relacionados com:
Largura de banda
As empresas encontram diversos entraves quando precisam aumentar sua largura de banda. Um deles é que o serviço costuma ser caro. O outro é que ela nunca é atendida de imediato.
Complexidade da filial
Quando há diversos dispositivos com a mesma função na filial e gerenciamento em silos, é necessário utilizar vários serviços para implantá-los, monitorá-los e solucionar os problemas.
Arquitetura rígida
Ao redirecionar o tráfego de uma rede remota da filial, seus aplicativos em nuvem acabam sendo impactados. Sempre que for preciso usar novos aplicativos, a reconfiguração da rede será necessária, causando uma demanda maior ao TI.
Leia também: TUDO SOBRE TIPOS DE REDE – LAN, WAN, WLAN, SD-WAN
Como o SD-WAN pode ajudar a sua empresa?
O SD-WAN já seria extremamente necessário se atendesse apenas os quesitos acima, mas o serviço oferece ainda mais soluções. Veja os benefícios para as empresas:
Simplifica a rede da filial
Maior agilidade para implementar serviços, automatização sem intervenção humana, facilidade na configuração e centralização das soluções de problemas são alguns fatores que permitem a simplificação da rede.
Agiliza os processos
Com o SD-WAN é possível utilizar vários links, dispositivos e serviços ao mesmo tempo, sem interromper os processos em andamento. Além disso, é possível integrar as APIs em vários sistemas de gerenciamento e de relatórios.
Otimiza o desempenho dos aplicativos
Por meio de links híbridos ou de conexão com acesso direto e seguro aos aplicativos da empresa e da nuvem, é possível ter um maior desempenho e otimizar os processos. O SD-WAN também permite o monitoramento de vários links da rede remota e dos provedores de serviços.
Reduz os custos
A centralização das soluções de rede proporciona a redução de custos de fornecimento de hardware, dispositivos, roteadores e outras soluções. Isso porque os serviços estarão integrados de forma simples, podendo ser facilmente gerenciados.
Para garantir os benefícios oferecidos pelo SD-WAN, a empresa deve buscar uma solução segura e especializada. A Algar Telecom desenvolveu um serviço de SD-WAN que aumenta a conectividade da sua empresa de forma segura e inteligente. Saiba mais sobre essa solução!