A Era Digital trouxe novos players para o mercado afim de contribuir com as estratégias das empresas para alavancar seus negócios e trazer um nova experiência de compra, de consumo e de posicionamento para o mercado. Com esses novos fornecedores, veio também a necessidade de avançar e trazer cada vez mais inovação para as empresas.
Além disso, o consumidor também mudou todos os seus hábitos e critérios para compra. Entre os principais recursos utilizados pelas grandes empresas para entrar nesse mercado, onde a comunicação com o cliente passou a ser muito mais frequente e feita de forma direta, estão os Chatbots.
Os Chatbots são mecanismos para automação do atendimento ao cliente, que respondem dúvidas e recolhem dados simulando um atendimento real. Os mecanismo estão sendo programados para que esse atendimento se torne ainda mais humanizado – sempre buscando a melhor experiência para o cliente.
Conheça agora 5 dos principais usos dos Chatbots nas empresas e suas vantagens!
1. Planejamento estratégico
As informações recebidas pelos bots durante o atendimento valem ouro para qualquer empresa. A partir delas é possível montar um planejamento estratégico para diversas áreas da empresa, como Marketing e Vendas, por exemplo.
Com esses dados, é possível saber mais sobre os desejos do cliente e ainda nortear melhorias na sua empresa ou produtos para que eles se tornem mais adequados para o seu público.
2. Chatbots na eficiência e rapidez no atendimento
Os Chatbots evitam que seu cliente perca tempo aguardando o atendimento – que se torna imediato e extremamente eficaz – se bem estruturado. Sendo baseado nas experiências anteriores de outros clientes, o atendimento via Chatbots também traz uma real redução de custos para as empresas: tanto de capital quanto de tempo. E essa relação de atendimento rápido traz resultados para os dois lados.
Isso ajuda muito na satisfação final do cliente e ainda pode gerar a possibilidade até mesmo de novos negócios durante o atendimento – upselling.
3. Geração de Leads
A cada atendimento, existe a oportunidade real de gerar leads mais qualificados e conseguir a tratativa correta para cada demanda. Com os dados dos clientes, sua empresa pode gerar ações específicas e alinhadas conforme expectativas e desejos de cada usuário.
Os resultados armazenados também são utilizados na programação de conteúdo como base de dados para melhorar ainda mais a programação dos seus Chatbots, assim, tornando essa interação mais eficiente.
4. Auxílio na Jornada do Cliente
Os Chatbots são uma ótima forma de analisar a fase da jornada do seu clientes. A partir dos atendimentos e de suas dúvidas e questionamentos sobre o produto ou serviço da sua empresa, sua equipe de Marketing terá informações valiosas para seu negócio.
5. Melhoria no relacionamento com o cliente
As respostas mais rápidas e feitas de forma direta são um dos grandes trunfos das empresas que mantém os melhores relacionamentos com seus clientes. A era de ficar horas esperando por um atendimento já passou há muito tempo.
As pessoas buscam por agilidade. Suas respostas precisam ser imediatas – e, de preferência, digitais. Hoje, esse é um dos principais fatores de manutenção e de conversão de leads em clientes. E lembre-se sempre: o mercado está se diferenciando pela inovação – e seus concorrentes também sabem disso.
Com os Chatbots, o diálogo entre sua empresa e seu cliente será correspondente à excelência que seu produto ou serviço apresenta para o mercado.
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