As redes sociais são uma das formas de comunicação mais baratas e de longo alcance atualmente. Para pequenas empresas que queiram atrair novos consumidores e manter um canal de relacionamento com seus clientes, é uma ótima tática criar perfis nas redes. Mas é fundamental definir uma estratégia, para que a divulgação fortaleça a imagem do negócio e traga benefícios. Para ajudar a construir uma página de sucesso, os especialistas Alexandre Marquesi (professor de e-commerce e redes sociais), Rose Naves (coordenadora de pós-graduação em Assessoria e Mídias Sociais), e Gustavo Carrer (consultor), falam sobre oito regras a seguir na hora de gerenciar as redes sociais:
1 – Verifique se a empresa está pronta. Antes de mostrar seus negócios na página, veja se seus negócios estão organizados em áreas como logística, produção, estoque e preço, pois, sem essa ordem, você não conseguirá atender a demanda dos usuários.
2 – Invista em profissionais especializados para cuidar da sua página. Mesmo que seja gratuito criar seu espaço nas redes sociais, não significa que você pode tratá-las de forma amadora. É preciso uma boa gestão, para consolidar a marca do seu negócio para os usuários.
3 – Não misture suas páginas pessoal e empresarial. Como os pequenos negócios começam a partir de relações pessoais, é comum que seu grupo de amigos participem do canal da empresa, mas tome o cuidado de separar os comentários e discussões no respectivo perfil.
4 – Produza conteúdo de forma profissional. Com uma postagem bem feita, sua página causa um bom impacto e atrai boa resposta comercial. Para as fotos, use boa câmera, um banco de imagens e entenda de fotografia, e para os textos, utilize linguagem publicitária, simples e direta.
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5 – Construa credibilidade nas redes sociais por meio de valores intangíveis. Isso pode ser feito com o cumprimento de prazos, correção de erros e, principalmente, seguindo os valores que a empresa propõe na elaboração dos conteúdos e nas atitudes, pois isso fortalece seu relacionamento com os clientes.
6 – Planeje suas publicações para manter a página atualizada e mostrar sua presença. Postagens em excesso incomodam e postagens em falta faz com que a marca não seja lembrada. Além disso, tenha uma linha de conteúdos e linguagem, seja coerente com seu público e com o que a empresa quer transmitir.
7 – Evite começar com divulgação de produtos. Busque primeiro ações de relacionamento, com conteúdo relevante para seu público e que o fidelize à sua marca. Só depois pense nas vendas.
8 – Invista sempre em atrair engajamento, pois ele é a chave do sucesso. Busque engajar seu público nas suas postagens, com conteúdo relevante, torne-os parceiros de sua marca nas redes sociais e conte que eles vão ser os embaixadores e falar dos seus negócios com os outros usuários. Para isso, mantenha um bom relacionamento, responda os comentários e mensagens e mostre os valores de sua empresa.
Fonte: Exame PME