5 ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão da sua MPE

Escrito por humanos

É comum, em micro e pequenas empresas, o próprio empreendedor se desdobrar em múltiplas funções. Administrar o negócio, lidar com o cliente, cuidar dos funcionários, dos projetos, das finanças, entre outros. A tecnologia é, definitivamente, uma grande aliada para facilitar esse dia a dia tão atribulado.

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem otimizar funções, aumentar a produtividade, aprimorar processos, entre outros. O empreendedor mais atento pode e deve tirar o maior proveito delas. Confira algumas opções de instrumentos simples, que podem fazer uma diferença enorme nos processos e na administração de sua empresa:

1 – Google Agenda

O serviço gratuito do Google de agenda e calendário online tem como principal objetivo otimizar as atividades diárias do usuário, que pode, facilmente, adicionar compromissos e eventos. Com a ferramenta, é possível anexar arquivos, receber lembretes pelo celular ou por e-mail, compartilhar com outras pessoas a própria programação e acessar agendas agregadas. Além de todas as suas funcionalidades, vale ressaltar que o Google Agenda é um sistema bastante confiável e seguro, que dispõe de recursos de proteção às informações adicionadas.

2 – Google Maps

O serviço de mapas do Google pode ser utilizado por empresas, mesmo as que não possuem um site, para mostrar informações como horário de funcionamento, endereço e contato. Ao cadastrar o endereço de sua empresa no Google, o mapa aponta o melhor caminho até ela. Além disso, quando alguém fizer buscas naquela região, seu empreendimento pode ser citado como sugestão. Há ainda o Google Maps for Work, que possibilita incorporar mapas em aplicativos e sites.

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3 – Google Analytics

Essa ferramenta é um serviço gratuito, oferecido pelo Google para monitorar os resultados de um site. Através de um código colocado na página a ser monitorada, dados como taxa de exibição, localização geográfica dos visitantes e perfil dos usuários são enviados ao proprietário.

Conhecer essas estatísticas é extremamente importante para saber quem é seu público e para adequar sua página conforme as necessidades desses consumidores. Além de permitir a avaliação de vendas e conversões, a ferramenta aponta como os usuários chegam ao site (se diretamente pelo endereço, se por buscador, por links de outros sites ou AdSense) e como eles utilizam a página.

4 – HootSuite

As redes sociais têm se mostrado essenciais para inúmeros segmentos. No entanto, não é simples manter vários perfis ativos. Para facilitar esse trabalho, existem ferramentas que auxiliam no processo de postagens e permitem uma análise da interação do público. Essencial para melhorar o desempenho online de uma marca. O HootSuite é um sistema bastante conhecido na gestão de marcas na mídia social. Utilizado para otimizar o tempo do usuário, que poderá gerenciar mais facilmente seus perfis em diferentes redes sociais e melhorar a performance de suas publicações.

5 – Mailchimp

Na hora de desenvolver um relacionamento com os clientes, o e-mail continua sendo uma forma bastante eficaz. O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de marketing direto. Diferente do spam, especialmente por funcionar com o consentimento do cliente e oferecer a opção de desfazer o cadastro quando a pessoa desejar. Uma das ferramentas mais conhecidas por sua eficácia, em se tratando de e-mail marketing, é o Mailchimp, que permite que o usuário crie e envie campanhas de forma simples e rápida.

Poder contar com essas ferramentas facilitam processos que seriam muito mais complicados e demorados. Além de desfrutar dos recursos oferecidos por elas na gestão de pequenas empresas, como praticidade e organização, você otimiza seu tempo e ganha informações que seriam difíceis de mensurar.

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