Contratar um servidor dedicado tem sido uma das soluções escolhidas pelas empresas que buscam escalar seus negócios com economia e mobilidade. Uma pesquisa, realizada pela Globaldata, revelou que 94% das empresas brasileiras entrevistadas utilizarão soluções em nuvem até 2020.
A terceirização dos servidores tem apresentado resultados e benefícios consideráveis para quem já está investindo em cloud computing. Neste artigo, listamos cinco vantagens que a sua empresa terá ao contratar um servidor dedicado. Confira!
5 vantagens de contratar um servidor dedicado
Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da GlobalData, destacou, em entrevista para o site Computer World, que ao investir em cloud computing a eficiência operacional das empresas pode chegar a 87%. De acordo com o especialista, a redução no tempo de provisionamento de serviços é um dos principais influenciadores do resultado.
Outras vantagens também serão percebidas após a empresa contratar um servidor dedicado. Veja quais são a seguir:
1. Redução de custos
O uso de data centers próprios exige que a empresa faça um investimento no valor total do equipamento e, em diversos casos, ele não é usado por completo. A empresa faz o investimento em um conglomerado de máquinas, precisa de espaço para acomodá-las, mas só consegue usar parte do equipamento.
Toda essa infraestrutura gera um custo para a empresa que pode ser reduzido ao contratar um servidor dedicado. Com a terceirização do serviço, a empresa custeia apenas o espaço necessário. Havendo a necessidade de aumentar o uso, mais espaço pode ser contratado. Além disso, não é necessário destinar uma área da empresa para acomodar máquinas, custear a refrigeração ou adquirir equipamentos robustos.
2. Ganho de escalabilidade
Data centers físicos são limitados. Mesmo quando a empresa contrata um serviço de alta capacidade, em algum momento o limite de espaço pode ser alcançado. Nesse momento, diversos negócios da empresa podem ser comprometidos.
A cloud permite a expansão de armazenamento sem a necessidade de contratar novas máquinas, o que garante escalabilidade para o negócio.
3. Personalização de acordo com a necessidade
Os equipamentos adquiridos para o data center físico contam com configurações definidas. Com isso, a empresa precisa adaptar a sua demanda aos equipamentos, o que pode limitá-la.
Ao contratar um servidor dedicado a situação muda, pois a nuvem permite a customização de um modelo que se aplique à realidade e necessidade da empresa.
4. Avanço tecnológico
O desenvolvimento tecnológico tem avançado cada vez mais para soluções em nuvem e digitalizadas. As máquinas e os espaços físicos tornam as empresas dependentes de processos obsoletos, do custo com manutenção e de outros processos que vão na contramão da inovação.
Leia também: SERVIDOR LOCAL OU EM NUVEM? SAIBA COMO DECIDIR COM ESSES 7 PONTOS ESSENCIAIS
5. Flexibilidade
Diversas empresas sofrem com os excessos e as reduções de demanda de seus servidores. Porém, aumentar ou diminuir a estrutura de um data center não são soluções viáveis e rápidas. O ideal é contratar um servidor dedicado terceirizado que proporcione flexibilidade e elasticidade. O serviço permite que o recurso tecnológico seja ajustado de acordo com a necessidade operacional do negócio.
O servidor dedicado conta com soluções de segurança certificada que impedem ataques maliciosos, como ransomwares, e que foram desenvolvidas especificamente para proteger seu armazenamento.