O uso de TICs para o crescimento das empresas

Escrito por humanos

As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) estão construindo a sua relevância no mercado como um todo. Afinal, o contexto tecnológico que norteia as empresas demanda dos empreendedores atenção especial às novidades do mercado.

Além do evidente conjunto de vantagens que esse tipo de solução agrega à rotina das empresas, como a redução de custos e maior agilidade na execução de processos as TICs também são uma tradução eficaz de maior eficiência e produtividade.

Neste artigo, resolvemos avaliar como as TICs estão compondo uma verdadeira revolução nos ambientes de TI e como elas contribuem com o crescimento das empresas!

As TICs na redução de custos gerais para as empresas

As aplicações das TICs têm sido consideradas como revolucionárias para o aumento de economia nas empresas.

Um exemplo disso é o uso de inteligência artificial para a automatização de processos. Por meio desse tipo de investimento, os riscos relacionados aos erros humanos são menores, a produtividade é elevada e a qualidade do serviço prestado na empresa também.

Menos desperdícios e prejuízos, portanto, na rotina. Só que isso não é tudo: tecnologias que facilitem a realização de reuniões à distância (como as videoconferências) minimizam os custos de logística e deslocamento, por exemplo, sem falar no ganho em tempo que se tem ao fazer uma reunião internacional, mas sem sair de dentro da própria empresa.

O uso de tecnologias no relacionamento com o cliente

A essa altura, não deve ser novidade que muitos recursos tecnológicos aprimoraram o relacionamento com o consumidor. O próprio marketing digital se pauta nos hábitos e comportamentos online do público-alvo de cada empresa.

Isso se traduz em dados que fortalecem as estratégias de atração, divulgação e relacionamento. A computação cognitiva, nesse sentido, tem papel determinante no aprendizado das empresas.

As soluções de chatbots são claras evidências desse sucesso. Por meio de ações pré-programáveis — e que “aprendem” ao longo de cada atendimento —, a experiência do atendimento automatizado influencia qualitativamente no desenvolvimento da empresa.

Com o tempo, o consumidor passa menos tempo à espera do atendimento e as soluções são mais ágeis e podem antecipar eventuais problemas que o seu público venha a ter.

Dessa forma, em uma época em que se fala muito sobre a experiência do cliente, as TICs têm grande parcela de responsabilidade nesse exercício.

O aumento de produtividade

Produzir mais em menos tempo — e com menos investimento — para gerar mais lucratividade: o sonho de todas as empresas. Com as TICs, muito desse escopo tem sido construído de maneira palpável.

Afinal, como vimos nos exemplos anteriores, as TICs possibilitam um dinamismo maior na realização de atividades mecânicas e repetitivas. Isso otimiza o tempo de sua equipe, coloca-a em uma posição mais estratégica e ainda contribui para uma produtividade maior — e melhor.

As grandes tendências em TICs

Deseja saber como as TICs estão sendo utilizadas pelas empresas? Abaixo, relacionamos algumas das principais tendências do setor, cujas soluções têm gerado os benefícios anteriormente citados. São elas:

  • inteligência artificial;
  • aplicações e analíticas inteligentes;
  • internet das Coisas (IoT);
  • soluções em nuvem;
  • experiência imersiva.

O segredo para que a sua empresa fique à frente das tendências? Contínuo monitoramento do mercado e da sua concorrência a fim de se antecipar às demandas.

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