Se você acredita que pequenos negócios não precisam se importar em criar uma cultura organizacional, é hora de repensar seus conceitos. Cultura organizacional não deve ser uma preocupação exclusiva de grandes empresas. Pelo contrário. É algo que deve ser construído desde o início para que cresça junto com a empresa.
Mas você sabe o que é cultura organizacional? Trata-se de um conjunto de valores que define uma organização. São as crenças que levaram o fundador a abrir o negócio. É a partir da cultura organizacional que a empresa orienta o comportamento de seus colaboradores, direcionando ações e decisões.
Portanto, desde que a empresa nasce, ela já tem uma cultura organizacional. Porém, esses valores podem sofrer modificações conforme o tempo passa e com a incorporação de outras pessoas na organização. É por isso que é tão importante instituir esses valores para que o foco da empresa não seja perdido.
Capacidade de alinhamento interno
O desempenho de qualquer empresa está ligado à capacidade que ela tem de alinhar-se internamente. O que isso significa? Que organizações que têm colaboradores caminhando em uma mesma direção garantem melhores resultados. Essa informação tem sido revelada por várias análises sobre performance organizacional e mostra o quão importante é a cultura de uma empresa, até mesmo para a sua evolução no mercado.
No entanto, é preciso observar que, quando a empresa estabelece sua cultura organizacional, não significa que ela deve se fechar a mudanças. Organizações que querem se manter competitivas precisam estar dispostas a mudar constantemente. Dessa forma, a empresa precisa ser proativa e conseguir ajustar processos, rever símbolos, orientar novos comportamentos e adotar novos modelos, mas sempre com base nos valores que motivaram a sua abertura.
A cultura organizacional da sua empresa está clara?
Para você descobrir se a cultura da sua empresa é forte, procure observar se todos os seus colaboradores sabem responder o que a sua organização faz, sem titubear nem tropeçar nas palavras. É importante que a empresa deixe claro quais são os valores que a norteiam e que isso passe a fazer parte do dia a dia da organização. Não é só você, como empreendedor, que deve ter consciência da razão de ser do negócio. Ela deve estar presente em toda a sua equipe.
Experimente solicitar que todos os seus colaboradores escrevam sobre o ambiente da sua empresa. Assim, você conseguirá identificar quais são as diversas visões a respeito do seu negócio e entender se a sua equipe está coesa, seguindo uma mesma direção, ou se destoam em muitos pontos, o que precisa ser unificado. Além disso, você cria um ambiente em que os colaboradores se sentem parte do negócio, em que são ouvidos. Isso contribui para que a empresa retenha talentos e motive-os a sempre dar o seu melhor.
Outra maneira de tornar clara a cultura organizacional da sua empresa é motivando os colaboradores a pensarem em otimizações de processos continuamente. O que cada um observa que pode ser modificado para a melhoria da empresa? Para isso, libere algum tempo para que cada colaborador reflita sobre o próprio trabalho e aponte mudanças que tornariam os processos mais eficazes. Instituindo essa prática, você mostra aos colaboradores que a empresa considera as sugestões deles, fortalecendo a cultura organizacional.
E, então, sua empresa possui uma cultura inspiradora, capaz de engajar o seu time de colaboradores? Esperamos que esse texto tenha ajudado você a perceber a importância desse processo para o crescimento do seu negócio. Deixe sua opinião aqui nos comentários.