Hoje em dia, a chamada era da transformação digital atinge tanto a sociedade em geral quanto o meio empresarial. Investir em transformações digitais passou a ser fundamental para o crescimento dos negócios em qualquer segmento, sobretudo em função das mudanças de consumo dos próprios clientes.
Essa ruptura de paradigma fez com que as inovações tecnológicas não se centrassem apenas nas grandes organizações. Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital também é acessível a negócios pequenos e o empreendedor deve encará-la não como gasto, mas como um investimento necessário para manter a sua empresa viva no mercado.
O fácil acesso a novas tecnologias permite que empresas pequenas executem modelos de negócios inovadores, batendo de frente com grandes concorrentes, já tradicionais no mercado. Prova disso são as empresas startups que já faturam alto. A ContaAzul, por exemplo, que oferece um sistema de gestão online para micro e pequenos negócios, concluiu recentemente o quarto round de investimentos com a participação do Valar Ventures, fundo de investimento norte-americano que tem como um dos sócios Peter Thiel, cofundador do Paypal.
Por isso, deve-se acabar com o estigma de que tecnologias de ponta são disponíveis só para as grandes corporações. A realidade contemporânea é bem diferente e qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, pode se adaptar à era digital. O tempo em que era necessário criar grandes estruturas de TI para fazer uso das mais recentes tecnologias ficou no passado. Hoje, empreendimentos de todos os portes conseguem investir em tecnologia de ponta, principalmente terceirizando parte de seus ativos de TI para empresas especializadas na área.
Ao investir em inovações digitais, o empreendedor deve fazer isso de forma gradual e focar em utilizar apenas aquilo que for relevante para o seu negócio, ou seja, o que for de fato trazer melhores resultados para a sua empresa. Nesse sentido, apresentamos a seguir uma lista com 5 novas tecnologias que podem colaborar para o crescimento de empresas de pequeno porte.
Leia também: MODELO SAAS E A ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
1 – Big Data e Business Intelligence
Ainda que isso possa parecer chocante, até recentemente, muitas empresas ainda armazenavam informações de seus clientes em arquivos de papel. Hoje isso pode parecer impraticável, mas certamente ainda é possível encontrar diversos negócios que fazem a gestão de relacionamento com clientes em documentos físicos.
No entanto, vive-se hoje a revolução da informação, época em que dados de todos os tipos são produzidos em grande escala, sobretudo com o advento dos dispositivos móveis e das mídias sociais, onde usuários de todos as partes do mundo produzem uma vasta quantidade de informações a todo segundo.
Para o tratamento dessa infinidade de documentos, utilizam-se os conceitos de Big Data e Business Intelligence (BI), bastante difundidos na área de TI. A primeira inovação refere-se ao grande conjunto de dados disponíveis às empresas propriamente dito, enquanto a segunda une conceito e aplicação a partir de um método para tratar o Big Data. Ou seja, as soluções de BI funcionam para computar os dados armazenados, analisando-os a fim de entender os hábitos de consumo do mercado.
2 – Computação em nuvem e mobilidade
A computação em nuvem ou cloud computing é uma tecnologia essencial a qualquer empresa nos dias atuais, em que dados, tanto do mercado em geral quanto dos clientes, se tornaram o grande tesouro do mundo corporativo. Possuir um serviço de armazenamento em nuvem pode ajudar em variados processos de uma pequena empresa.
Essa inovação permite que a organização armazene os mais diversos dados disponíveis em uma plataforma online, sem que haja o perigo de perda por acidentes ou furtos. Além disso, é a melhor solução para que se guarde uma grande quantidade de informações sem investir em servidores locais.
Ademais, além do armazenamento de informações, outros dados também podem trafegar na nuvem e ser disponibilizados online a todo momento. Isso traz mobilidade ao trabalho, que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar. O Office 365, produto da Algar Telecom que funciona sob uma infraestrutura 100% em nuvem, por exemplo, garante o acesso a documentos e ferramentas de trabalho a partir de qualquer computador conectado à internet, integrando e otimizando processos em uma empresa.
3 – Internet das coisas
Uma outra inovação que pode modificar modelos de negócios em pequenas empresas é a Internet das Coisas. Essa tecnologia possibilita que diversos objetos, como veículos, eletrodomésticos, peças de vestuário, dentre outros, se conectem à internet e, a partir de sensores, sejam capazes de coletar e gerar dados sobre o usuário em alta velocidade. O conceito básico dessa tecnologia é que produtos e equipamentos comuniquem entre si.
Em empresas que trabalham com seguros, por exemplo, essa tecnologia pode ser bastante útil, já que pode ser utilizada na mitigação de riscos, visto que a interação digital em tempo real com clientes e seus bens físicos pode ser aplicada para a geração de apólices pay per use, com segmentação maior de mercado e avaliações de risco mais realistas.
Outra grande aposta dessa inovação envolve os serviços de logística, já que a tecnologia permite localizar mercadorias com exatidão. Na área de gestão, a solução pode ajudar, por exemplo, a controlar a entrada e saída produtos do estoque de forma remota, a partir de um sensor inteligente.
O futuro da Internet das Coisas, segundo preveem os especialista em TI, está diretamente relacionado com à computação em nuvem. Como ela se refere ao controle inteligente de bens móveis e imóveis, utilizar a cloud para o armazenar os dados gerados é uma necessidade.
4 – Beacons
De forma simples, o beacon é uma evolução do sistema de bluetooth, tecnologia criada para conectar dispositivos pela rede sem fio. A partir do beacon, as empresas podem localizar com precisão onde está o seu cliente, direcionando-o com uma mensagem personalizada a seu estabelecimento.
Nesse sentido, essa ferramenta, que tem como forte o seu poder de comunicação, destaca-se principalmente no varejo, porque além de atrair o cliente, o beacon também permite identificar por quais setores do estabelecimento ele mais se interessa, a partir de dados que já foram gerados por ele. Essas informações obtidas a partir do beacon pode colaborar também para as estratégias de marketing da empresa, que pode pensar em ações direcionadas.
5 – Chatbots
Os chatbots são assistentes digitais, uma espécie de robôs virtuais. Especialistas já preveem que essa será uma tecnologia bastante comum nos mais diferentes dispositivos. Essa interface autônoma pode revolucionar a forma como seres humanos e computadores trabalham e se relacionam.
De modo prático, as empresas poderão utilizar esses bots para interagir com os seus clientes e vice-versa. A partir de chats em redes sociais, esses assistentes virtuais podem fazer um atendimento completo, ajudando o usuário com informações e soluções. Essa é uma tecnologia vantajosa tanto para o cliente quanto para o empreendedor, visto que, por não ser necessária mão de obra humana, o atendente virtual é capaz de fazer infinitos e simultâneos atendimentos, garantindo mais eficiência e rapidez para o cliente e otimização nos processos de atendimento para a empresa.
No ano passado, o Grupo Sage lançou globalmente o seu primeiro chatbot de contabilidade, o Pegg. Voltado a pequenas e médias empresas, o sistema atua como um assistente inteligente que permite aos usuários acompanharem despesas e gerenciarem as finanças, utilizando aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger.
Agora que você conheceu 5 novas tecnologias que podem ajudar no crescimento e na otimização dos processos de sua empresa, pretende fazer o uso de alguma? Já conhecia alguma dessas inovações? Conte as suas experiências nos comentários.
Quer conhecer os produtos da Algar Telecom para sua MPE? Acesse: https://compre.algartelecom.com.br/ ou agende uma visita com nossos consultores.