Você sabia que o controle de acesso à internet é cada vez mais comum no mundo corporativo? Não se pode negar que a internet é fundamental para a execução de diversas tarefas e para o desempenho de diferentes funções dentro de uma empresa.
No entanto, o gasto de tempo excessivo em sites, redes sociais, conversa com amigos assim como o acesso a conteúdos ilegais ou indevidos podem comprometer o sucesso do negócio.
Pensando nisso, leia o post de hoje e fique por dentro das principais vantagens ao adotar uma prática de gestão e controle de acesso à internet!
1. Segurança e proteção de dados
Uma das maiores vantagens do controle de acesso à internet para as organizações está ligada à segurança. Isso porque é possível evitar incidentes e falhas de segurança bastante comuns, como roubo de dados sigilosos, sequestro de dados, fraudes financeiras, instalação de vírus, entre outros.
Em grande parte dos casos, esses incidentes ou ataques à rede são causados pelos próprios usuários, que acabam clicando em e-mails falsos, links maliciosos ou baixando programas impróprios para o ambiente de trabalho. Com o acesso controlado, os riscos para a segurança diminuem drasticamente.
Leia também: OTIMIZE SUA GESTÃO EMPRESARIAL COM AS SOLUÇÕES ALGAR TELECOM
2. Maior produtividade
Embora diversas atividades no trabalho dependam da internet, o uso indevido feito pelos colaboradores é responsável pelo desperdício de tempo e, consequentemente, pela queda na produtividade. Por isso, um dos benefícios do controle de acesso à internet é justamente o aumento do nível de produtividade da equipe.
Ao bloquear ou limitar o acesso às redes sociais, e-mail pessoal, WhatsApp, lojas virtuais, sites de esportes e entretenimento, por exemplo, a empresa evita que seus colaboradores gastem um tempo excessivo com esses tipos de atividades. Assim, passam a ter mais tempo para realizar as obrigações do trabalho.
3. Foco nas tarefas da empresa
Além da produtividade, ao fazer o controle de acesso à internet, as empresas ajudam os colaboradores a ter mais concentração e foco nas atividades que estão desempenhando. Afinal de contas, as notificações de redes sociais, WhatsApp e e-mail geram distrações constantes durante o expediente.
Portanto, as restrições no uso da internet evitam que os colaboradores tenham tantas interrupções ao longo do dia e permitem que eles se mantenham mais focados nas tarefas relacionadas à empresa.
4. Redução de despesas
Os vírus originados do acesso a sites nocivos ou de spam com links maliciosos geram falhas e lentidão nos equipamentos. Assim, o funcionamento de um computador pode ser comprometido em apenas um clique.
Quando isso acontece, além de os colaboradores ficarem ociosos, é preciso fazer a devida manutenção dos computadores, o que gera gasto para a empresa. Mas com o controle de acesso à internet, essas despesas são evitadas.
5. Informações sobre o uso da internet
Ao definir as regras de navegação, vale a pena conhecer o que os colaboradores estão acessando. A boa notícia é que as soluções de gestão e controle de acesso à internet permitem que o administrador conheça os sites acessados por cada usuário e em quais horários do dia.
Dessa forma, fica mais fácil reconhecer quais são as maiores fontes de desperdício de tempo no trabalho e analisar o comprometimento de cada colaborador. Caso seja necessário penalizar alguém por acessar conteúdos impróprios, por exemplo, a empresa tem uma justificativa para isso.
Dica extra: tenha uma solução especializada no controle de acesso à internet
Se a sua empresa deseja implementar ou aperfeiçoar a política de utilização da internet, contar com soluções de controle de acesso pode fazer toda a diferença. Ao contratar esse tipo de solução, sua empresa pode desfrutar de todos esses benefícios e ter a gestão da internet sob total controle.
Quer conhecer uma dessas soluções e entender como ela pode potencializar o seu negócio? Clique aqui e confira!