Não é possível escapar do grande advento que a Transformação Digital trouxe para a rotina corporativa e para a sociedade, como um todo. Nem se quisessem, as empresas conseguiriam ignorar os efeitos e causas dessa revolução que vivemos atualmente.
Só que esse impulso por mudanças e o imediatismo contemporâneo podem fazer com que os empreendedores tomem decisões precipitadas. Assim, ao contrário de benefícios, o que se colhe é o trabalho dobrado para ajustar uma estratégia ou o investimento em novas tecnologias.
Para facilitar a tomada de decisão, neste post, vamos apontar para você quais são os cinco erros que podem comprometer o processo de Transformação Digital nas organizações!
1. O isolamento entre os departamentos e a área de TI
A tecnologia encurtou distância, integrou equipes e conectou responsabilidades. Hoje em dia, é impensável imaginar no fluxo de trabalho de maneira isolada, mas como uma parte precedida e seguida de outra.
Isso inclui a área de TI, que concentra o DNA da Transformação Digital. Ao integrá-la ao resto da empresa, as soluções apontadas podem ter uma implementação mais eficaz, bem como resultados mais rápidos.
2. A insistência no controle manual
Não faltam soluções de mercado, hoje em dia, que automatizem processos mecânicos e repetitivos. Algo que contribui significativamente para a redução de erros e também para que os seus recursos humanos atuem mais como peças estratégicas.
Só que, ao evitar essa etapa, na sua Transformação Digital, o empreendimento pode ficar à mercê de pequenos equívocos que seriam facilmente evitados com a automatização de uma ou mais atividades internas.
3. A crença de que a inovação acontece apenas tecnologicamente
Seguindo ainda o exemplo anterior, podemos dizer que muitos gestores creditam aos softwares os benefícios da Transformação Digital — quando isso não é bem verdade.
Afinal, a inovação deve surgir inicialmente da compreensão do cenário atual, da definição de metas e estratégias e só então a busca por soluções para os desconfortos identificados.
Nem sempre, a inovação depende exclusivamente de um novo software: uma simples mudança no fluxo de trabalho — complementada por uma tecnologia diferenciada — pode fazer toda a diferença.
Do contrário, por que investir em adventos tecnológicos se não se sabe, precisamente, o que eles podem fazer pelo desenvolvimento da organização?
4. Desconhecer o momento da Transformação Digital
Há a expectativa de que o investimento em tecnologia cresça 4,5% em 2018 podendo alcançar o 3,7 trilhões de dólares. Só que essas cifras devem se traduzir em planejamento, quando adaptadas para o seu negócio.
Por exemplo: é sabido que uma empresa de transporte coletivo, como a Uber, não possui veículos; e o Facebook — empresa com o maior volume de conteúdos produzidos — não produz conteúdo algum.
A questão aqui está no que mencionamos no tópico anterior: conhecer o mercado e o momento. Você não precisa investir onde todos estão investindo — mas analisar o que a Transformação Digital e as suas tendências podem fazer, direta ou indiretamente pelo crescimento da sua marca.
5. Não monitorar as suas ações digitais
O Big Data é um conceito muito repetido no mundo corporativo. Mas você e a sua equipe sabem o que fazer com esse volume colossal de informações digitais geradas por segundo?
Diante da Transformação Digital que vivemos, vale observar que todo dado transmitido e recebido é um insight em potencial. Não monitorar todas as métricas geradas é um erro enorme, pois elas são como bússolas para nortear a condução das suas estratégias.
Agora que você já conhece os principais erros cometidos por quem não se planejou para absorver a transformação digital na sua empresa, que tal fazer um diagnóstico conosco e conferir qual a maturidade digital do seu negócio?