É impossível ignorar o poder da tecnologia para a atual realidade empresarial, independente do segmento e porte de cada negócio. A transformação digital é um termo muitas vezes mal compreendido por parte de gestores de micro e pequenas empresas. A ideia errada de um processo oneroso e desnecessário pode colocar a empresa nos caminhos contrários de desenvolvimento em seu segmento.
Transformar-se digitalmente significa fazer uso dos melhores recursos tecnológicos para potencializar a performance produtiva, expandir o alcance da marca e garantir resultados mais significativos. É uma mudança estrutural cuja base são as inovações que surgem a cada dia.
A transformação digital, de acordo com o Gartner e outras fontes prestigiadas, está baseada em conceitos-chaves, como Internet das Coisas e Big Data. Conheça, então, algumas ferramentas amparadas nestas definições que podem modificar o dia a dia de sua empresa:
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Big Data
Big Data é uma tendência que deve ser ainda mais usual nos próximos anos. O termo nomeia grandes e complexos volumes de dados processados por sistemas altamente inteligentes. Desta forma, é possível obter informações geradas na rede a cada segundo. Na prática, este conteúdo pode ser capturado, analisado, compartilhado, armazenado e transferido de maneira estratégica. Seu uso visa selecionar aquilo que realmente interessa dentro da imensidão do universo digital.
Micro e pequenas empresas que querem se digitalizar por completo têm à disposição um conjunto de softwares com custos acessíveis diante de suas realidades financeiras. O Grow, é uma eficiente ferramenta capaz de juntar informações espalhadas na rede, sem exigir grandes investimentos para adquiri-lo. Outra boa opção é o TIBCO Spotfire.
O que não faltam são recursos para monetizar dados. Infogram, Chartblocks e Datawraper são só algumas das mais conhecidas plataformas desenvolvidas no setor. Cabe ao empreendedor descobrir um pouco mais sobre cada uma para adotar as melhores alternativas para seu negócio.
Algumas opções, como a SAP Lumira, oferecem condições de testes gratuitos ao usuário. É uma ótima possibilidade de perceber os benefícios da tecnologia na prática. Quem quiser lidar com os dados diretamente em rede, sem a necessidade de baixar programas, pode fazer uso de possibilidades como a IBM Watson Analytics.
Business Intelligence
Ligada diretamente ao conceito de Big Data, a Business Intelligence (BI), inteligência de negócios em português, também armazena, organiza, analisa, compartilha e monitora informações para que estas sirvam de suporte para a tomada de decisões estratégicas dentro de um negócio.
Um empreendedor que utilizar a transformação digital em conformidade com o conceito de BI tem tudo para se destacar em seu ramo. À disposição, ele vai encontrar inúmeros recursos digitais desenvolvidos por gigantes computacionais. O Google criou o Data Studio, que transforma informações dispersas em variados dispositivos em relatórios sistêmicos. Existem, ainda, aplicações altamente intuitivas, como o Tableau. Seu objetivo é oferecer dados por meio de recursos úteis e facilmente interpretáveis.
Computação em nuvem (cloud computing)
Com a computação em nuvem, um gestor tem a capacidade de transferir para a rede o armazenamento e o processamento de informações que antes eram feitos por dispositivos físicos em sua própria empresa, como computadores. Trata-se de um sistema de servidores compartilhados e interligados através da internet, de modo que os dados são acessíveis remotamente, de qualquer lugar do mundo.
Soluções em nuvem trazem uma nova dinâmica às empresas por revolucionar a forma colaborativa de produção. O pacote Office tradicional, por exemplo, tem o conjunto de ferramentas básicas mais consagradas nos computadores ao redor do planeta. No entanto, sua versão tradicional permite que apenas um usuário trabalhe em cada arquivo por vez. Com o Office 365, é possível que os programas como Word e Excel sejam utilizados por vários membros da equipe, por meio da nuvem.
O armazenamento na rede também pode trazer economia no que diz respeito ao investimento em hardwares. A cada dia, uma empresa produz uma substancial quantidade de dados, o que demanda o investimento em grandes aparatos.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) faz referência a um ecossistema de informações, nos quais vários dispositivos são interligados de forma inteligente, em uma conectividade produtiva. Trata-se da nova etapa da revolução digital, na qual a internet é capaz de amparar elementos muito além dos convencionais. Qualquer objeto pode ser capaz de fazer parte da interconexão, como portões eletrônicos, termostatos, geladeiras, micro-ondas, televisores, telefones, câmeras de segurança etc.
Os especialistas em tecnologia afirmam que não é possível ignorar esta nova realidade, que tende a ser otimizada de forma significativa nos próximos anos. Empreendimentos podem modificar instantaneamente seu patamar à medida que conseguem uma maior conectividade.
É preciso se atentar às novas tecnologias, em diferentes vieses, que estão sendo desenvolvidas para ser adaptáveis à IoT, desde aplicativos até novas formas de infraestrutura de aparatos. Power over Ethernet (PoE), por exemplo, é um padrão de transmissão de energia elétrica inovador, capaz de atender e conectar redes sem fio, câmeras de rede, switches remotos e demais dispositivos de conectividade com menos custos e mais eficiência.
Inteligência Artificial
Engana-se quem acredita que inteligência artificial é algo futurista ou exclusivo a grandes corporações mundiais. Sua aplicação se popularizou, de modo que é possível que empresas de menor porte usufruam de seus benefícios, sobretudo em alguns setores como TI, agronegócio e indústria.
Os chatbots, por exemplo, são dispositivos capazes de interagir com uma série de elementos por meio da reprodução do comportamento humano. Muitas vezes, são capazes de solucionar demandas de forma automática.
A gestão do negócio é outro fator que pode ser otimizado com a digitalização, por meio de softwares adaptáveis. ERPs são programas especializados em gerir recursos de qualquer negócio, por meio de dispositivos otimizados automaticamente, à medida que o programa é utilizado.
Por mais que alguns sistemas ainda demandem altos investimentos, a tendência é que suas aplicações sejam mais acessíveis até 2020. Sistemas como o Watson, capazes de ouvir, processar e reagir ao que as pessoas falam, serão cada vez mais comuns no ramo empresarial.
Marketing Automatizado
À medida que um empreendimento realiza a transformação digital, ela pode automatizar processos essenciais, como o marketing. O desempenho na popularização da marca pode ser muito melhor se aliado aos novos recursos disponíveis.
A coordenação de leads (potenciais clientes) pode ser muito simplificada com a ferramenta Leadsius, que oferece várias utilidades para qualquer empreendedor. Assim como a Hubspot, empresa referência em marketing de conteúdo no mundo, que disponibiliza tecnologias para gerenciar mídias sociais, campanhas de e-mail marketing e inúmeras outras possibilidades. Efeitos parecidos podem ser obtidos com o software nacional RD Station e o MailChimp.
Você, micro ou pequeno empresário, não deve ter medo de se aventurar em meio à nova realidade tecnológica. É possível ganhar o mundo, desde que você descubra as ferramentas corretas para isso. Quer conhecer os produtos da Algar Telecom para sua MPE? Acesse: https://compre.algartelecom.com.br/ ou agende uma visita com nossos consultores.