Aprender a lidar com a sazonalidade é uma tarefa fundamental para empreendedores que trabalham com negócios que dependem de condições climáticas, datas comemorativas ou períodos específicos do ano, por exemplo, para alcançarem suas metas de vendas. Normalmente, nesses momentos há um pico na procura de produtos e serviços característicos da época do ano, porém quando esse período termina a tendência é que o movimento caia e as vendas diminuam.
E é justamente em razão dessas especificidades que muitas empresas, apesar de saberem que seus nichos de atuação são sazonais, enfrentam muitos problemas por não se prepararem com antecedência. Portanto, o segredo para não sofrer com as consequências negativas da sazonalidade está em planejar bem todos os passos a serem seguidos ao longo do ano. Confira a seguir 4 dicas para lidar da melhor maneira com as vendas sazonais.
1. Planejamento é tudo
Fazer um planejamento que leve em conta o histórico de vendas, a movimentação do mercado e a observação dos concorrentes, é essencial para o planejamento de ações assertivas. Isso quer dizer que planejar corretamente a forma como as receitas serão efetivamente transformadas em investimentos garante um aproveitamento melhor do período de vendas sazonais. Ao contrário disso, basear-se em palpites ou sentimentos pode fazer com que boas oportunidades de investimento sejam perdidas justamente no momento em que os lucros precisam ser otimizados.
Esse planejamento global pode gerar insights do que fazer nos meses em que tradicionalmente as vendas apresentam queda. Se você possui um negócio que tem como carro-chefe a comercialização de moda praia, por exemplo, é possível se planejar para adquirir um número maior de produtos que sejam vendidos com desconto nesse período em que o volume de consumo de mercadorias é menor.
2. Faça uma análise do histórico passado de vendas
Manter um histórico com o maior número possível de informações atualizadas pode ser fundamental para que você conheça e controle melhor as ações relacionadas à sazonalidade. Por isso, saber qual é a média de vendas que o negócio costuma realizar ao longo do ano, quais são os produtos que apresentam maiores e menores saídas e qual a quantidade de vendedores necessária para que os clientes sejam sempre bem atendidos é fundamental para analisar o comportamento do negócio nos diferentes períodos do ano.
Essa análise permite identificar as tendências características do nicho de atuação, entender a demanda existente por parte dos clientes, preparar o lançamento de novos produtos baseado nessas tendências e estabelecer as metas de venda, tanto para os meses de vendas aquecidas quanto para a época de queda nas mesmas.
3. Aposte no mix de produtos
A sazonalidade faz com que as empresas busquem se reinventar para garantir que as vendas aconteçam mesmo nos períodos menos favoráveis, o que garante a sobrevivência e até mesmo a concorrência no mercado. Sendo assim, o empreendedor precisa identificar novas oportunidades a fim de agregar valor ao negócio.
A ação de acrescentar novos itens ao mix de produtos oferecidos é uma das maneiras que permitem ampliar a atuação da empresa. As sorveterias são um clássico exemplo de negócios que buscam no aumento da variedade de produtos um caminho para manter o ritmo de vendas mesmo no inverno. Geralmente, elas passam a oferecer outros tipos de alimentos, como caldos, panquecas e até mesmo fondue para atrair o cliente nos dias mais frios.
4. Invista no relacionamento com o cliente
Ter um bom relacionamento com os clientes é uma das premissas de todo negócio que almeja sucesso. Porém, investir em pontos de contato com as pessoas que consomem os produtos da sua empresa pode ser um grande diferencial dentro do cenário da sazonalidade. A criação de uma newsletter que informa as novidades e promoções da semana, por exemplo, é uma boa aposta de comunicação direta com clientes e prospects.
Além disso, estar presente de forma ativa em redes sociais pode fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca, além de proporcionar que os próprios clientes indiquem e marquem os amigos em conteúdos criados pela empresa nessas mídias. De acordo com uma pesquisa realizada pela SurveyMonkey, empresa líder mundial em pesquisas virtuais, 78% dos brasileiros indicam ou defendem produtos e serviços nas redes sociais, sendo que desse total, 77% curtem ou seguem uma marca nas mídias digitais para ficar por dentro de informações, ofertas e novidades relacionadas ao mix oferecido pelas empresas. Portanto, criar formas de estar cada vez mais próximo do seu público é essencial para que as vendas possam estar sempre na média estabelecida pelo empreendedor no momento do planejamento.
Entender como a sazonalidade funciona e o que é possível fazer para que ela seja contornada da melhor maneira possível é a chave para que os empresários consigam manter suas vendas sempre constantes. Esperamos, com essas dicas, ajudá-lo a criar e colocar em prática um plano de ação que permita lidar da melhor forma com as vendas sazonais.