Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Domínio de site: 5 formas de escolher o melhor

Algar Telecom | 1 de abril de 2019

MPE

Hoje, a escolha de um domínio de site é tão importante quanto definir o nome de uma empresa. Com milhões de pessoas acessando a internet diariamente, o sucesso do site é muito importante para a estabilidade e até mesmo continuidade do negócio.

Basicamente, o nome do domínio é a identidade da sua marca na grande rede. Uma escolha equivocada pode fazer com que a sua empresa caia no esquecimento ou mesmo fortaleça os seus concorrentes.

Para ajudar você a definir o melhor domínio de site, a seguir, mostraremos 5 fatores que valem a pena considerar no momento da decisão. Continue com a gente e confira!

1. Seja breve e simples

Se tratando de domínio, o menos é mais. Quanto mais simples o nome, mais fácil para os usuários lembrarem na hora da digitação.

O fato é que o domínio do site precisa ser o caminho direto para ao seu negócio, o seu dever é garantir que ele seja curto e claro. Afinal, quem nunca tentou lembrar-se de um site indicado por algum amigo, mas teve dificuldade de achá-lo por causa do extenso endereço.

Outro ponto que você deve evitar são palavras de idiomas diferentes, ainda mais aquelas que  não são usuais no nosso dia a dia. Por mais que pareça interessante e inovador, os resultados podem ser bem desagradáveis.

Assegure que os usuários não tenham problemas para chegar até você e jamais corra o risco de deixar o seu site cair no ostracismo.

2. Utilize palavras-chave

No mundo digital, as palavras-chave são os termos que os usuários utilizam nos buscadores de pesquisas no intuito de obter respostas para seus questionamentos. Por exemplo, quando você precisa comprar um tênis para o seu filho, geralmente, você entra no Google e digita “tênis infantil”. A sequência “tênis infantil” é uma palavra-chave.

Tentar encaixar uma keyword (como também são conhecidas as palavras-chave) no domínio de site é importante para ranquear bem o seu negócio no futuro. Faça um estudo prévio sobre as palavras mais buscadas pelos consumidores da sua área de atuação e o utilize como base para a sua escolha.

Mas é importante lembrar-se que, tal como diz a teoria da “Navalha de Occam”: o caminho mais simples geralmente é o correto. Portanto, considere uma palavra-chave que seja comum ao perfil dos seus usuários.

3. Atente-se à junção de palavras

Um grande erro que muitos empreendedores cometem na hora de escolher o domínio de site é utilizar duas palavras que resultam em algo complexo no momento da junção.

Isso acontece porque um endereço de internet é escrito sem nenhum tipo de espaço entre as palavras, assim, quando algumas letras se encontram o efeito pode não ser o esperado. Por exemplo, palavras terminadas e iniciadas com a mesma letra: “aa” “ss” “oo”.

Além de causar confusão para os seus clientes, uma escolha errada fará com que sejam necessárias repetidas explicações sobre o real nome do domínio — o que pode ser bastante cansativo.

4. Evite caracteres especiais no domínio de site

Colocar caracteres especiais é realmente algo que o seu domínio não precisa. Se uma junção de palavras pode causar confusão involuntária nos seus clientes, esse tipo de situação com certeza vai atrapalhar o tráfego do seu site. Por isso, evite:

  • underlines;
  • números;
  • traços;
  • pontos.

É interessante também se atentar às palavras com “Ç”, pois o sistema de domínios não reconhece esse caractere, transformando-as sempre na letra “C”.

5. Seja memorável

Não é porque o domínio de site precisa ser simples que ele não pode ser memorável. Afinal, o intuito principal é que ele seja inesquecível para os seus clientes.

Nesse sentido, utilize as dicas apresentadas neste artigo e crie algo novo, mas que seja atraente para quem está navegando na internet. Quando tiver uma ideia, converse com pessoas próximas e verifique se é um nome realmente interessante para o seu negócio.

Assim que tiver certeza, não perca tempo e registre rapidamente o nome, garantindo que outra pessoa não passe na sua frente.

A escolha do domínio do site se torna mais importante a cada dia. Com os empreendedores entendendo como funcionam os mecanismos de busca na internet, as decisões estão sendo muito mais planejadas. Por isso, analise as dicas apresentadas e garanta um nome que impulsione o tráfego do seu negócio. É interessante também contar com a ajuda de um profissional de marketing digital ou especialistas do setor.

Depois de criar o site da sua empresa, o próximo passa é ter uma loja online para que seus produtos e serviços sejam vistos por todo o mundo. Então, que tal agora entender como aumentar as suas vendas utilizando a loja online da Algar Telecom?

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: