É essencial para qualquer negócio, independentemente do porte, fazer-se presente em canais online. Manter um site, por exemplo, é uma ótima alternativa para que sua empresa possa contar com um espaço próprio, onde clientes ou consumidores interessados colhem informações básicas sobre o negócio.
No entanto, ter um site estático, que raramente é atualizado e oferece apenas informações mínimas, não vai impulsionar seu negócio. Um blog, por outro lado, tem a capacidade de fortalecer sua estratégia de marketing digital, consolidar sua marca e auxiliar na ampliação do seu alcance no mercado.
Isso porque o blog é o meio de comunicação ideal para compartilhar informações valiosas com seu público-alvo sobre temas relevantes e relacionados ao seu negócio, promovendo seus produtos e serviços. Ao contrário do site, o blog é frequentemente atualizado com conteúdos novos, interessantes e atuais, gerando tráfego, melhorando sua reputação e resultando em mais lucro.
Caso você ainda não esteja totalmente convencido, confira a seguir mais algumas razões para investir em um blog para a sua pequena empresa:
1 – Aumentar visitas e ganhar posições nos resultados das buscas
Conforme conteúdos são inseridos no blog, novas páginas são adicionadas ao seu site, o que constrói uma boa relação com as ferramentas de busca da internet, como Google, Yahoo, Bing, entre outros. Isso porque tais buscadores reconhecem os esforços e premiam com posições melhores quem tem atualizações de conteúdo constantes.
2 – É um investimento de baixo custo e duradouro
Ao investir em um blog, os custos podem ser mínimos. Existem muitas plataformas gratuitas (WordPress, por exemplo), que não requerem conhecimento muito avançado para instalar e começar a usar. Com um simples cadastro e um pouco de pesquisa é possível colocar no ar um blog interessante e atraente para seu público.
A frequência dos posts varia de acordo com a sua disponibilidade e da sua equipe. Uma vez por semana é um bom começo, o importante é manter certa regularidade. Quanto mais publicar, mais páginas serão criadas, mais atenção de clientes em potencial será atraída e melhor ficará a posição do seu site nos buscadores. Além disso, os posts no blog são permanentes, ou seja, você recebe tráfego gratuitamente enquanto eles estiverem no ar.
3 – Estar à frente de seus concorrentes
Ao publicar conteúdo interessante e informações valiosas sobre o setor em que atua, você estará se posicionando como referência naquela área. Não somente diante do seu mercado objetivo, mas também diante da concorrência e dos meios especializados.
Além disso, compartilhar informações estreita laços e gera confiabilidade. Dois valiosos pontos responsáveis por construir novos contatos e fidelizar clientes.
4 – Tornar-se referência na própria área
No blog da empresa é possível falar sobre o mercado, comentar pesquisas ou notícias e publicar artigos educativos e informativos. Dessa maneira, os leitores passarão a ter confiança na empresa e a marca ganha em credibilidade. Quando eles precisarem do produto ou serviço que você oferece, lembrarão da empresa que os informou e ajudou a tomar muitas decisões. Com um bom arquivo de posts, sua empresa pode se tornar também a fonte de referência em pesquisas naquele tema.
Além disso, as pessoas poderão compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais, o que fará com que seu negócio seja mais visto, conhecido e apreciado. Uma maneira de se divulgar gratuitamente.
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5 – Interagir com o seu público
Um blog é um excelente meio para estreitar o relacionamento com os clientes e conquistar novos. Ele cria uma interação, diferente dos padrões fixos do site. Para isso, disponha de um espaço em todos os posts para que os usuários possam inserir comentários em relação ao assunto abordado. Esse campo possibilita uma maior liberdade entre o consumidor e a marca. Além disso, é possível saber o que seu público pensa sobre seu negócio, ouvir críticas e sugestões.
Responder a todos é uma boa maneira de demonstrar que está atento ao que sua audiência diz e tem cuidado com o que o consumidor deseja. Outra dica é que os comentários dos leitores podem gerar temas para novos posts.
Como criar e manter o blog da sua micro e pequena empresa
Normalmente, existem esses caminhos:
- Faça você mesmo: Se você tem conhecimentos digitais e quer começar um blog, não será necessário contratar ninguém, você mesmo pode tomar a frente de tudo. Desde a criação do blog, layout, etc, até a criação do próprio conteúdo.
- Contrate freelancers: Você pode optar por contratar um programador e um designer para desenvolver seu blog e um redator para cuidar do conteúdo. Nesse caso, será preciso muita orientação para que esses profissionais consigam refletir a ideia do seu negócio.
- Consultores ou agências de comunicação: Outra opção possível é a contratação de uma agência. Por serem especializadas nisso, elas pensam mais nos resultados e em formas de se chegar neles, portanto, a chance de seu canal ser visitado é muito maior quando projetado para isso. Se optar por essa alternativa, lembre-se de rever seu orçamento.
Com tantos benefícios, ter um blog empresarial deixa de ser uma opção e passa a ser um dever de todo empreendedor. No início pode ser difícil criar e manter a regularidade dos posts, no entanto, aos poucos e com bastante prática e dedicação, será possível alcançar resultados incríveis.
E você, já possui um blog para a sua MPE? Quais estratégias utiliza? Compartilhe conosco nos comentários!
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