Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

4 ferramentas de gestão financeira para adotar em sua empresa

Algar Telecom | 23 de agosto de 2019

MPE

Em tempos de alta concorrência no mercado, cuidar da saúde financeira da empresa é essencial para garantir investimentos e melhorias para o negócio. E, hoje, os empresários podem contar com ferramentas de gestão financeira para facilitar esse trabalho.

Com o intuito de aperfeiçoar diversos processos importantes, os softwares se tornam cada vez mais necessários para empreendimentos que visam se destacar no mercado através da eficiência e da qualidade nos serviços.

Então, para que você consiga otimizar o gerenciamento de capital da sua empresa, preparamos este artigo com 4 ferramentas de gestão financeira que facilitam a sua rotina. Boa leitura!

1. Planilhas eletrônicas

As planilhas eletrônicas são algumas das mais antigas e usuais ferramentas de gestão financeira. Apesar de suas configurações simples, continuam sendo os softwares preferidos de muitos gestores.

Com elas é possível criar diversos itens que facilitam bastante o controle de contas, por exemplo:

  • fórmulas;
  • gráficos;
  • filtros.

Todavia, apesar da boa usabilidade, as planilhas apresentam limitações que já não podem ser ignoradas atualmente, tais como:

  • baixa segurança de acesso aos arquivos;
  • limitação na comunicação; 

  • multiplicidade de versões.

Porém, de forma geral, são ótimas ferramentas de apoio.

2. Gerenciador de notas fiscais eletrônicas

Para realizar uma gestão financeira completa, é preciso assegurar total controle sobre as obrigações fiscais da empresa. Por isso, um gerenciador de notas fiscais eletrônicas se torna peça fundamental.

Entre as diversas ferramentas de gestão financeira, essa é a que apresenta facilidades para a emissão de notas fiscais. O software permite que a empresa emita várias notas para diferentes CNPJs utilizando uma interface intuitiva e de fácil acesso.

Com isso, toda e qualquer nota emitida fica armazenada, facilitando a contagem de dados em auditorias e prestação de contas, por exemplo. Em outras palavras, a ferramenta oferece a automatização de alguns dos processos mais importantes para o controle do negócio.

3. Sistemas de pagamento

No passado, um dos maiores obstáculos para as empresas em termos de gestão financeira era oferecer meios de pagamento para os clientes e ainda negociar com diferentes instituições financeiras ao mesmo tempo. Era uma situação complexa, que oferecia riscos e nem sempre apresentava os resultados esperados.

Mas graças à tecnologia esse cenário mudou. Hoje existem os sistemas de pagamento — ferramentas de gestão financeira que conseguem otimizar e gerenciar todas as formas de pagamento de um negócio.

Com a implementação dessas soluções, o seu empreendimento pode receber pagamentos através de:

  • transferências bancárias;
  • cartões de crédito;
  • boleto.

A melhor parte é que isso não demanda negociações complexas com bancos ou outras instituições, pois os sistemas dos programas já são pré-definidos. Ainda existe a possibilidade de integrá-los a outros softwares, como o citado gerenciador de notas fiscais, permitindo que as notas dos produtos sejam emitidas assim que as transações forem aprovadas.

4. Sistemas de gestão integrada: ERP

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português). De todas as ferramentas de gestão financeira apresentadas neste artigo, esta é com certeza a mais completa.

O ERP pode automatizar inúmeros processos dentro de uma empresa, permitindo que o gestor tenha o controle total de atividades como:

  • números do estoque;
  • emissão de notas;
  • custos gerais.

Além disso, a ferramenta impulsiona a integração entre setores, transformando a comunicação interna da empresa e otimizando o trabalho de cada departamento, por exemplo: finanças, compras, controle fiscal, vendas, contabilidade, produção, recursos humanos etc.

Sem dúvida, em um mercado cada vez mais acirrado, utilizar ferramentas de gestão financeira é o segredo para que a sua empresa garanta um caixa mais saudável e consiga realizar investimentos em pontos centrais. Então, não perca tempo, analise as dicas apresentadas e automatize agora mesmo o gerenciamento financeiro do seu negócio.

Quer saber como funciona um sistema de gestão financeira diferenciado? Então, conheça o sistema online da Algar Telecom.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: