1. Home
  2. /
  3. Inovação
  4. /
  5. Transformação digital: por que a sua empresa não pode ficar de fora?


Inovação Escrito por Algar Telecom | 9 de julho de 2018

Transformação digital: por que a sua empresa não pode ficar de fora?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

O processo que acontece dentro das empresas por meio do uso de recursos tecnológicos, com o objetivo de trazer melhores resultados e torná-las mais eficientes é conhecido como Transformação Digital. A ideia é fazer uma mudança na própria estrutura das organizações com base na tecnologia.

Engane-se quem pensa que a Transformação Digital é apenas coisa de grandes empresas, pois negócios de diferentes portes podem e devem começar a investir na otimização de processos e serviços em nuvem, por exemplo.

Com mercados passando por mudanças o tempo todo, as empresas precisam estar prontas para aumentar seu alcance e lidar com os novos desafios.

Entenda por que a sua empresa precisa investir em Transformação Digital

Otimização e maior eficiência

A Transformação Digital está diretamente ligada ao uso de novas tecnologias de sistemas automatizados, hospedados na nuvem e cujo funcionamento se dá de forma integrada e colaborativa.

O principal objetivo de investir nesse tipo de tecnologia é compor um ambiente de trabalho onde todos os processos possam ser otimizados. Isso quer dizer que, além de serem mais simples, eles podem ser realizados em um tempo muito menor.

Essa mudança na maneira como os processos são executados faz com que a empresa como um todo se torne mais produtiva e eficiente. Diversas atividades desnecessárias antes realizadas manualmente podem ser automatizadas, o que faz com que menos recursos e tempo sejam gastos.

Redução de custos

Há quem ainda se sinta resistente à Transformação Digital por conta do investimento que ela demanda. Aqui, acima de tudo, é preciso pensar no retorno que esse investimento irá trazer em longo prazo e não apenas no valor necessário para fazer com que a transformação digital aconteça. Como falamos no tópico anterior, ao otimizar processos, o uso dessas tecnologias permite que a empresa economize tempo. E, nesse caso, tempo é dinheiro.

Sem contar que, ao utilizar o armazenamento em nuvem ao invés de estruturas físicas, as empresas também conseguem economizar recursos.

Cloud BackUp

Afinal, é possível cortar os desperdícios com estruturas possivelmente ociosas, já que a oferta de recursos acompanha a demanda necessária. Com informações relevantes e atualizadas, todo o planejamento da empresa se torna mais eficaz e inteligente.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Em um mundo em que grande parte das pessoas está conectada literalmente o tempo todo, a Transformação Digital é algo determinante para que a sua empresa consiga ter um bom relacionamento com os clientes. Afinal de contas, o uso das novas tecnologias permite que o seu negócio esteja disponível para os seus clientes a qualquer hora e de qualquer lugar. E, estar constantemente acessível é algo importante para que a empresa tenha mais chances de vender seus produtos e serviços.

No entanto, é preciso estar atento para entender os processos de compra e as expectativas dos seus clientes. De nada adianta oferecer um site que não se adapta aos dispositivos móveis ou que não ofereça a facilidade de uso que o usuário tanto precisa. Caso isso aconteça, você corre o riso de ele ir em busca da empresa concorrente que atenda a essas necessidades.

Vantagem competitiva

Toda empresa que queira se destacar das concorrentes não pode ficar de fora da Transformação Digital. Se você chegou até aqui, deve ter percebido que investir em tecnologia deixou de ser um luxo para se tornar uma das chaves para o sucesso nos negócios. Isso porque, muito mais do que automatizar processos e usar recursos digitais inovadores, a transformação digital está relacionada a uma mudança no próprio modelo de negócio.

Nesse cenário, a empresa precisa estar preparada para transformar informações em ações. Com um acúmulo de dados digitais cada vez maior, os gestores devem ser capazes de utilizá-los de forma inteligente, visando sair na frente da concorrência, ganhar mais espaço no mercado e fidelizar clientes. Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva e relevante dentro da sua área de atuação.

Gostou do conteúdo de hoje sobre os principais motivos pelos quais a sua empresa deve começar a investir em Transformação Digital? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo! Quer saber ainda mais sobre Transformação Digital? Então, clique aqui e visite o nosso site!

empresas

Deixe seu comentário