Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

SD-Wan: quando devo contratar uma operadora de serviços para essa solução?

Algar Telecom | 2 de setembro de 2019

MGE

A decisão de implementar um SD-WAN (rede definida por software) não é feita de um dia para o outro. Chegar à conclusão de que a solução é a melhor opção para o negócio, passa por uma série de análises e definições. Entre elas, quem será responsável por todo projeto.

Algumas empresas, com áreas de TI estruturadas e bem direcionadas acabam decidindo por executar internamente, ainda assim, é um risco para a corporação. A implementação de uma rede SD-WAN exige uma série de conhecimentos técnicos e específicos que apenas uma equipe especializada é capaz de dominar.

Ter experiência com esse tipo de projeto também é fundamental para tomar decisões e iniciativas rápidas. Por esse motivo, os gestores devem saber o momento certo de contratar uma operadora de serviços. Como identificar esse momento? Veja a resposta a seguir.

A empresa conta com uma equipe de TI

Em grande parte dos casos, empresas que já contam com equipes estruturadas de TI, onde os profissionais têm suas atividades bem definidas e não há gargalos nas tarefas, decidem executar os projetos de implantação in house.

Acredita-se que a equipe é a que melhor conhece a infraestrutura da rede e necessidades do negócio. Com isso, nada melhor do que contar com a dedicação de quem já está dentro da empresa todos os dias. Além disso, há uma falsa ilusão de que o serviço interno vai reduzir ou eliminar os custos da implementação.

A implementação de um projeto de SD-WAN requer conhecimento técnico e especializado na tecnologia e anos de experiência nesse tipo de atividade. Caso algum problema ou imprevisto aconteça, os técnicos poderão pensar de forma estratégica e agir de forma rápida.

Ainda assim, se a empresa insistir em executar o projeto de forma autônoma, o ideal é contar com o acompanhamento de um especialista, pelo menos.

A empresa quer reduzir os impactos em sua rotina

A execução de um projeto SD-WAN vai alterar a rotina da sua empresa. Não há como evitar isso, mas é possível garantir que o impacto seja menor e não prejudique a sua operação. Nesse caso, será necessário contar com o serviço de uma operadora terceirizada.

Enquanto o fornecedor realiza a implementação da solução, sua equipe de TI continuará se dedicando às atividades rotineiras da empresa. O que não seria possível, caso a implementação do serviço fosse realizada por seus colaboradores. Afinal, a equipe não poderia pausar a implementação para lidar com outro tipo de serviço.

A empresa quer garantia de segurança durante o processo de implementação de SD-WAN

Todos os projetos de implementação de TI oferecem riscos para o negócio, mas são sacrifícios que as empresas fazem para obter resultados melhores em sua operação. As operadoras contratadas oferecem suporte para que qualquer risco seja minimizado, para isso contam com uma série de parceiros que prestam suporte para a solução de problemas.

As empresas em geral não contam com esse tipo de parceria, por esse motivo precisam recorrer a terceiros quando enfrentam instabilidades ou riscos fora de suas especialidades. A contratação de uma operadora não elimina os riscos de uma implementação, mas garante uma resposta rápida para qualquer tipo de instabilidade.

A Algar Telecom conta com um time de técnicos e parceiros especializados em soluções de SD-WAN, que garantem segurança e efetividade para o desenvolvimento dos projetos. Veja como é possível aumentar a conectividade da sua empresa, de forma inteligente, com o SD-WAN da Algar Telecom.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: