1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. O que é Security Operation Center (SOC)? Saiba tudo sobre!


MPE Escrito por Algar Telecom | 11 de setembro de 2019

O que é Security Operation Center (SOC)? Saiba tudo sobre!

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Com o advento da revolução digital, os dados passaram a ser um dos bens mais preciosos das empresas. Em contrapartida, aumentaram o número de ameaças à segurança da informação. Nesse sentido, um Centro de Operação de Segurança (Security Operation Center – SOC, em inglês) torna-se uma solução cada vez mais presente no cotidiano das empresas. Mas, afinal, o que é SOC?

A seguir, você vai descobrir o que é, como funciona e quais as vantagens de um Security Operation Center. Confira!

O que é SOC?

Um SOC é uma instalação que abriga uma equipe de segurança da informação responsável por monitorar e analisar processos de uma organização continuamente. O objetivo da equipe SOC é detectar, analisar e responder a incidentes de segurança cibernética usando uma combinação de soluções de tecnologia e um forte conjunto de processos.

A equipe do SOC trabalha em estreita colaboração com equipes de resposta a incidentes organizacionais para garantir que os problemas de segurança sejam resolvidos rapidamente após a descoberta.

Os SOCs monitoram e analisam a atividade em redes, servidores, terminais, bancos de dados, aplicativos, sites e outros sistemas, procurando atividades anômalas que possam indicar um incidente ou comprometimento de segurança. Eles também são responsáveis por garantir que possíveis incidentes sejam corretamente identificados, analisados, defendidos, investigados e relatados.

Agora que você já sabe o que é SOC, entenda melhor o seu funcionamento!

Como funciona um SOC?

Em vez de se concentrar no desenvolvimento de estratégias de segurança, na criação de arquitetura ou na implementação de medidas de proteção, a equipe do SOC é responsável pelo componente operacional contínuo da segurança das informações corporativas.

A equipe de SOC é composta principalmente por analistas que trabalham juntos para detectar, analisar, responder, relatar e evitar incidentes de segurança cibernética. Recursos adicionais de alguns SOCs podem incluir análise forense avançada, criptoanálise e engenharia reversa de malware para analisar incidentes.

O primeiro passo para estabelecer o SOC de uma organização é definir claramente uma estratégia que incorpore objetivos específicos de negócios de vários departamentos.

Uma vez que a estratégia tenha sido desenvolvida, a infraestrutura necessária para suportá-la deve ser implementada. Tipicamente, isso inclui firewalls, IDS/IPS, soluções de detecção de violações e um sistema de gestão de informações e eventos de segurança (SIEM, na sigla em inglês).

A equipe de SOC deve possuir ferramentas para coletar dados por meio de fluxos, telemetria, captura de pacotes, syslog e outros métodos para que as atividades possam ser correlacionadas e analisadas.

O centro de operações de segurança também monitora as redes e endpoints em busca de vulnerabilidades, a fim de proteger dados confidenciais e cumprir as regulamentações.

Leia também: COMO O SECURITY OPERATIONS CENTER PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DE RISCOS

Quais os benefícios de ter um SOC?

Tão importante quanto saber o que é SOC é entender suas vantagens. Podemos dizer que o principal benefício de adotar essa solução consiste na melhoria da detecção de incidentes de segurança por meio do monitoramento e análise contínuos da atividade de dados.

Ao fazer essa análise nas redes, terminais, servidores e bancos de dados de uma organização, as equipes de SOC são essenciais para garantir a detecção e a resposta em tempo hábil para evitar perda, cópia ou alteração de informações.

O monitoramento 24/7 fornecido por um SOC oferece às organizações uma vantagem para se defender contra incidentes e intrusões, independentemente da origem, hora do dia ou tipo de ataque. Em outras palavras, ter um centro de operações de segurança ajuda as organizações a fechar lacunas e a se manter no controle das ameaças enfrentadas em seus ambientes de TI.

Agora que você já sabe o que é SOC e como essa solução pode ajudar sua empresa a se manter mais segura no ambiente de TI, clique aqui e conheça o gerenciamento de segurança da Algar Telecom.

empresas

Deixe seu comentário