Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Ransomware: 5 formas de proteger sua empresa contra o sequestro de dados

Algar Telecom | 2 de outubro de 2019

MGE

As empresas estão se tornando alvos frequentes de uma forma de malware conhecida como ransomware. Atualmente, ele está entre as ameaças mais comuns e é usado por cibercriminosos para congelar seu computador ou dispositivo móvel, criptografar seus dados e exigir um “resgate” em troca da chave de descriptografar.

Um levantamento realizado pela Internet Society estima que os ataques online custaram US$ 45 bilhões às empresas em 2018, sendo o ransomware um dos mais relevantes.

Por isso, é essencial que as empresas se protejam contra esse tipo de ameaça para proteger seus dados e também para não incorrer em perdas financeiras. Como? Descubra a seguir!

1. Eduque seus colaboradores sobre como evitar um ataque ransomware

Os colaboradores podem servir como uma primeira linha de defesa para combater ameaças online e podem ajudar ativamente a impedir que o ransomware se infiltre no sistema da organização.

Um forte programa de segurança em conjunto com a educação dos funcionários sobre os sinais de alerta, práticas seguras e respostas ajudam substancialmente na prevenção dessa ameaça.

2. Estabeleça uma política de acesso

Mesmo educando seus funcionários, é importante se certificar de que eles não terão acesso a sites potencialmente perigosos, que podem ser a porta de entrada de um ataque ransomware.

Uma política de acesso adequada também proporciona outros benefícios, como o aumento da produtividade e descongestionamento da banda larga.

3. Utilize ferramentas de proteção adequadas

Utilizar ferramentas adequadas para detecção e interrupção de um ataque ransomware é essencial. Isso inclui um antivírus endpoint de qualidade e firewall configurado adequadamente.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de ransomware e que eles estão em constante mutação. Por isso, é muito importante que suas ferramentas de proteção e suas configurações estejam sempre atualizadas para que essas ameaças possam ser detectadas e interrompidas.

4. Faça backup dos dados na nuvem

Fazer backup dos seus dados é a forma mais eficaz para se proteger de ransomware. Embora isso não impeça que o ataque aconteça, é um procedimento totalmente eficaz para que sua empresa não sofra nenhum tipo de perda, nem de dados nem financeira.

Dentre as opções de backup, a nuvem é a mais recomendada, visto que introduzem redundância e adicionam uma camada extra de proteção. E não é só isso: nesta solução o backup é remoto e gerenciado pelo provedor, o que significa que as empresas não precisam comprar discos rígidos, fitas, etc.

Além disso, a maioria das soluções de backup na nuvem possui recursos de versionamento que facilitam a reversão de arquivos criptografados durante o ataque para versões pré-criptografadas. Muitas ainda incluem proteção de dados que procuram atividades de ransomware e as desligam automaticamente.

5. Desenvolva um plano de recuperação de desastres

Se a sua empresa for vítima de um ataque ransomware, muitos dados podem ser comprometidos, o que impacta significativamente sua atividade operacional. O backup irá ajudá-lo a recuperar seus dados, no entanto, você precisa ter um plano para que essa recuperação aconteça de forma rápida, para que sua atividade sofra o mínimo de interrupção possível.

Um plano de recuperação de desastres, dentre outras coisas, irá determinar os procedimentos que precisam ser realizados, quais os dados prioritários, quais os responsáveis por realizar a restauração, dentre outras coisas.

É essencial que sua empresa busque meios para evitar um ataque ransomware e é igualmente importante que ela esteja preparada para agir, caso ele aconteça.

Agora você já conhece 5 formas de proteger sua empresa de um ataque ransomware. Como vimos, contar com ferramentas de proteção adequadas é um ponto de extrema importância.

Nesse sentido, convidamos você a conhecer melhor a Algar Telecom.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: