Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Multicloud: o que é e para que serve?

Algar Telecom | 19 de agosto de 2019

MGE

A multicloud tem sido um tópico amplamente discutido entre os CIOs e gerentes de TI de grandes corporações nos últimos anos. O relatório “State of the Cloud 2018” afirma que 81% das empresas seguem uma estratégia multicloud. 

Vamos discutir o que é a multicloud, para que serve e porque as empresas se preocupam em implementar a multicloud em primeiro lugar.

O que é multicloud e quais os benefícios?

A multicloud descreve uma arquitetura de nuvem na qual as empresas usam vários serviços de computação em nuvem simultaneamente. À medida que a computação em nuvem se torna cada vez mais dominante, a introdução de novas e inovadoras tecnologias de nuvem é inevitável.

Embora tenha começado com a colocação de cargas de trabalho em uma única nuvem — privada ou pública —, a nuvem híbrida rapidamente se tornou uma opção mais atraente porque deu às empresas mais opções de armazenamento de dados críticos e não tão críticos.

Logo, mais e mais fornecedores entraram no negócio de nuvem pública, começando com a Amazon, e depois com o Google e a Microsoft, e agora vários outros também. Cada uma tem seu próprio conjunto de recursos e capacidades.

As organizações logo foram mimadas pela escolha. Com essa variedade de opções viáveis ​​de nuvem pública, as empresas começaram a misturá-las, tanto por meio de processos arquitetônicos formais quanto por meio da TI paralela. Isso sinalizou o surgimento de estratégias multicloud.

Muitas vezes, os termos multicloud e nuvem híbrida são usados ​​de forma intercambiável. Mas o fato é que eles são muito diferentes, veja só:

  • Enquanto a nuvem híbrida geralmente consiste em uma combinação de uma nuvem pública e privada, a multicloud usa mais de uma nuvem pública;
  • Um ambiente de nuvem híbrida refere-se a diferentes modos de implantação (públicos ou privados), enquanto um ambiente multicloud se refere a serviços de vários provedores de nuvem;
  • A multicloud permite que as organizações evitem a dependência de um único provedor de nuvem pública, para que elas possam optar por serviços específicos de diferentes provedores de nuvem pública e obter o melhor de todos os seus recursos e benefícios.

Quando a estratégia multicloud é ideal para você?

Uma infraestrutura típica de várias nuvens permite a distribuição de ativos, software, aplicativos e recursos em nuvem em vários ambientes de hospedagem em nuvem. Com uma arquitetura multicloud utilizando duas ou mais nuvens públicas (e, em muitos casos, várias nuvens privadas), a dependência de qualquer provedor de nuvem é eliminada.

Os benefícios de uma arquitetura multicloud incluem a escolha de serviços em nuvem competitivos em preço e ricos em recursos de diferentes provedores, evitando o aprisionamento a um só fornecedor.

Em resumo, uma estratégia multicloud faz sentido se:

  • Você opera em países em que leis, regulamentos e políticas corporativas exigem que os dados corporativos residam fisicamente em determinados locais. Por exemplo, uma organização de assistência médica pode escolher entre as regiões do data center de várias operadoras ou as zonas de disponibilidade para melhorar o desempenho e reduzir a latência;
  • Suas metas comerciais e técnicas exigem que você aproveite os serviços de nuvem competitivos em termos de preço. Por exemplo, um fabricante de automóveis pode aproveitar os benefícios de velocidade, capacidade e custo dos requisitos de armazenamento e carga de trabalho oferecidos por um determinado provedor de nuvem em uma determinada região;
  • Sua empresa depende de dados críticos em que a perda de dados ou o tempo de inatividade devido a uma falha de componente localizada na nuvem podem ter consequências graves. Por exemplo, uma bolsa de valores pode aproveitar um ambiente com várias nuvens para garantir a disponibilidade ininterrupta de dados, reduzir a probabilidade de perda ou desligar e eliminar interrupções nos negócios;
  • Você opera em um ambiente em que responder rapidamente a mudanças nos requisitos de negócios é essencial para a sobrevivência as corporações. Por exemplo, os varejistas que experimentam picos súbitos de demanda durante as festas de final de ano podem acomodar surtos inesperados e atender às demandas de maneira mais flexível e confiável.

Em um mundo de requisitos de negócios em constante mudança e preferências dos clientes, as organizações precisam adotar a nuvem para prosperar e crescer. Nessa situação, a escolha de um ambiente multicloud pode permitir que você obtenha os melhores recursos de vários provedores de serviços em nuvem.

Agora que você já conhece a multicloud e para que serve, faça o download gratuito do nosso e-book sobre mobilidade corporativa e veja a importância dela para o seu negócio!

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: