1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. 6 dicas para se tornar autoridade no seu nicho de mercado


MGE Escrito por Algar Telecom | 19 de dezembro de 2019

6 dicas para se tornar autoridade no seu nicho de mercado

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Já parou para pensar como uma empresa se torna autoridade em uma área e qual a importância disso? Conquistar um nicho de mercado e conseguir ser referência para um público específico é algo bastante positivo para os resultados da sua empresa.

Entenda melhor o que é nicho de mercado, por que você deveria ser uma autoridade e confira algumas dicas de sucesso.

Nicho de mercado: o que é?

O nicho de mercado nada mais é do que um grupo de consumidores que não está sendo atendido por um setor. Em mercados amplos, as necessidades são várias, mas nem sempre todas elas são priorizadas pelas grandes marcas.

Vamos usar o mercado de calçados como exemplo. Por mais que existam várias empresas atuando, pode ser que nem todos os consumidores sejam bem atendidos.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais exigentes e consideram seus valores na hora de consumir produtos e serviços. Os consumidores veganos, por exemplo, podem compor um nicho de mercado ainda pouco explorado pela indústria de calçados.

Nesse caso, mais do que oferecer os produtos, é importante que a empresa produza conteúdo relacionado à temática vegana. E, claro, ele deve ser rico, informativo e alinhado às necessidades do público.

Leia também: 4 FORMAS DE REALIZAR PESQUISA DE MERCADO COM SEU PÚBLICO

Por que ser autoridade em seu nicho é importante?

Ainda que o nicho seja composto por uma parcela pequena de consumidores, vale a pena apostar nele. Isso porque eles costumam ser esquecidos pela maioria das empresas.

Ao conquistar esse público e mostrar que você entende bem as necessidades dele, ele tende a valorizar cada vez mais a sua empresa. Com isso, junto à baixa concorrência, seus produtos e serviços podem ter uma margem de lucro maior. Ou seja, sua lucratividade aumenta. E, claro, a marca só fortalece!

6 dicas para se tornar uma referência

Confira a seguir algumas atitudes que você deve tomar para ser uma autoridade:

1. Pesquise sobre o seu nicho

O conhecimento é a grande chave do sucesso e, portanto, deve ser a primeira coisa a se buscar. Faça uma boa pesquisa sobre as necessidades do seu nicho, qual é o tipo de comunicação mais usada e leia os diferentes conteúdos produzidos. Assim, você consegue identificar qual assunto entregar ao seu público.

2. Entenda a concorrência

Qualquer empresa que deseja ser autoridade em determinada área precisa analisar a concorrência. Veja quais estratégias os concorrentes usam antes de começar a elaborar a sua. Assim, você tem mais chances de se diferenciar dos demais e conquistar o espaço que almeja.

3. Defina a imagem que quer passar

Como você quer ser visto pelo seu público? Criar uma imagem sólida é parte fundamental desse trabalho. A imagem precisa estar diretamente relacionada ao produto ou serviço da empresa e ao perfil dos clientes. Afinal, a ideia é que eles se identifiquem com a marca.

4. Conte com uma identidade visual adequada

A identidade visual também funciona como uma ferramenta poderosa. Isso porque ela é capaz de aproximar a empresa do seu nicho de mercado e transmitir uma mensagem. Sendo assim, vale a pena contar com profissionais da área para elaborar uma identidade visual forte e, ao mesmo tempo, adequada ao negócio.

5. Produza conteúdo especializado

Na etapa de pesquisa, você vai identificar as necessidades do público, certo? A partir disso, fica mais fácil produzir conteúdo especializado, que faça parte do seu domínio. Lembre-se de que produzir conteúdo generalista não faz empresa nenhuma se tornar autoridade. Por fim, atente-se para usar a linguagem do cliente.

6. Utilize vários canais

Para ser referência em seu nicho de mercado, utilizar apenas um ou dois canais não basta. É preciso diversificar e usar diferentes meios para falar com o seu público. Ou seja, investir no marketing de conteúdo no blog, canal do YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. Dessa forma, a empresa pode interagir com os clientes com uma maior proximidade.

Falamos bastante aqui sobre o tal do público-alvo. Mas você sabe por que é importante vender para o público certo? Descubra aqui e entenda mais sobre a segmentação de mercado!

empresas

Deixe seu comentário