1. Home
  2. /
  3. TI
  4. /
  5. Cloud Plus: adote uma estratégia multicloud na sua empresa


TI Escrito por Algar Telecom | 7 de outubro de 2020

Cloud Plus: adote uma estratégia multicloud na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma estratégia multicloud, que utiliza serviços de nuvem pública, privada e híbrida, pode ser um investimento inteligente para muitas empresas. É por isso que, em um estudo recente do Gartner, 81% das empresas entrevistadas afirmaram já trabalhar com dois ou mais provedores de nuvem.

Com a distribuição estratégica de suas tarefas de gerenciamento de nuvem entre vários provedores, a adoção de mais de uma nuvem pode ajudar a alcançar maior eficiência, aproveitar as economias de escala e estabelecer o desempenho resiliente que sua infraestrutura virtual precisa.

No artigo de hoje, você entenderá como uma estratégia multicloud funciona. Além de conhecer os benefícios e como o Cloud Plus pode ajudar a sua empresa a ter mais eficiência. Veja a seguir!

Como funciona uma estratégia multicloud?

Conforme já adiantamos, uma estratégia multicloud consiste no uso de dois ou mais provedores de serviços de computação em nuvem em uma única arquitetura distribuída.

O multicloud também pode se referir ao uso de várias plataformas em nuvem. Assim, oferece suporte a um ecossistema de aplicativos que funcionam juntos em uma arquitetura comum.

O multicloud pode incluir vários provedores de nuvem pública, ambientes locais, infraestrutura de nuvem privada com um provedor de nuvem pública (nuvem híbrida) ou uma combinação dessas modalidades. No geral, um ambiente típico de várias nuvens é geralmente composto de uma nuvem privada, que é operada pela empresa ou gerenciada por um terceiro, e pelo menos duas nuvens públicas.

Isso traz muitos benefícios para empresas, principalmente ao eliminar a necessidade de depender de um único fornecedor — o que pode ser caro e pouco confiável. Como a competição entre os provedores de nuvem é acirrada, a estratégia multicloud permite que uma empresa usufrua dos melhores benefícios de cada provedor. Não importando se são relacionados aos custos ou ao nível de serviço.

Por que adotar uma estratégia multicloud?

Por que as organizações devem adotar uma estratégia multicloud? Aqui estão alguns grandes benefícios que o multicloud oferece:

Mais opções e maior resiliência

Um provedor oferece computação de menor custo, outro tem uma forte presença corporativa e outro é líder em análises e agrega mais valor aos seus dados. Com uma estratégia multicloud, você pode escolher várias plataformas de nuvem que atendem às suas necessidades. Assim, obtém-se o melhor de cada uma delas.

Vendor lock-in

O vendor lock-in é um termo usado para quando uma empresa tem somente um fornecedor de um serviço específico. E, dessa forma, fica presa a ele. Com uma estratégia multicloud, sua empresa pode evitar isso e ganhar mais poder de gestão sobre suas nuvens.

Segurança adicionada

Com uma abordagem de várias nuvens, os serviços da sua empresa se tornam resilientes contra ataques. Isso porque, é possível distribuir suas cargas de trabalho e seus dados em vários ambientes. Ou seja, mesmo se uma nuvem cair, outras permanecerão disponíveis para assumir a carga até que o serviço seja recuperado.

Otimização do desempenho de custos

Cada fornecedor de nuvem oferece diferentes opções de computação e armazenamento a preços diferentes. Ao fazer uma análise de desempenho das cargas de trabalho disponíveis em cada nuvem, você pode projetar o desempenho da carga de trabalho e o TCO para as opções de computação e armazenamento em cada nuvem e identificar as opções que atenderão aos seus requisitos de desempenho com o menor custo.

É inegável que o multicloud pode trazer enormes benefícios para as empresas. No entanto, muitos gestores ainda lutam com a carga de trabalho gerada por ter que gerenciar múltiplos provedores.

Para facilitar sua vida, o Cloud Plus, uma solução de infraestrutura como serviço. O serviço em nuvem pode trazer diversos benefícios para sua estratégia multicloud.

Baixe o infográfico e conheça as vantagens.

Deixe seu comentário