Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

4 motivos para sua empresa adotar uma estratégia multicloud

Algar Telecom | 19 de julho de 2019

MGE

Você conhece os benefícios de uma estratégia multicloud? As empresas estão se movendo para a nuvem. Em 2018, por exemplo, o Brasil subiu de posição em um ranking global que avalia o investimento em computação em nuvem. Isso significa que as organizações por aqui planejam implementar novos aplicativos principalmente na nuvem enquanto também migram parte dos aplicativos existentes.

Apesar dessa tendência de migrar para a nuvem, será raro as empresas implementarem 100% de seus aplicativos nela, quanto mais implantar todos os aplicativos em uma única solução. Uma combinação de implantações no local e na nuvem será a norma no futuro.

Além disso, os aplicativos e as fontes de dados movidos para a nuvem continuam sendo parte do ecossistema corporativo maior, no qual precisarão de integração com outros sistemas e processos, na nuvem e no local, e consequentemente, não podem ser separados.

Portanto, uma estratégia multicloud, com várias nuvens, é a melhor abordagem para gerenciar esses ecossistemas de dados distribuídos e heterogêneos.

Os benefícios de uma estratégia multicloud

Como o nome sugere, o termo “estratégia multicloud” refere-se ao uso de vários fornecedores de nuvem em toda a arquitetura da empresa, permitindo que as empresas espalhem suas cargas de trabalho em diferentes ambientes.

Desta forma, elas podem obter o melhor dos dois mundos, com agilidade e flexibilidade. Manter o equilíbrio entre a nuvem pública e a privada ajuda a alcançar o equilíbrio perfeito entre agilidade nos negócios e eficiência de custos. Os benefícios de adotar uma estratégia multicloud em sua empresa incluem:

1. Melhores opções com maior resiliência

Com várias nuvens implementadas, uma empresa pode se beneficiar simultaneamente dos benefícios de cada uma delas, para que possa ter disponíveis os recursos que melhor atendem às suas necessidades.

Ferramentas como o Cloud Plus permitem unificar contratos e pontos de atendimento, com várias soluções de cloud em um só provedor. Misture e faça a melhor combinação, para que a organização não fique restrita a uma solução para todas as suas necessidades de armazenamento de dados.

 

2. Nenhum bloqueio de fornecedor

Se um fornecedor aumentar seus preços ou quiser interromper seus serviços, você sempre terá a opção de usar os serviços de outro fornecedor. Dessa forma, não há dependência de apenas um provedor de nuvem para seus serviços. 

3. Aprimoramento de segurança

Um ataque de Negação de Serviço Distribuída, ou DDoS, pode afetar vários computadores ao mesmo tempo. Se todos os recursos da sua empresa são alimentados por uma única nuvem, que acaba vítima de tal ataque, são grandes as chances de que ela sofra um impacto significativo e acabe com enormes perdas financeiras.

A segurança é aprimorada em uma abordagem com várias nuvens, já que cada provedor de serviços em nuvem fornece seus sistemas de segurança, que podem manipular a carga dos servidores que foram afetados por um possível ataque ou qualquer outra eventualidade que cause interrupção do serviço.

4. Redução de custos

A redução de custos é um conceito econômico bastante simples; como os serviços estão espalhados por alguns provedores diferentes de nuvem, as empresas podem obter uma vantagem competitiva enquanto usam esses serviços.

Para disponibilizar seus serviços para um número maior de empresas, os provedores muitas vezes tentam reduzir seus preços para atrair mais clientes.

Além disso, embora a nuvem tenha nos dado uma nova estrutura de precificação, grandes negócios na nuvem são vendidos e não comprados pelo preço do site. Simplificando: você estará em uma posição muito melhor para negociar, se puder provar a capacidade de transferir cargas de trabalho para outro provedor que ofereça melhores condições.

Com um mix tão rico de benefícios, não é de admirar que a nova tendência na computação em nuvem seja a adoção de uma estratégia multicloud pelas empresas.

Não fique para trás, mantenha seu negócio atualizado! Acesse aqui e entenda melhor como podemos ajudar!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: