Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

4 fatores decisivos para escolher o melhor data center para o seu negócio

Algar Telecom | 20 de março de 2019

MGE

Você já deve ter ouvido falar que estamos vivendo na era do Big Data. E isso acontece pelo imenso volume de dados que produzimos diariamente. Várias empresas já sentem na pele a real necessidade de escolher o melhor data center para dar conta de todas as demandas do negócio.

Mas ainda há dificuldade em reconhecer o que realmente faz a diferença no momento de definir uma escolha dentro de uma lista de opções. Afinal, o que os profissionais precisam analisar no momento de selecionar um data center para fazer parte do conjunto de elementos e soluções para armazenar e processar todos os dados?

Para responder essa dúvida, vamos levantar os 4 principais quesitos a serem analisados na hora da escolha do melhor data center para sua empresa. É através desses pontos que você pode fazer a escolha certa e adquirir todos os benefícios que essa solução pode entregar.

4 fatores mais importantes para escolher o melhor data center

1. Estrutura Física

Pensar na estrutura física da sua área de TI é o primeiro passo para escolher o melhor data center. Ter uma estrutura robusta, com capacidade inclusive para suportar demandas futuras, é o padrão ideal.

Já a estrutura de cabeamento estruturado deve ter o padrão de excelência do mercado. Contar com as melhores certificações também é essencial para comprovar a qualidade da estrutura utilizada.

2. Localização

É importante que o seu data center seja estrategicamente localizado, interligado por uma cadeia de fibra óptica para ter o melhor nível de processamento de informações e facilitar a comunicação.

Diferentemente da escolha de ter um data center próprio, onde seria necessário arcar com todos os custos da montagem, manutenção e ajustes dessa estrutura, você pode escolher pelo melhor data center no ambiente externo.

A maior preocupação das empresas ainda é no controle dos seus dados, por isso é importante contar, ainda nesse item de localização, com a garantia de um backup remoto, em um ambiente particular. Isso facilita no dia a dia de qualquer empresa que precisa estar em contato contínuo com as atualizações de dados da operação.

3. Segurança física e digital

As normas rígidas de segurança de dados são essenciais para o serviço de data center. Ter o monitoramento automatizado, com controle não só de segurança mas também de temperatura, será um diferencial para ter garantias de que tudo em volta do data center está em pleno funcionamento.

Contar ainda com um sistema inteligente de combate a incêndios pode trazer ainda mais conforto na hora de fazer sua escolha de data center.

4. Disponibilidade de dados

Ter conectividade em qualquer momento que você precisar é um diferencial importante para escolher o melhor data center.

Contar com subestações de energia e geradores funcionando 100% do tempo é mais uma característica importante para qualquer negócio que demanda do intenso funcionamento do data center.

Com um data center, o service desk também deve funcionar 24/7 para ajudar em qualquer dúvida ou nova demanda que possa surgir de forma emergencial.

Depois de conhecer todos esses fatores essenciais que influenciam e muito na sua escolha do melhor data center para o seu negócio, é importante que conheça mais de perto o data center da Algar Telecom. Clique aqui e confira o vídeo completo apresentando todos os diferenciais que você pode obter ao escolher por essa solução.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: