Em junho é comemorado o mês do meio ambiente. Isso porque o dia cinco marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, na capital da Suécia, Estocolmo, em 1972, conhecida como a Conferência de Estocolmo. Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países para discutir importantes questões sobre o meio ambiente.
Foi nos anos 1970 que começou a crescer o interesse pelas questões ambientais e emergiu fortemente o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Junho ficou conhecido, portanto, como o mês destinado a repensar atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano das pessoas e corporações.
Desempenho ambiental Algar Telecom
A companhia, eleita pelo quarto ano consecutivo como a Telecom mais sustentável do país, desde o início de sua trajetória, baseia seus negócios em um modelo de gestão sustentável que, no quesito ambiental, se fundamenta em três princípios:
1. Redução dos impactos ambientais, de acordo com as prioridades estabelecidas pela Matriz de Relevância e diagnóstico de emissão de gases efeito estufa feitos pela companhia;
2. Influência Sustentável: incentivo às ações em prol do meio ambiente em toda a sua rede de relacionamento;
3. A busca constante ao compliance e certificações relacionadas aos seus negócios.
A partir desse modelo de gestão sustentável, em 2016, foi realizado o 1º Fórum Digital – aberto ao público – para avaliação do seu direcionamento aos projetos de gerenciamento de resíduos, energia e voluntariado. Isso reafirma as ações e iniciativas da Telecom, desenvolvidas como prioridade para todos os públicos com os quais interage. O que se reflete na redução dos impactos ambientais gerados em suas operações, na diminuição de gastos e aprimoramento de suas atividades, como será apresentado a seguir.
Leia também: Parceria Algar Telecom e universidade promove projetos sustentáveis
Ações ambientais Algar Telecom
Em razão dessa gestão pautada nos moldes sustentáveis, a Algar Telecom desenvolve uma série de atividades voltadas a esse tema, tais como:
* Destinação adequada aos eletrônicos, com postos de coleta para que as pessoas depositem baterias, celulares (inclusive de outras operadoras) ou quaisquer aparelhos eletrônicos.
* Para evitar o desperdício de papel e diminuir o consumo, há uma série de ações, como uma conta via e-mail que incentiva a substituição da conta impressa pela fatura on-line, oferecendo dezenas de serviços e soluções web para os clientes; além da criação de senhas nas impressoras..
* Em relação à água consumida dentro das instalações da empresa, existem ações educativas e medidas preventivas para o seu uso racional. Além disso, também existe a Comissão Interna de Conservação de Água (CICA), responsável por identificar as unidades com maior consumo e criar ações contra o desperdício.
Essas são algumas das iniciativas gerenciadas por processos que contribuem na definição do planejamento estratégico e nas tomadas de decisões da companhia. Além dessas ações internas, a Algar Telecom é uma das empresas aderentes ao Pacto Global, como será apresentado a seguir.
Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Algar Telecom é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (The Global Compact), uma das mais importantes iniciativas de mobilização empresarial para a adoção de valores e princípios voltados para o crescimento sustentável do planeta e promoção da cidadania.
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante reunião plenária da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, a chamada Agenda 2030 foi adotada formalmente pelos 193 Estados-Membros da ONU.
Com o objetivo de estabelecer metas sustentáveis até 2030, a cúpula da ONU criou uma agenda mundial com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais a Algar Telecom é colaboradora:
1. Erradicação da pobreza
2. Saúde de qualidade
3. Educação de qualidade
4. Igualdade de gênero
5. Água Limpa e saneamento
6. Energias renováveis
7. Empregos dignos e crescimento econômico
8. Inovação e infraestrutur
9. Redução das desigualdades
10. Cidades e comunidades sustentáveis
11. Consumo responsável
12. Combate às mudanças climáticas
13. Paz e justiça
Sendo assim, a companhia mantém-se empenhada no alcance desses objetivos, com planos de longo prazo estruturados, sempre inspirando pessoas, clientes, fornecedores e toda a sua rede de relacionamentos a fazer o seu melhor, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.