Diante de um mercado com tanta concorrência, o atendimento ao cliente é algo capaz de fazer com que uma empresa se destaque perante as demais. Por isso, ele deve ser elemento central para negócios de todos os tipos.
Além de ajudar as empresas a terem um melhor relacionamento com os clientes, o atendimento colabora para a redução de gastos por adiantar os problemas futuros. Quer saber como colocá-lo em prática da melhor maneira? Continue lendo!
Experiência do cliente
Quando se trata de atendimento ao cliente, o consumidor precisa estar no centro de todo o processo. É por isso que hoje as empresas se preocupam tanto em oferecer uma boa experiência para os seus clientes do início ao fim da jornada de compra.
Desde o primeiro contato, a empresa deve mostrar que se importa e que está disponível para ajudá-los, responder às perguntas, oferecer soluções etc. Se o cliente gostar de como foi atendido, as chances de ele lembrar da sua empresa e fazer uma nova compra aumentam.
Comunicação SCOT
SCOT é a abreviação para Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Estes quatro conceitos devem servir de norte para a comunicação entre empresa e cliente. A partir deles, é possível transmitir confiança para os consumidores.
Ao ter segurança sobre a mensagem que está passando, o atendente é capaz de falar com mais clareza e objetividade, evitando enrolações. E a transparência é o conceito que ajuda a empresa a transmitir confiança durante o atendimento ao cliente.
Multicanais
As empresas jamais devem oferecer apenas um canal de atendimento ao cliente. Além de ser bem estruturado, o setor deve dispor de diferentes meios para o consumidor entrar em contato. Enquanto uns preferem falar pelo telefone, outros preferem enviar um e-mail, mandar mensagens pelo chat, redes sociais e por aí vai.
Além disso, ao contar com multicanais, a empresa evita que o atendimento ao cliente fique sobrecarregado em um determinado canal, afetando a qualidade do serviço. Outra possibilidade é direcionar o cliente aos departamentos responsáveis por resolver cada problema. Essa integração aumenta a eficiência do atendimento e a satisfação do cliente.
Atendimento ao cliente personalizado
Diante de tanta concorrência, as empresas devem estar continuamente preocupadas em oferecer um atendimento personalizado. Isso porque hoje ninguém quer ser visto como apenas mais um para as marcas.
Para conquistar e fidelizar os consumidores, sua empresa precisa demonstrar uma maior proximidade com eles. Isso depende da construção de um relacionamento estreito que deve ser cultivado sempre e não apenas durante o atendimento propriamente dito.
Solução de atendimento
Outra prática importante para um atendimento ao cliente de excelência é investir em soluções de gestão de atendimento. Em uma única plataforma, você consegue profissionalizar todo o atendimento telefônico e integrá-la a outros sistemas de automação de tarefas.
Esse tipo de solução de atendimento ao cliente colabora para a melhoria do relacionamento com os consumidores. E, ao mesmo tempo, possui funcionalidades como a gravação de áudios, gerenciamento de chamadas em tempo real, relatórios de análise, entre outras.
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Precisa profissionalizar o atendimento ao cliente da sua empresa? Saiba mais sobre como uma boa gestão de atendimento pode te ajudar!