O LinkedIn chegou com uma proposta diferenciada nesse horizonte homogêneo de redes sociais: tratava-se de uma rede social inteiramente dedicada às relações profissionais.
Com isso, uma série de semelhanças e diferenças foi construída para que as empresas pudessem trabalhar, especificamente, com o LinkedIn de maneira única.
E é isso o que veremos ao longo deste post. Nesse eterno clima de transformação digital, aprenda conosco 5 dicas essenciais para você fechar mais negócios com o LinkedIn! Acompanhe:
1. Crie uma página para a sua empresa
É importante, sim, ter uma perfil particular para os sócios ou CEOs das médias e grandes empresas. Só que é tão relevante ter uma página específica para a sua empresa.
E os motivos para isso são tão amplos quanto diversificados. Uma página empresarial permite que o seu público-alvo, parceiros, outras empresas do setor e até mesmo candidatos para os processos seletivos em aberto se conectem com a sua marca.
A presença digital é fundamental, hoje em dia. E o LinkedIn pode ser usado para ser um dos principais canais de comunicação, relacionamento, interação e divulgação de novidades e também das suas soluções, ou seja, construindo a sua imagem de referência no assunto.
Outras dicas que se estendem à criação de um perfil corporativo para a sua empresa:
- para melhorar o ranqueamento da página nos mecanismos de busca, personalize a URL do LinkedIn. Isso facilita a pesquisa do público e deixa sua página entre os primeiros resultados;
- configure o perfil em outros idiomas também, se a intenção é expandir o nicho de atuação;
- poste muitas fotos, pois o equilíbrio entre o visual e o textual pode fazer toda a diferença para que um usuário pare para ler os conteúdos postados;
- tenha objetividade, criatividade e concisão ao descrever a empresa;
- preencha todos os campos possíveis. Quanto mais completo o perfil, menos dúvidas os usuários terão ao navegar pela sua página.
2. Crie um calendário editorial de postagens
Por ser uma rede social de caráter exclusivamente corporativo, o LinkedIn se distancia — e muito — do tipo de conteúdo postado em outras redes sociais.
Ele quase se aproxima de um blog corporativo, pois é um momento em que você pode mostrar ao mundo todo o seu conhecimento no assunto em que você domina. Ao gerar conteúdos relevantes, que gerem engajamento dos leitores, eles próprios ajudam na sua divulgação.
Com o tempo, as pessoas vão procurar por você, primeiro, para solucionar uma dúvida ou se atualizar sobre questões do seu mercado de atuação. E essa geração de autoridade é um passo fundamental para agregar mais valor ao seu negócio, como um todo.
3. Participe de grupos de discussão
Seja no âmbito físico ou no virtual, o networking é imprescindível. E não há nada mais valioso para isso, no LinkedIn, do que a construção de relacionamentos.
E uma boa maneira disso é por meio da criação e/ou participação em grupos de discussão. Lá, você pode contribuir com as suas experiências, compartilhar conhecimento e estabelecer novas conexões com outras pessoas do ramo.
A ideia, aqui, não é vender as suas soluções, mas realmente contribuir com informações ricas, que agreguem aos outros participantes. Trata-se da promoção indireta de sua marca.
4. Conheça o seu público-alvo
Essa é a principal dica para qualquer empresa que esteja trabalhando a sua imagem nas redes sociais. Afinal de contas, é o primeiro passo a ser adotado para a construção de sua estratégia.
Quando você sabe quem é o seu público-alvo e quais são as suas “dores”, desafios e objetivos, você aprende a criar conteúdos relacionados a essa demanda.
O alinhamento ao tipo de pesquisa online que o seu consumidor e clientes em potencial fazem permite que as suas postagens no LinkedIn também sejam bem ranqueadas nos mecanismos de busca.
5. Aprenda a abordar novos clientes no LinkedIn
As redes sociais estão cheias de métricas para o seu monitoramento. Isso significa, por exemplo, que você aprende o melhor horário para postar e ter um engajamento melhor e, também, os horários em que os prospects estão online na plataforma.
Assim, você pode abordar um cliente em potencial que já se relacione com a sua marca para oferecer um teste gratuito de suas soluções (como um software de gestão), entender melhor o que esse indivíduo procura em suas páginas etc..
Agora, que você conheceu o valor do LinkedIn para o desenvolvimento digital das empresas, que tal compartilhar a sua experiência sobre a rede social nos comentários abaixo! Confira também quais outras ferramentas tecnológicas podem ajudar na transformação digital do seu negócio!