Entender o que é Smart Cities é um ponto relevante para ficar por dentro das novidades da tecnologia. Afinal, a tendência das Smart Cities está cada vez mais presente no mundo no todo.
Nelas, é possível trabalhar com mais praticidade e desempenho, automatizar funções, cuidar melhor de sua própria casa e tornar cidades inteiras mais inteligentes e fáceis de gerenciar. Confira mais sobre o assunto a seguir.
O que são Smart Cities?
O conceito de Smart City pode ser traduzido como “cidades inteligentes”, que faz referência às tecnologias aplicadas às cidades inteiras. Dentro desta metodologia, municípios podem aproveitar a tecnologia para criar funções automatizadas, economizar e oferecer mais desempenho para suas diversas atividades e gestão pública.
Entender o que é Smart Cities é compreender um pouco de IoT. Seus recursos podem ser encarados como pilares e tornam o processo de administrar cidades mais otimizado. Os quatro pilares do conceito são:
-
Conectividade: a integração pela internet de diversos recursos, processos e gestão pública que podem ser acessadas remotamente;
-
Mobilidade: um dos focos das Smart Cities é garantir mobilidade para o trânsito e toda população por meio do estudo de rotas e da tecnologia;
-
Segurança: garantir mais segurança para a população é um dos pontos mais importantes do conceito, no qual a internet e a tecnologia têm uma importância ímpar em informar e tornar a comunicação e os dados acessíveis;
-
Sustentabilidade: ser amigável ao meio-ambiente é um dos pontos fortes do Smart City, no qual a tecnologia assume uma postura pró-sustentabilidade.
Esses são os pilares deste conceito e devem ser aplicados por meio das inovações tecnológicas, novos recursos e ferramentas. Cada cidade que for impactada e adotar a metodologia pode focar em um ou outro desses pilares e, desta forma, personalizar o conceito para suas necessidades.
Qual é a definição e como a IoT funciona?
Compreender o que é Smart Cities é também entender o conceito de IoT. IoT significa Internet Of Things, ou Internet das Coisas, em tradução para o português. Seu significado é a integração da internet em serviços, estabelecimentos, ferramentas ou objetos que anteriormente não utilizavam a conexão via web:
-
No transporte público;
-
Em lâmpadas;
-
Na infraestrutura pública, como semáforos;
-
Nas escolas;
-
Nas repartições públicas;
-
Em praças;
-
Conexão web para agentes de segurança e fiscais públicos.
Os exemplos acima são situações que podem utilizar a IoT e, com isso, garantir novas funções, eficiência e desempenho para seus principais objetivos. A IoT vem para trazer mais oportunidade, capacidade e tempo de resposta para diversos serviços, setores e para a infraestrutura da cidade na totalidade.
Qual a relação entre IoT e Smart Cities?
A Internet das Coisas é tão importante para as Cidades Inteligentes que frequentemente são dois assuntos abordados em conjunto, já que atuam através da conexão web em diversas situações.
IoT Smart City é sua aplicação ao nível municipal, no qual uma cidade busca se desenvolver e aplicar suas tecnologias, recursos e funções através da conexão com a internet. Desta forma, é possível aumentar a comunicação, eficiência e performance e conseguir oferecer mais segurança e conforto para toda população.
Como é a aplicação da IoT em Smart Cities?
O Smart Cities pode ser aplicado por meio de passos simples, mas importantes que implementam novos recursos e serviços para a população, como transporte inteligente e mais segurança. Esses são pontos clássicos abordados pelo conceito e são fundamentais para o aproveitamento do recurso.
Gestão de energia
Aqui, a tecnologia é utilizada de maneira estratégica para garantir uma gestão de energia mais sustentável. Os recursos tecnológicos usam análises e relatórios em tempo real e permitem uma perspectiva completa sobre o gasto do município com distribuição energética.
Mobilidade Urbana
Nessa etapa, a cidade procura novas funções e recursos que otimizam o seu transporte urbano, como ônibus e metrôs. O uso da tecnologia investe na automação, oferecem relatórios de manutenção inteligentes e implementam em sensores conectados.
Segurança pública
Segurança pública é um dos aspectos mais importantes para a administração pública. Portanto, também torna-se um dos enfoques das Smart Cities, existindo vários meios de aplicá-las, como câmeras e monitoramento inteligente, comunicatividade entre os agentes da lei e disponibilidade de dados para esses profissionais.
Monitoramento Ambiental
Como já comentamos, a sustentabilidade é um dos pontos fortes das Smart Cities, por isso que uma de suas etapas de aplicação é o uso de métodos de monitoramento ambiental. Este monitoramento é acompanhado de estratégias e táticas que visam diminuir os impactos negativos da ação humana no meio-ambiente.
Quais são os benefícios das Smart Cities com o uso da IoT?
Vários benefícios e vantagens são trazidos pelas Smart Cities e a implementação da IoT, como maior eficiência, segurança e comodidade aos municípios. Com uma internet de qualidade e ferramentas adequadas a gestão pública pode oferecer diversos benefícios para toda população, como:
Maior Eficiência
Este é um ponto que atinge diversos setores, como gestão de energia, maior rapidez e agilidade no transporte público e uma série de atividades que funcionam de maneira mais prática, como o acender das luzes ao cair da noite. Todas essas funções podem ser automatizadas e passar a agir de maneira mais eficiente.
Conforto
A IoT pode tornar a vida da população muito mais prática, segura e com menos obstáculos. Inclusive, uma boa gestão pública baseada em IoT pode inspirar que os moradores adaptem a ideia para suas próprias casas.
Qualidade de vida
Todo o município pode ganhar com o uso da tecnologia e fatores — como segurança e mais conforto — costumam atrair mais investimentos, empregadores e benefícios em geral, que aumentam a qualidade de vida. Sem dúvidas são elementos capazes de beneficiar toda a população.
Há desafios na implementação da IoT em Smart Cities?
Uma gestão que leva em conta o conceito de Smart Cities deve prestar atenção em certos desafios que surgirão durante a implementação da IoT. Entre os principais estão:
-
Captação e gestão de dados: onde todo o processo se preocupa não só em gerar, mas também em administrar e manter a segurança de dados e informações;
-
Custos para a implementação: preço de toda infraestrutura tecnológica;
-
Operação dos sistemas: preocupação quanto a parte operacional de toda a infraestrutura.
Todos esses elementos devem ser trabalhados com cuidado e superados durante a implementação das estratégias e tecnologias.
Qual é o futuro das Smart Cities com a IoT?
O futuro para Smart Cities é sem dúvidas promissor e aparentemente universal. Diversos países já passaram a adotar o processo, inclusive nações de terceiro mundo que, com a ajuda de gigantes da tecnologia, como o Google e a Microsoft, passaram a implementar sistemas inteligentes, como uso de IA para identificar pragas em países da África.
Estar preparado para se adequar nesse novo estilo de sociedade é fundamental e a Algar Telecom está pronta para fornecer tudo o que sua casa e empresa necessitam para estar sempre conectado à internet. Com nossa banda larga de qualidade, você também pode obter recursos exclusivos como o Casa On e outros, que potencializam sua experiência.
Aproveite ao máximo o futuro das Smart Cities com uma provedora confiável e que já tem experiência em IoT com os serviços LoRaWAN, rede privativa e Multi Connect. Nossos serviços oferecem a melhor experiência, maior conforto, segurança e antecipam o que é uma vida conectada, como nas Smart Cities, conheça!