A inteligência artificial busca pesquisar e desenvolver dispositivos que simulem ações e raciocínios humanos. Ela coleta e processa dados, toma decisões e resolve problemas por meio de softwares. Em outras palavras, faz com que, por exemplo, um computador “pense”, analise informações e envie uma resposta.
Ela é uma tecnologia que traz diversos benefícios para as empresas, como a otimização do atendimento, a melhoria na taxa de retorno ao cliente e a satisfação do consumidor. Por isso, uma ótima estratégia é utilizar a inteligência artificial como uma ferramenta para melhorar a experiência do cliente.
Vamos conferir algumas ideias para trazer mais inovação e modernidade para a sua empresa? Continue conosco!
4 ferramentas de inteligência artificial
1. Chatbots
Quando falamos em inteligência artificial, uma das primeiras coisas que vêm à mente são os chatbots, certo? Trata-se de um assistente virtual que interage com os clientes, simulando a ação de uma pessoa — a ideia é que ele converse de forma humanizada e natural.
Para isso, ele processa a linguagem da conversa e encontra, dentro do seu banco de dados, as melhores respostas. Além disso, os assistentes virtuais aprendem mais com cada atendimento.
Os chatbots podem ser utilizados, por exemplo, em redes sociais, SMS, aplicativos e sites. Uma de suas grandes vantagens é que ele fica disponível no formato 24/7, ou seja, 24 horas durante a semana inteira.
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2. Automatização de pagamentos
A inteligência artificial também pode ser uma ótima aliada quando o assunto é automatização de pagamentos. Você pode, por exemplo, automatizar o sistema de atendimento ao cliente (SAC) da sua empresa. Dessa maneira, os clientes não precisam ligar para solicitar a segunda via da fatura.
Além disso, se a sua empresa tiver um aplicativo próprio, pode inserir um campo para o financeiro, com recursos como pagamentos, histórico e outros. O app também pode contar com um chatbot para que o cliente tire as suas dúvidas em tempo real.
3. Plataformas omnichannel
O atendimento omnichannel é uma solução que interliga diferentes canais de comunicação. Por meio da inteligência artificial, o objetivo é melhorar a experiência do cliente, potencializando a sua experiência em mais de um canal.
O recurso também permite integrar os canais de venda on e off-line da empresa. Com essa estratégia, é possível inserir o cliente no centro das atenções. Ou seja, o cliente tem uma experiência positiva tanto com a presença digital da sua empresa quanto na loja física.
4. Pesquisa de satisfação
Uma ferramenta da inteligência artificial que pode colaborar na estratégia da sua empresa é a pesquisa de satisfação automática. Ela permite conhecer melhor o cliente e entender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa.
O formato mais conhecido e utilizado de pesquisa de satisfação é o Net Promoter Score (NPS®), que se resume em enviar uma pergunta automática depois de alguma interação (como uma resposta do chatbot, uma compra ou um telefonema).
A pergunta é simples e direta: em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?
As respostas permitem classificar os seus clientes em promotores (satisfeitos), detratores (insatisfeitos) e neutros (indiferentes). Assim, você tem uma visão mais ampla sobre o que está funcionando e o que precisa ser aperfeiçoado para proporcionar uma rica experiência do cliente com a sua marca.
Da mesma maneira, ao conhecer melhor o que agrada o seu cliente, você pode criar ações de marketing e soluções que superem as suas expectativas. Como consequência, você conquista um promotor para o seu negócio e vê a sua marca crescer.
Agora que você conheceu algumas soluções da inteligência artificial que ajudam a melhorar a experiência do cliente, que tal aprender mais sobre ela? Veja 4 formas de utilizá-la a favor do seu negócio!