Já há algum tempo, as empresas vêm utilizando as redes sociais, como o Facebook, para vender produtos e serviços de todos os tipos. Mas, com o sucesso do Instagram, Mark Zuckerberg resolveu lançar no ano passado o Instagram Shopping.
Trata-se de um recurso que integra os perfis nas redes sociais com as lojas virtuais das empresas. No Brasil, a ferramenta também ficou conhecida como “sacolinha de compras”. Confira tudo sobre ela e conquiste mais clientes!
O que é o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é uma excelente ferramenta para e-commerces de diversos tipos de produtos. Isso porque, além do Instagram ser uma rede social que vem crescendo muito, ela oferece formas de expor produtos que são diferentes das demais.
Você pode utilizar não só o recurso de postar imagens dos seus produtos como também o “stories“, que é ótimo para atrair as pessoas para a sua loja e dar mais informações sobre a sua marca. E o melhor é a possibilidade de fazer essas postagens em diferentes formatos, como foto, vídeo, texto, etc.
Para utilizar o Instagram Shopping, basta possuir um perfil de negócio na rede social. As marcas que estão ligadas nesse aumento do uso do Instagram já estão marcando presença por lá. Mais do que falar sobre produtos e mostrar preços, a ferramenta ajuda a gerar mais conversões.
Como o recurso funciona?
Mesmo que você não seja o expert em redes sociais, fique sabendo que o Instagram Shopping não é nenhum bicho de sete cabeças. Ele funciona da seguinte maneira: sabe quando marcamos os perfis de amigos em uma foto? Então, é algo bem parecido.
Vamos supor que você possua uma marca de sapatos, por exemplo. Ao postar a foto de um modelo calçando um dos seus produtos, você pode adicionar uma “tag” sobre o item, com o objetivo de direcionar o usuário para o seu e-commerce. Assim, o consumidor chegar facilmente até o produto de desejo.
Além de ser uma tarefa simples para a empresa, isso facilita a vida das pessoas, pois elimina a necessidade de pedir informações, perguntar qual é o preço e coisas do tipo. Ainda, trata-se de uma forma de conquistar clientes de forma orgânica.
Use o Instagram Shopping para aumentar as vendas
Para você ter uma ideia, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Ou seja, o que não falta é público para as empresas. Se a sua marca ainda não está tirando proveito do Instagram Shopping, é melhor começar o quanto antes.
Saiba que para isso você precisa ter, em primeiro lugar, uma conta comercial no Instagram e uma loja no Facebook – as contas devem estar vinculadas. Feito isso, a conta será analisada, o que pode levar alguns dias. Assim que aprovada, sua empresa pode começar a usar o Instagram Shopping.
Outra coisa que você precisa saber é que o funcionamento da ferramenta depende da configuração do seu site. Ele precisa estar adaptado ao ambiente mobile ou de nada vai adiantar marcar os seus produtos no Instagram. E, claro, o site deve ser um e-commerce para que as compras sejam processadas.
Com tudo isso resolvido, é só começar a vender! Em cada imagem é possível marcar até cinco produtos. Outra possibilidade é fazer uma única postagem com até 20 imagens. Explore todas os recursos disponíveis e dê aquele gás nas vendas da empresa.
As vendas digitais são cada vez mais importantes para as empresas, e encontrar outros meios de realizá-las é fundamental para o sucesso da loja online. Veja, neste post, 5 formas de aumentar as suas vendas digitais com a loja online da Algar Telecom.