Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

O que são Smart Mirrors e como eles vão mudar nossa rotina

Cristina Cruz | 20 de janeiro de 2017

A Internet das Coisas refere-se a uma revolução tecnológica que tem por objetivo conectar os itens utilizados no dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e objetos conectados à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Esse conceito difunde-se cada vez mais, tanto no mundo corporativo, quanto na rotina das pessoas.

Agora, imagine a seguinte situação: você acorda e vai até o banheiro. Enquanto escova os dentes, já controla a iluminação e a temperatura da casa, aciona a preparação do café na sua cafeteira inteligente, se atualiza com as primeiras notícias do dia e ainda pode agendar um Uber para ir ao trabalho — tudo isso diretamente do seu espelho. Sim, provavelmente, você já viu uma cena parecida em algum filme ou série futurística, mas a verdade é que isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade.

Segundo Max Braun, engenheiro de software do Google, que criou um espelho que funciona com o sistema operacional Android e pode exibir notificações direto no vidro, foi desses filmes de ficção científica que ele tirou a ideia de construir um smart mirror — como são chamados em inglês. Braun afirma ter usado um espelho de duas faces, um Amazon Fire TV Stick, dispositivo semelhante ao Google Chromecast, uma placa de controle e outros componentes mecânicos de baixo custo.

Smart Mirror

Espelho que funciona com o sistema operacional Android – Criado por Max Braun

O acessório fabricado pela Amazon roda uma versão modificada do Android responsável pela interface de usuário exibida na tela, que por sua vez utiliza APIs do sistema do robô verde e da agência de notícias Associated Press. Estas, então, projetam no espelho informações como data e hora, dados sobre a previsão do tempo e as principais manchetes do dia resumidas. Futuramente, o engenheiro espera que toda essa interface seja atualizada de forma constante e automática, já que, o protótipo está em fase de desenvolvimento.

O Apple Mirror

Apple Mirror

“Apple Mirror” – Criado por Rafael Dymek

O designer Rafael Dymek também construiu o seu Espelho Inteligente. O profissional criou um modelo real da sua ideia e demonstrou-o em vídeo. Além disso, toda a interface do espelho do futuro é baseada no iOS 10, o que levou Dymek a batizar a sua criação de Apple Mirror.

A criação parece ter conquistado a maioria dos internautas, convencendo-os de que, com os devidos cuidados, o ecossistema digital desenvolvido pela Apple pode ser expandido para praticamente qualquer objeto ou utensílio rotineiro na casa de seus consumidores. Afinal, como o próprio nome do projeto revela, o Apple Mirror é um espelho interativo inspirado completamente no design e na navegação do iOS.

Resumindo, além de refletir a sua imagem, o espelho funciona como uma grande tela, sensível ao toque, que pode rodar aplicativos, exibir widgets e transmitir músicas para caixas de som sem fio nas proximidades. Com ele, é possível navegar na internet, checar emails, ler notícias, conversar com os amigos e até assistir filmes. No site oficial do projeto é possível conferir mais detalhes, a integração com o HomeKit e com a Siri, por exemplo.

O próprio designer confirma que tudo – desde os ícones até a fonte escolhida para os textos reproduzidos no display – foi baseado na plataforma mobile da Apple e para que a experiência seja a mais semelhante possível à dos gadgets da marca. No entanto, a Apple ainda não se manifestou a respeito do produto.

Apesar de ainda não estar disponível para o uso no cotidiano das pessoas, é certo que essa tecnologia está em desenvolvimento e cada vez mais próxima de mudar a rotina como conhecemos hoje. Dispositivos mais simples, que funcionam através de câmeras e aplicativos, no entanto, já estão disponíveis para a compra, como é o caso do Hi-Mirror, que dá dicas de beleza e a invenção da empresa fitness Naked Labs, que revela as medidas e a gordura corporal do usuário.

Ou seja, em um futuro não tão distante, é possível que o seu espelho seja tão inteligente quanto o seu celular e você consiga otimizar muito as tarefas diárias. Compartilhe conosco a sua opinião sobre essa invenção! Você iria aderir aos Espelhos Inteligentes? Compartilhe conosco nos comentários!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: