Artigos Algar Telecom | 8 de outubro de 2015

O que o esporte ensina sobre empreendedorismo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando acompanhamos um esporte, não pensamos nas várias lições que ele nos ensina. Algumas delas, são ótimas para se aplicar no empreendedorismo, mesmo que pareçam universos tão diferentes. Energia, euforia, garra, conquistas, treinamentos, superação, fervor e muita disciplina são algumas das características que perpassam o dia a dia do esporte e que podem ser encontradas nos empreendimentos.

Cada modalidade esportiva tem seu ponto de contribuição para as lições empreendedoras, que vão desde amizade, companheirismo, até força e coragem para enfrentar os desafios que surgem no cotidiano. Vamos ver como cada esporte nos ensina alguma coisa para aplicarmos no nosso negócio?

Futebol e Basquete: entendemos que o trabalho em equipe é fundamental para a vitória e o sucesso. E, para que todos se mantenham no mesmo ritmo e integrados, os líderes dão os estímulos necessários para alcançar os objetivos.

Judô: para o criador do esporte, Jigoro Kano, o lutador deve usar a força de seu oponente contra ele mesmo. No caso dos empreendedores, é possível conquistar mais clientes cedendo que atacando e é importante entender que nem sempre o meslho caminho é uma ação direta contra os concorrentes.

Natação: a vitória de um nadador pode ser definida por segundos, assim como as decisões rápidas fazem parte da rotina do empreendedor, que deve saber a melhor forma de contornar as situações, da forma mais rápida e melhor possível.

Vôlei: assim como a bola precisa da força certa para ser lançada para o jogo, no empreendedorismo, é importante manter o equilíbrio, pés no chão e ir com calma, para ver os progressos acontecerem ao longo do tempo.

Beisebol: assim como ilustrado pelo filme Moneyball, no beisebol, é preciso que os jogadores estejam empenhados em perseguir resultados, confiar uns nos outros e, se preciso, mudar a lógica usada até o momento, o que pode ser a chave de novas vitórias. Nos negócios, é importante saber quando é a hora de mudar de estratégias, de contar com os colegas e pensarem todos juntos em novas estratégias.

Corrida: em uma maratona, percebemos como a superação dos limites e o esforço levam a grandes conquistas. No empreendimento, é importante estar pronto para superar os obstáculos e imprevistos, para caminhar para o sucesso.

E você, quais outras lições acredita que o esporte traz para o empreendedorismo?

Deixe seu comentário